O Sesc Ramos abre, nesta sexta-feira (17/5), as inscrições para o curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado destinado a pessoas negras e periféricas. O curso é dividido em 4 módulos e tem o objetivo de preparar esse público para os processos seletivos de pós-graduação stricto sensu. As inscrições devem ser feitas até 27 de maio pelo formulário online neste link.
O curso apresenta temáticas contemporâneas de pesquisa, linhas e elaboração de projeto de pesquisa. Também ensina técnicas de redação e oferece aulas de inglês instrumental para as provas. As aulas serão ministradas aos sábados, nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho, das 9h30 às 17h30, totalizando 40h de curso.
Esse é o terceiro ano do curso realizado pelo Sesc RJ em parceria com o coletivo PIER. É uma iniciativa do Projeto Consciências, projeto da instituição que promove uma série de atividades em torno da educação antirracista e enfretamento ao racismo. Além de Ramos, o curso já foi oferecido no Sesc Madureira e no Sesc Tijuca, e acontecerá também nas unidades de Duque de Caxias (julho), Nova Iguaçu (agosto) e Niterói (setembro).
O curso preparatório visa contribuir com a maior inclusão de estudantes negros e de regiões vulneráveis nos programas de pós-graduação de universidades públicas. Durante muito tempo, esses espaços perpetuaram a segregação racial. O Sesc RJ entende que é fundamental a ocupação desses espaços por pessoas negras e periféricas para a produção de novos conhecimentos e a transformação social.
Serviço
Curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado
Inscrições: 17 a 27 de maio
Aulas do curso: 8, 15, 22 e 29 de junho
Horário: 9h30 às 17h30
Sesc Ramos (R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro)
Público: pessoas negras e periféricas a partir dos 18 anos
Vagas limitadas – Gratuito
Qual o link de inscrição??
Alguém sabe?
Obrigada.
Muito bom. Poderia ter a opção de fazer o curso de forma online.
Como faz para saber os aprovados? Me inscrevi e não sei onde sai o resultado. Para poder me candidatar para tentar fazer em outras unidades do Sesc, que no texto dizia ter em outras datas
Não acho questão de esclusão e sim oportunidade para uma melhor disputa por igualdade.
Curso gratuito apenas para pessoas das comunidades e periferia, tudo bem. Mas porque para negros inclusive? Eles são menos inteligentes e menos capazes? Não entendi.
Não senhora, só não tiveram nenhum tipo de reparação história, após os trezentos anos de escravidão nesse país, devido a isso não tiveram e não possuem ainda, a mesma igualdade de condições e acesso. Motivo desse curso e outros que existem…