Sesc Barra Mansa inaugura serviço de saúde com mamografia e Papanicolau

A previsão é de que mais de 120 mil exames de detecção de cânceres de mama e de colo de útero sejam realizados no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sesc Barra Mansa / Divulgação

O Sesc Barra Mansa, região Sul Fluminense, inaugurou, no último dia 7, o Espaço Sesc+Saúde. Este é o segundo Espaço Sesc+ Saúde a ser inaugurado – o primeiro foi na unidade de Ramos. Até 2024 serão 15 unidades a abrigarem o serviço em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A previsão da instituição é permitir que mais de 120 mil exames de detecção de cânceres de mama e de colo de útero sejam realizados, contribuindo para a redução da fila por exames e laudos no Rio de Janeiro. O espaço oferece um ambiente multidisciplinar voltado à prevenção em saúde. Atendimentos em psicologia e nutrição também estarão disponíveis.

O início dos atendimentos acontece, no dia 20, e serão gratuitos durante o mês de março, passando a ter preços simbólicos, entre R$ 10 e R$ 50, a partir de abril. Os exames de mamografia e Papanicolau, serão realizados em pacientes com pedido médico das redes pública ou privada de saúde e já podem ser agendados pelo telefone: (24) 3324-2630. O serviço de psicologia não é necessita de encaminhamento médico.

De acordo com o Sesc RJ, a estimativa é de que sejam realizados diariamente 60 exames de mamografia e Papanicolau por hora, 480 por dia e quase 10 mil por mês, totalizando aproximadamente 120 mil exames ao ano.

Advertisement
Folder Sesc Saude Sesc Barra Mansa inaugura serviço de saúde com mamografia e Papanicolau

O exame de mamografia é indicado para mulheres na faixa etária, entre 50 e 69 anos. O equipamento do Sesc é acessível e adaptado a Pessoas com Deficiência (PcD). O exame Papanicolau, por sua vez, tem indicação voltada para mulheres, entre 25 e 59 anos.

O presidente do Sesc RJ e Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, ressalta que o programa deve contribuir para a redução das desigualdades sociais entre as mulheres atendidas, além de servir como modelo para as políticas públicas em saúde.

“Nós enxergamos com muita clareza as diferenças sociais do nosso estado e do nosso país, e não podemos ficar parados em relação a isso. Nós (o Sesc), enquanto entidade que presta assistência social e outras assistências, resolvemos nos movimentar e levar à população, não apenas um mamógrafo, mas um conjunto de iniciativas voltadas à prevenção em saúde e dar acesso, a todas as camadas sociais, a tratamentos e diagnósticos que normalmente elas não teriam. Com isso, queremos criar um parâmetro positivo que sirva de exemplo para que o poder público enxergue o que a população precisa e como ela pode ser atendida”, disse o dirigente.

Além do Espaço Sesc+Saúde, a instituição já conta com a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, projeto itinerante que permite ao Sesc RJ chegar em áreas com escassez desses serviços. Com o projeto fixo, o Sesc RJ otimiza a capilaridade do atendimento.

As pacientes interessadas em agendar o atendimento podem fazê-lo pelo  telefone: (24) 3324-2630.

O Sesc Barra Mansa fica Rua Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sesc Barra Mansa inaugura serviço de saúde com mamografia e Papanicolau
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui