Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no Rio, nesta segunda

A produção aborda o racismo na política e momentos importantes da trajetória da deputada federal, como o assassinato de Marielle Franco.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Benedita da Silva - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Uma das vozes mais marcantes da política brasileira, a história de luta da deputada federal Benedita da Silva virou tema de uma série documental que será lançada nesta segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro. “Benedita da Silva: nossos passos vêm de longe” é uma produção independente que encerra as comemorações do movimento “Essa voz que ecoa”, que celebra os 80 anos de vida da parlamentar.

Idealizada pelos jornalistas e produtores Eduardo Bahia e George Pacífico, com produção da Duozz Filmes, a série é dividida em cinco episódios que narram aspectos marcantes da vida de Benedita da Silva. O racismo é um dos pontos centrais das histórias contadas pela própria Benedita da Silva, familiares, assessores, ativistas e personalidades políticas.

Os episódios trazem histórias inéditas para o público sobre a vida de Benedita da Silva e também bastidores de fatos importantes da sua passagem pelo governo do Rio de Janeiro, por exemplo. Outros temas como a vida no Morro do Chapéu Mangueira, onde iniciou sua carreira política e o assassinato de Marile Franco também estão presentes na série.

“A série tem como fio condutor a força da voz da Benedita. É uma voz que ecoa há mais de quarenta anos, denunciando a violência contra o povo preto das favelas do Rio de Janeiro e que ganhou destaque mundial. É uma produção que consegue mostrar o quanto a voz da Bené é atual e necessária nesses tempos tão difíceis no nosso país”, disse Eduardo Bahia, que assina a produção-executiva da série.

Advertisement

Leia também

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Para o diretor da série, George Pacífico, a obra tem como objetivo contribuir com os debates sobre o racismo e incentivar a participação de jovens negros nos espaços de poder. “Benedita tem uma história inspiradora e que precisa ser mais conhecida. O que fizemos foi apresentar alguns poucos momentos dessa trajetória para eles que sirvam de estímulo para todos que queiram compreender o processo histórico de silenciamento do povo preto”, afirmou o jornalista.

Serviço

O lançamento da série, com exibição especial dos cinco episódios para convidados, vai acontecer às 19h na Estação Rio Net, no bairro de Botafogo. O conteúdo estará disponível para o público nos próximos dias no site da produção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no Rio, nesta segunda

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no Rio, nesta segunda
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui