A Secretaria de Ordem Pública (SEOP), em conjunto com agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Guarda Municipal, fiscalizaram ferros-velhos no Centro do Rio e em Santo Cristo nesta quinta-feira, (05/01).
Até o momento, já foram apreendidos sacos com fios de cobre em um dos estabelecimentos e o dono do local foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
Os fiscais da prefeitura também estão verificando os alvarás e licenças. Equipes da Light e da Águas do Rio conferiram se havia ligações irregulares.
Uma resolução da Secretaria de Ordem Pública, de 2022, obriga a instalação de câmeras de segurança nos ferros-velhos, e que eles mantenham o registro de compra e venda de materiais, inclusive com a cópia do documento de quem comercializa.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirma que o foco é atuar contra os ferro-velhos clandestinos.
“Não adianta a gente ficar atacando o ‘varejinho’. A gente tem que ir justamente nos ferros-velhos que são os grandes alimentadores e receptadores desse material. Então, ainda que essa mercadoria não seja de uma procedência de roubo, ela precisa estar identificada. Esse mercado paralelo é justamente o nosso objeto de combate para que a gente possa assim diminuir a quantidade de furto que prejudica tanto a população”, concluí Carnevale.
Descobriram a pólvora!