Sesc de Ramos realizará mamografias e papanicolau a preços simbólicos

Outras nove unidades espalhadas pelo RJ contarão, paulatinamente, com espaço para realização dos exames que previnem e detectam os cânceres de mama e colo de útero

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Espaço Sesc+Saúde-Ramos
Espaço Sesc+Saúde-Ramos (Foto: Claudia Dantas

O Sesc RJ inaugurou nesta terça-feira (13/12) o primeiro Espaço Sesc+ Saúde em sua unidade de Ramos, Zona Norte do Rio. Trata-se de um ambiente multidisciplinar voltado à prevenção em saúde com diversos serviços, entre eles, mamografia e Papanicolau, exames que previnem e detectam os cânceres de mama e colo de útero.

O serviço, ofertado por valores simbólicos (entre R$ 10 e R$ 50), começa a ser prestado no Sesc Ramos, mas depois será estendido paulatinamente a outras 9 unidades. Os exames, dirigidos a pacientes com pedido médico das redes pública ou privada de saúde, devem ser agendados por telefone: (21) 2290-2646.

Somados mamografia e Papanicolau, a previsão é que sejam realizados 60 exames por hora, totalizando 480 por dia e quase 10 mil por mês, podendo chegar a 120 mil exames ao ano. A mamografia é indicada a mulheres entre 50 e 69 anos e, no caso do equipamento do Sesc, é acessível e adaptada a Pessoas com Deficiência (PcD). Já o Papanicolau é recomendado para a faixa dos 25 a 59 anos. A intenção do Sesc é contribuir para reduzir a fila de espera por exames e laudos no estado.

O presidente do Sesc e Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou que a iniciativa contribui, entre outras coisas, para a redução das desigualdades sociais e serve como exemplo para as políticas públicas em saúde:

Advertisement

“Nós enxergamos com muita clareza as diferenças sociais do nosso estado e do nosso país, e não podemos ficar parados em relação a isso. Nós (o Sesc), enquanto entidade que presta assistência social e outras assistências, resolvemos nos movimentar e levar à população, não apenas um mamógrafo, mas um conjunto de iniciativas voltadas à prevenção em saúde e dar acesso, a todas as camadas sociais, a tratamentos e diagnósticos que normalmente elas não teriam. Com isso, queremos criar um parâmetro positivo que sirva de exemplo para que o poder público enxergue o que a população precisa e como ela pode ser atendida”, disse o dirigente.

Na capital, além de Ramos, os exames serão disponibilizados no Sesc Madureira e no Centro de Distribuição do Supermercado Guanabara, em Paciência. Na Região Metropolitana e no interior, o serviço poderá ser encontrado nas unidades Sesc em Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Niterói, Barra Mansa e Campos.

Os exames em unidades fixas se somam ao trabalho da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher nos esforços da instituição em prevenir e combater os cânceres de mama e de colo de útero. Por meio do projeto itinerante, o Sesc RJ consegue chegar a áreas com escassez desses serviços. Agora, com o projeto fixo, a instituição aumenta a capilaridade do atendimento.

SERVIÇO

Espaço Sesc+ Saúde – Mamografia e Papanicolau

Sesc Ramos: R. Teixeira Franco, 38 – Rio de Janeiro

Agendamentos e atendimento: mediante pedido médico

Telefone: (21) 2290-2646

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sesc de Ramos realizará mamografias e papanicolau a preços simbólicos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui