Sesc RJ assume gestão de bibliotecas municipais em Botafogo e na Ilha do Governador

Iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura carioca no âmbito do programa ''Bibliotecas do Amanhã''

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crianças participando do projeto ''BiblioSesc'' - Foto: Divulgação

O Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ) assumiu a gestão das bibliotecas municipais Euclides da Cunha, no Cocotá, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, e Machado de Assis, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura carioca no âmbito do programa ”Bibliotecas do Amanhã”, que visa recuperar e modernizar espaços de leitura na cidade, ampliando a visão desses locais como lugares de convivência e conhecimento.

Enquanto não são iniciadas as intervenções na Biblioteca Euclides da Cunha, previstas para março, o público terá a oportunidade de consultar ou pegar emprestadas as cerca de 4 mil obras disponíveis no ”BiblioSesc’‘, tendo uma amostra do trabalho que a instituição realiza, há quase 20 anos, no incentivo ao hábito da leitura.

A biblioteca itinerante do Sesc funciona em um caminhão adaptado, que circula o estado com o objetivo de formar leitores.

Advertisement

Para pegar até três livros emprestados de forma gratuita, com prazo de devolução de 14 dias, é necessário fazer um cadastro na unidade móvel, apresentando RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 12 anos de idade devem estar acompanhados pelo responsável. O caminhão do projeto BiblioSesc ficará estacionado junto à Biblioteca Euclides da Cunha de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Muito mais que leitura

O Sesc RJ assumiu a gestão das duas bibliotecas por 20 anos e vai transformá-las em novas unidades, que vão se chamar ”Sesc Cocotá” e ”Sesc Botafogo”, mantendo o caráter público e gratuito dos espaços.

Anunciada no início deste mês, a iniciativa vai recuperar a infraestrutura, renovar e ampliar o acervo de livros, criar espaços para atividades educativas, com computadores e acesso à Internet e oferecer uma ampla gama de serviços relacionados aos pilares de atuação do Sesc: cultura, educação, lazer, assistência e saúde.

Ambas as bibliotecas estão fechadas para avaliações técnicas. Na Ilha do Governador, o atendimento aos usuários está sendo feito, temporariamente, pelo BiblioSesc, instalado no estacionamento do espaço. A obras estão previstas para início em março.

Modernizados, os espaços seguirão os preceitos do Biblioteca Sesc XXI, um conjunto de diretrizes nacionais da instituição que entende uma biblioteca como espaço de convivência e de conhecimento – e não apenas de acervo literário. O Sesc planeja agregar as bibliotecas e seus entornos à sua agenda de atividades, levando ao local manifestações artísticas em diferentes linguagens e outros projetos reconhecidos pela sociedade fluminense.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o projeto Bibliotecas do Amanhã foi visto como uma oportunidade de o Sesc criar uma nova base fixa de atuação na Zona Norte carioca e, assim, ampliar o alcance das suas ações na região, além de reforçar na Zona Sul.

”Entendemos que a leitura é uma das atividades mais básicas e necessárias para a qualidade de vida, já que ela proporciona o pensamento crítico e fornece as bases para que crianças, jovens, adultos e idosos exerçam com plenitude a sua cidadania. E já que vamos passar a ter uma base fixa na Ilha do Governador, aproveitaremos a oportunidade e levaremos à comunidade local tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como pretendemos fazer em Botafogo”, diz o presidente da Fecomércio RJ.

Ambas as bibliotecas passarão a integrar a Rede Sesc de Bibliotecas do Rio de Janeiro, hoje composta por outras 21 unidades abastecidas por mais de 72 mil obras. Ao fazer parte da rede, as duas bibliotecas terão o benefício do intercâmbio de obras, que permite aos leitores pesquisarem e solicitarem, para empréstimo, exemplares do acervo de outras unidades da rede.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sesc RJ assume gestão de bibliotecas municipais em Botafogo e na Ilha do Governador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui