Serasa aponta que o Rio concentra o maior número de inadimplentes do país

Levantamento da instituição afirma 52,69% da população fluminense está nessa situação; uso abusivo do cartão de crédito é o principal causador de dívidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Um levantamento do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa afirma que o Rio de Janeiro concentra o maior número de inadimplentes do Brasil, com 52,69% da população fluminense nessa situação. 

Em fevereiro de 2023, o estado alcançou a indesejada primeira posição no ranking e registrou um crescimento de 5,11% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ainda figurava em terceiro lugar.

Segundo o Serasa, 70,53 milhões de brasileiros estão com o nome negativado. Esse valor representa uma alta de 430 mil pessoas em relação ao mês imediatamente anterior. Em janeiro deste ano, o país contava com 70,09 milhões de inadimplentes. 

O Rio é seguido dos estados do Amazonas (52,67%), Amapá (52,41%) e Distrito Federal (51%). 

Advertisement

Luiz Rabi, economista chefe da Serasa Experian, afirma que o alto desemprego, que atinge milhões de brasileiros e moradores do Rio, ainda é um dos indicadores que contribuem para o crescimento da inadimplência nas regiões do país.

Alguns Estados que possuem grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal, também figuram nas primeiras posições do ranking, devido à falta de oportunidade e recolocação no mercado de trabalho”, completa. 

Principais dívidas

Segundo a instituição, o Cartão de Crédito continua sendo o segmento com maior número de brasileiros inadimplentes (31,6%), seguido pelas Contas Básicas (21,7%) e pelo setor de Varejo (11,2%).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Serasa aponta que o Rio concentra o maior número de inadimplentes do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui