Os cariocas que passaram pelo Centro do Rio, nesta quarta-feira (3), ficaram estarrecidos com a quantidade de objetivos retirados dos bueiros nas proximidades da Praça XV durante uma operação da Secretaria de Ordem Pública (Seop). Foram encontrados mais de 250 kg de lixo escondidos dentro de apenas seis bueiros.
Entre os materiais armazenados irregularmente pela população de rua local estavam cafeteira, liquidificador, torradeira, galões de plástico, galões vazios de combustíveis, fios, bolsas, chinelos, objetos em sacolas plásticas, pote, 200 metros de fio de rede (internet), chinelos, calçados, grades, mochilas, barras de ferro entre outros. Entre outro ponto de Centro foram apreendidos, três facas e um cutelo.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, explicou que a Seop realiza regularmente ações de ordenamento urbano para coibir a proliferação de pontos de consumo e venda de drogas, armazenamento de objetos suspeitos, além de armas brancas e simulacros de armas de fogo, geralmente usados pela população de rua para cometer assaltos ou intimidar a população.
“A Secretaria de Ordem Pública faz diariamente, noite, dia e madrugada, ações com foco na desobstrução e liberação do espaço público. Nesse tipo de ação, nós apreendemos facas, objetos perfurocortantes, simulacros de armas de fogo, que ficam em posse de pessoas em situação de rua. Além disso, nós também recolhemos e apreendemos acúmulos de lixo que acabam sendo depositados nas ruas e abandonados. Dessa forma, a secretaria ordena e limpa a cidade e faz um trabalho de auxílio à segurança pública”, comentou Carnevale.
A Secretaria de Ordem Pública também realizou ações na Zona Sul. Entre as ruas Barão da Torre e Vinícius de Moraes, em Ipanema, os agentes da Seop encontram um quadro de arte e uma mala. Eles recolherem ainda garrafas de bebidas, galões, madeiras, almofadas e isopor. Na praia do bairro, na altura do posto 10, a Seop demonstrou um acampamento abandonado e recolheu aproximadamente 100 quilos de lixo.