Construção irregular é demolida em área dominada pelo crime organizado no Recreio dos Bandeirantes

A construção estava em uma área de influência do crime organizado e o secretário de Ordem Pública afirma que as operações de remoção, como está, já causaram um prejuízo superior a R$205 milhões aos cofres dos criminosos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: SEOP

Nesta terça-feira, (04/10), a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e o Ministério Público, por meio do Grupo de Ação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), realizaram uma operação para a remoção de cerca de 300m de tapumes na Rua Rubem Braga, no Recreio dos Bandeirantes, região sob forte influência do crime organizado.

Os tapumes, instalados sem nenhuma autorização, cercavam irregularmente o terreno de aproximadamente 18.000 m2. Também foi retirado um banheiro químico, três reservatórios de água e dois contêineres que serviam de base de apoio para os funcionários da obra, que no momento da chegada dos agentes se encontravam espalhando aterro no terreno, outra irregularidade também já notificada.

De acordo com relatório do Setor de Inteligência da SEOP, o responsável pela construção já havia sido notificado para apresentar a documentação necessária para o prosseguimento da obra. Mesmo sem nenhuma autorização dos órgãos públicos, as construções seguiram sendo feitas com o cercamento do terreno, início do aterro irregular, além de ter realizado retirada de vegetação nativa, parcelamento do solo, sendo ainda identificado o início da comercialização dos lotes de forma irregular sem a aprovação prévia do projeto, o que poderia vir a lesar vários compradores.

Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública, afirma que as operações de demolição na cidade já causam um prejuízo superior a R$205 milhões aos cofres do crime organizado.

Advertisement

“Conseguimos identificar bem as obras bem no início. Elas estavam sem nenhum tipo de autorização ou licença para a construção e o responsável nem ao menos tinha um documento da posse do terreno. Por conta disso, juntamente com o GAECO, seguiremos fazendo essas operações para retomar a ordem pública na cidade e asfixiar financeiramente o crime organizado”, reforça Carnevale.

A operação contou também com agentes da Secretaria de Conservação, da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Guarda Municipal, Rio Luz, Light, Cedae, Iguá e Comlurb.

Desde o início de 2021 a Secretaria de Ordem Pública já realizou mais de 1.100 demolições de construções irregulares por todo o município.

A BCM Ativos Imobiliários, empresa que atua no mercado imobiliário do Estado do Rio de Janeiro desde 1890, em respeito ao grupo de parceiros e clientes, vem esclarecer alguns pontos acerca da operação da qual foi alvo uma propriedade da companhia no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no último dia 4.

Ao contrário do que saiu publicado em alguns veículos de comunicação, inadvertidamente, o referido terreno não pertence e nunca pertenceu a grupos de milicianos. Conforme pudemos comprovar com farta documentação, no mesmo dia, junto às autoridades da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio, órgão que desencadeou a operação, a BCM Ativos Imobiliários é a genuína possuidora da área de quase 18 mil metros quadrados, na qual será erguido, em breve, o empreendimento RenewLife Residences.

Aproveitamos o ensejo para reforçar que sempre baseamos todas as nossas atividades, ao longo de décadas, em pilares sólidos de ética, transparência, responsabilidade ecompromisso com o meio ambiente. Desta feita, não procede, também, as informações de que estaríamos agredindo recursos naturais do terreno, comosolo evegetação.

Afiançamos que tudo não passou de um grande equívoco por parte de agentes da Seop, que, tãologo perceberam o erro, nos devolveram, inclusive, contêineres e tapumes utilizados para guarda e segurança do terreno. Queremos, assim, sublinhar a nossa plena confiança na Justiça e de que, muito em breve, os danos a nós perpetrados por desastrosa operação sejam reparados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Construção irregular é demolida em área dominada pelo crime organizado no Recreio dos Bandeirantes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui