Senadores entram com pedido de impeachment contra Luís Roberto Barroso, ministro do STF

Falta de alegação de suspeição em dois episódios, atividade político-partidária, e encontro com o advogado de Lula são as motivações do pedido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luís Roberto Barroso / Flickr

Com o argumentando de conduta inadequada no exercício do cargo, os senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS), Lasier Martins (Podemos-RS), e Eduardo Girão (Podemos-CE) entraram com um pedido de impeachment, nesta quarta-feira (23), contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Na justificativa do documento estão relacionadas as faltas que teriam sido cometidas pelo ministro: falta de alegação de suspeição em dois episódios, atividade político-partidária, e um encontro do ministro com o advogado do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com Eduardo Girão, Luís Roberto Barroso “quebrou a harmonia” entre os Poderes ao comparecer ao Congresso às vésperas da votação da PEC do voto auditável.

“Ele [Barroso] se reuniu com as lideranças e, logo depois dessa reunião, quem era a favor do voto auditável foi substituído, isso foi uma interferência de Poder,” disse o senador.

Advertisement

Ao ser indagado sobre a atuação da Justiça nas eleições 2022 e ser cobrado por supostas falhas na votação apresentadas pelas Forças Armadas, por um brasileiro durante viagem aos Estados Unidos, Barroso respondeu: “Perdeu, mané. Não amola”. O episódio também é citado no documento.

A última justificativa para a apresentação do pedido de impeachment contra Barroso foi o jantar entre o ministro e o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins. Segundo o senador Lasier, o encontro seria uma demonstração de “casos de relações promíscuas”.

 “Esse jantar acentua os casos de relações promíscuas. Tanta coisa acontecendo nas ruas e o ministro jantando com o advogado? Vamos bater enquanto tivermos vozes”, afirmou Lasier.

Ao ser protocolado, o pedido de impeachment depende de validação do presidente do Senado para tramitar.

As informações são do jornal Última Hora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Senadores entram com pedido de impeachment contra Luís Roberto Barroso, ministro do STF
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui