SEOP fecha ‘depósito’ ilegal dentro da antiga Casa de Saúde São Sebastião, no Catete

Imóvel, tombado, funcionava irregularmente como oficina mecânica, cozinha para produção de quentinhas insalubres, além de um estacionamento para carros e carrocinhas de ambulantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/SEOP

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) realizou nesta sexta-feira, (03/02), uma operação de fiscalização em um verdadeiro “complexo de ilegalidades” situado na Rua Bento Lisboa, no Catete, na Zona Sul do Rio. O estabelecimento fica na antiga e desativada Casa de Saúde São Sebastião e os agentes encontraram estruturas em alvenarias e uma grande área externa com diversas irregularidades. Dentre elas, um estacionamento irregular, uma oficina mecânica sem autorização, além de um depósito de carroças, barracas e trailers de ambulantes irregulares.

Uma cozinha em condições insalubres também foi encontrada.  Nesse ambiente eram fabricadas quentinhas para comércio ilegal pela Zona Sul. Os fiscais encontraram carnes e frutas acondicionadas sem nenhum controle sanitário e ao lado de uma área que funcionava uma clínica de radioterapia.


A Defesa Civil interditou o imóvel por indícios de ameaça à integridade física das pessoas devido às condições precárias das estruturas. A Vigilância Sanitária também interditou o estabelecimento pelas condições insalubres dos alimentos presentes no local.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirma que, através de um trabalho de inteligência, foi encontrado esse complexo para explorar atividades econômicas sem qualquer tipo de autorização ou alvará.

Advertisement

“Nós temos a plena consciência de que essas ilegalidades se desdobram para as ruas através do comércio ambulante ilegal e fornecimento de alimentação sem nenhum tipo de controle sanitário para a população. Vamos continuar fazendo essas ações de ordenamento com foco em áreas que têm grande adensamento de pessoas, como o bairro do Catete”, alega Carnevale.

Vídeo: Divulgação/SEOP


Os agentes também identificaram a cobrança de aluguel pela ocupação ilegal do espaço, a ser pago para dois responsáveis, que seguem investigados em procedimentos internos.

De acordo com um decreto da Prefeitura do Rio, desde 2011, a Casa de Saúde São Sebastião é tombada. “Esse imóvel é tombado e além de estar em péssimo estado de conservação, deve 13 milhões de IPTU para a prefeitura. Nós já acionamos a Procuradoria para entrar com processo visando a realização do leilão judicial deste imóvel, e também vamos acionar a Comissão Nacional de Energia Nuclear para poder fiscalizar e vistoriar o local. Nosso principal objetivo é o ordenamento da cidade com foco  na saúde das pessoas”, reforça Flávio Valle, Subprefeito da Zona Sul.

Ao todo, foram utilizados 10 caminhões baús para a retirada de todo material que foi encontrado no local. Também participam da ação, agentes especiais da Subsecretaria de Operações, Guarda Municipal, Light, Águas do Rio, Defesa Civil, IVISA, Secretaria de Fazenda, Polícia Militar e Subprefeitura da Zona Sul.

Vídeo: Divulgação/SEOP

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp SEOP fecha ‘depósito’ ilegal dentro da antiga Casa de Saúde São Sebastião, no Catete
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Porém …. Dentre os usuários deste estacionamento estav muitas carrocinhas de pipoca e similares de negociantes devidamente legalizados que atendem o público no Parque do Flamengo.

  2. “Os agentes também identificaram a cobrança de aluguel pela ocupação ilegal do espaço, a ser pago para dois responsáveis, que seguem investigados em procedimentos internos.”

    NINGUEM SABE QUE SAO POLICIAIS OU MILICIANOS…OU OS DOIS!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui