Eu já falei sobre os podcasts que ouço, em especial o “Being Boss“, voltado para empreendedores criativos (todo em inglês), que tem uma categorizarão que elas usam que nenhuma expressão em português consegue resumir: “dream clients”, que seriam aqueles clientes com projetos interessantes, onde você é bem remunerado e que só vem a somar ao seu portfólio.
Com essa definição em mente, comecei a listar meus clientes (e jobs e projetos) desse ano e além de estar bem perto de atingir minha meta anual (o que foi uma ótima surpresa), consegui relacionar os resultados esperados, os problemas e confusões, as expectativas e os perfis de clientes mais adequados ao meu estilo de trabalhar e descobri que: um em cada cinco é uma maçã podre – quatro são “dream clients” e um sempre dá problema e confusão.
Já imaginava que o resultado seria alguma coisa próxima a isso mesmo, porque tive bem menos problemas do que no ano passado e isso se deu pelo meu trabalho em refinar minhas estratégias e minha busca a clientes que sejam mais adequados ao meu perfil como empreendedor. E o mais interessante dessa análise foi descobrir que todas as maçãs podres (um a cada cinco clientes) foram clientes que choraram desconto, se fizeram de “pobres e necessitados”, mas que demandaram muito mais do que estavam efetivamente pagando. Ou seja, querem um super serviço e disponibilidade total, mas não querem pagar por isso; aí você se “emociona” e acaba abaixando seu valor, e no final dão problema.
Isso só veio reafirmar a teoria que eu já tinha e àquele velho ditado (horrível, mas verdadeiro): “quem abaixa muito mostra…”. Então, o que fazer quando um cliente quer pagar mais barato pelo seu serviço e produto, Rodrigo? Neguem. Falem que estão cheios de projetos nesse período. Deem qualquer desculpa, mas não aceitem abaixar, porque lá na frente é você quem paga o preço.
Em empreendedorismo tem uma máxima que eu adoro: “quando você diz não para o que você não quer, está dizendo sim para o que quer”. Então, ao negar clientes que estão totalmente fora do seu perfil, você está dizendo sim aos “dream clients” que você realmente deseja.