Nesta quinta-feira (20\01), a Secretaria Municipal de Ordem Pública, com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, inaugura mais um carro-comando na cidade, desta vez, localizado na Praça General Tibúrcio, região turística próximo ao Bondinho, na Urca. O novo veículo será utilizado como ponto de apoio às equipes da GM-Rio que trabalham no suporte a tecnologia e monitoramento da área.
O carro-comando funcionará durante o período de 24 horas e contará com dois guardas do Grupamento de Apoio ao Turista.
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale; do comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares; e gestores da GM-Rio e da Subprefeitura e Gerência Executiva Local da Zona Sul, além da presidente da Associação de Moradores Renova Urca, Aurimar Prazeres.
‘’Esse é mais um projeto de ocupação do espaço público para devolvê-lo ao cidadão carioca, inclusive nos pontos turísticos, para que a nossa cidade continue sendo maravilhosa e também segura e ordenada para as pessoas que a frequentam’’, destacou o secretário.
O veículo será responsável pelo monitoramento de câmeras, além de ter acesso direto à Gerência de Controle Operacional (GCO) da Guarda Municipal, onde se faz presente no Centro de Operações Rio. Vale ressaltar que toda a região turística continuará contando com a presença de agentes do Grupamento Especial de trânsito no local.
‘’Na Urca, contamos com efetivo que realiza trabalho especializado para coibir as desordens que se apresentam na região. Esse novo recurso tecnológico vai ampliar a atuação do nosso efetivo na coerção às desordens de trânsito e de ordenamento urbano, na prevenção de delitos, e também para auxiliar visitantes cariocas, de outros estados e países’’, afirmou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
A instalação desta nova unidade faz parte do projeto que busca reforçar a presença da GM-RIO em pontos turísticos da cidade que tem maior movimentação. Outros veículos estarão presentes como na Praça São Judas Tadeu em Cosme Velho, um dos principais acessos ao Cristo Redentor e no interior do parque Quinta da Boa Vista.
Essa GM é uma piada, por que não combatem os flanelinhas? Só querem saber de multar o cidadão de bem, mas os flanelinhas continuam operando nas ruas do Rio, são verdadeiras pragas e esses inúteis da GM nada fazem. Nota ZERO.