Sesc RJ assume a administração da biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, Ilha do Governador

Projeto BiblioSesc também assumiu a Machado de Assis, em Botafogo. A iniciativa, que é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a instituição, visa a revitalização dos acervos e dos espaços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
BiblioSesc / Divulgação

Depois de assumir a administração da biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, Zona Sul da cidade, a BiblioSesc – biblioteca itinerante do Sesc RJ -, agora comanda a biblioteca municipal Euclides da Cunha, no Cocotá, Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A iniciativa tem como objetivo a revitalização dos espaços de leitura da cidade, fazendo com que eles também sejam vistos como espaços de convivência e conhecimento. As intervenções na Euclides da Cunha começam este mês. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã.

As bibliotecas ficarão sob os cuidados do Sesc RJ por 20 anos, com os espaços passando a se chamar Sesc Cocotá e Sesc Botafogo, sem perderem o caráter público e gratuito. O Sesc RJ empreenderá ações de recuperação da infraestrutura, renovação e ampliação do acervo literário, criação de ações educativas, com computadores e acesso à Internet, entre outras iniciativas. No momento, as duas bibliotecas estão fechadas para avaliações técnicas. Na Ilha, os leitores estão sendo atendidos pelo BiblioSesc, instalado no estacionamento do espaço.

O projeto Bibliotecas do Amanhã, segundo o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, é uma oportunidade de ampliar a atuação da instituição nas Zona Norte e Sul do Rio, além de beneficiar a população com espaços e ações educativas e culturais de qualidade.

“Entendemos que a leitura é uma das atividades mais básicas e necessárias para a qualidade de vida, já que ela proporciona o pensamento crítico e fornece as bases para que crianças, jovens, adultos e idosos exerçam com plenitude a sua cidadania. E já que vamos passar a ter uma base fixa na Ilha do Governador, aproveitaremos a oportunidade e levaremos à comunidade local tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como pretendemos fazer em Botafogo”, disse Antonio Florencio.

Advertisement

A Machado de Assis e a Euclides da Cunha integrarão a Rede Sesc de Bibliotecas do Rio, atualmente formada por outras 21 unidades que dispõem de 72 mil obras. As novas parceiras poderão fazer o intercâmbio de obras pertencentes aos acervo das outras unidades da rede, permitindo que os leitores pesquisem e solicitem empréstimos.

Para pegar livros emprestados, os leitores devem fazer um cadastro na unidade móvel, apresentando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Cada usuário pode pegar emprestado até três livros de forma gratuita, com prazo de devolução de 14 dias. O caminhão do BiblioSesc ficará estacionado junto à Euclides da Cunha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sesc RJ assume a administração da biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, Ilha do Governador
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sesc RJ assume a administração da biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, Ilha do Governador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui