Na manhã desta segunda-feira (30/12), servidores municipais de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, região Metropolitana do Rio de Janeiro, tentaram invadir a sede da Prefeitura da cidade. Eles protestavam contra a gestão de Waguinho (Republicanos), que não permanecerá no cargo para 2025, alegando atrasos salariais.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os servidores – a maioria professores e profissionais da saúde – passam pelo portão principal, mas são impedidos de adentrarem ao prédio principal por guardas municipais. O clima era de bastante tensão.
Assista
No último dia de mandato, o ex-prefeito Waguinho, conhecido como "Waguinho do Gato", enfrentou um cenário tenso na Prefeitura de Belford Roxo. O prédio foi invadido por professores e funcionários municipais, que protestavam contra sua gestão, cobrando dívidas e promessas não… pic.twitter.com/nGGvxnzG0v
— Belford Roxo 24h (@belfordroxo24h) December 30, 2024
Os servidores belforroxenses cobram o pagamento de salários, benefícios e do 13º salário, que deveria ter sido pago até o último dia 20/12. Vale ressaltar que a manifestação conta com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Markinho Gandra (União Brasil).
A TRÁGICA POLÍTICA FLUMINENSE
Esse prefeito de ‘Broxo’, o tal do Waguinho, bolsonarista dissidente, foi equivocadamente apoiado por Lula III, cuja mulher foi ministra do turismo, no início de 2023, uma total incompetente e esposa de um corrupto, numa demonstração inequívoca dos erros políticos utilitários de parte da Alta Cúpula dos Capas-Pretas do PT do ERJ.
Isso não é de hoje.
Neste Estado, o PT tem se aliado a pulhas do naipe de Garotinho, Sérgio Cabral, Gato Angorá, Pezão, Crivella, Rosinha, e Paes…
Puts!
Como salvarmos o ERJ dessa direitalha e dos quinta-coluna e cavalos-de-tróia que se infiltraram no PT, PCdoB e Centro-Esquerda Fluminense?
Rsrsrsrsrsrsrs…
Marco Paulo Valeriano de Brito
Coordenador do Coletivo Democrático-Popular
O que seria esquerda pra você?
‘SER DE ESQUERDA’
Boa pergunta!
Há diversas teorias mundiais, ocidentais e orientais, sobre o que é ideologicamente um Projeto Ideológico de Esquerda.
Quanto ao termo esquerda e direita, você de certo sabe, nasceu na França renascentista, no tempo dos jacobinos, século XVIII, no parlamento francês, onde parlamentares conservadores, se agrupavam à direita, e os progressistas, republicanos e revolucionários, se sentavam à esquerda da mesa diretora, que representava a centralidade e moderação dos trabalhos parlamentares.
A partir daí foi se convencionado que quem se posiciona à esquerda tem ideologias e projetos populares e progressistas, enquanto que os de posições à direita tem ideologias conservadoras, elitistas e seus projetos se direcionam na defesa de minorias dominantes, feudos, capital, burguesia, enfim, a dominação e exploração das classes populares pelas elites econômicas.
Portanto, tentando te responder, o que seria ser esquerda no século XXI?
Para mim é defender ideologicamente as causas populares e a natureza, com projetos humanistas, de Bem-Estar social, de justiça social, desenvolvimento do trabalho, habitação, transporte, educação, cultura, saúde lazer, na garantia da qualidade de vida para toda a população
Ser de esquerda é defender o meio-ambiente, a natureza das coisas, os ecossistemas da Terra, com projetos ambientalistas e desenvolvimento sustentável.
Particularmente, admiro os projetos de esquerda sociais-democráticos, dos países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Suécia), o equilíbrio entre capitalismo e socialismo alcançados pelo Luxemburgo, Finlândia, Islândia e Suíça, e os êxitos obtidos pela revolução cultural e econômica, iniciada com a liderança de Mão Tsé Tung, que projetou a China de hoje e tem elevado a qualidade de vida do povo chinês, além de serem hoje a segunda potência mundial, que saiu da miséria e fome, no início do século XX, para a Nação pujante que é hoje no mundo.
Se formos comparar, com o nosso Brasil, até os anos de 1930, nosso país era mais desenvolvido economicamente e tinha um PIB bem maior que o chinês, mas a partir dos anos de 1940, como consequência da revolução socialista, o povo chinês começou a se desenvolver, e segue desafiando e enfrentando seus problemas e alcançando o desenvolvimento, que está lhes proporcionando a extinção da miséria, o fim da fome e o bem-estar social.
Portanto, caro Renato, são essas as minhas referências concretas, do que é ser ideologicamente de esquerda, admirando particularmente a experiência revolucionária oriental da China.
O meu sonho e utopia de esquerda é poder experienciar o nosso Brasil se desenvolvendo e proporcionando qualidade de vida para todo o povo, justiça social, Eco-Humanismo e PAZ para a nossa Nação.
Aquele abraço e um excelente ano de 2025 para você e família!
Marco Paulo Valeriano de Brito