Serviço 1746 passa a receber denúncias de racismo e preconceito religioso

Após as denúncias, os casos devem ser encaminhados em até 10 dias para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Agência 1746 - Samuel Barcelos / Prefeitura do Rio

A partir desta sexta-feira (18/03), o serviço 1746 da Prefeitura do Rio vai ter um canal exclusivo para receber denúncias de preconceito religioso e étnico-racial. Os casos devem ser encaminhados em até 10 dias para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A iniciativa é da Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da Subsecretaria de Transparência e Governo Digital e da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial.

A ideia é que a população tenha mais uma ferramenta para denunciar crimes relacionados a racismo, antisemitismo e preconceito religioso às autoridades. A pena para este tipo de crime pode chegar a três anos de reclusão. De acordo com o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, os dados ajudarão no mapeamento do tamanho do problema na cidade e na elaboração de políticas públicas de combate aos casos de preconceito.

Para denunciar, o cidadão pode abrir uma solicitação no portal 1746.Rio ou pelo aplicativo, Whatsapp, telefone, Facebook ou presencialmente na agência do serviço que fica na sede da Prefeitura do Rio, informando o nome, telefone, e onde e quando a situação ocorreu, além da possibilidade de dar mais detalhes sobre o ocorrido. Neste caso, também é possível fazer denúncias anônimas.

SERVIÇO:

Canais de atendimento da Central 1746

Telefone: 1746
Portal: https://www.1746.rio/
Aplicativo: 1746 Rio
WhatsApp: (21) 3460-1746. Basta salvar o número e enviar uma mensagem.
Facebook Messenger: facebook.com/Central1746. É necessário acessar a página do 1746 na rede social e clicar no botão “Enviar mensagem”.
Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Serviço 1746 passa a receber denúncias de racismo e preconceito religioso

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui