Sete destinos imperdíveis para começar o ano viajando

Uma pequena lista pode ajudar com algumas sugestões e características mais fortes de cada local, assim, cada viajante consegue ter uma ideia de quais cidades e Estados devem lhe agradar mais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fernando de Noronha (Foto: Reprodução Instagram Prefeitura)

O Brasil é lindo. A afirmativa é inegável e mesmo quando se fala de opiniões que podem variar de acordo com o “gosto pessoal”, é muito difícil acreditar que alguém discordaria dessa simples oração. Não se trata aqui de questões sociais, mas, apenas e tão somente, de beleza mesmo. A exuberância natural do país se destaca em praticamente todas as vertentes possíveis e imagináveis:

Fauna e flora espetaculares, mares azuis, verdes, transparentes… dunas brancas, amarelas, douradas e alaranjadas, cânions, cachoeiras “monstruosas”, rios tranquilos ou selvagens e mais toda e qualquer coisa que os olhos possam desejar ver, estão presentes em solo brasilieiro.

Com tudo isso, como escolher um destino para conhecer?

Uma pequena lista pode ajudar com algumas sugestões e características mais fortes de cada local, assim, cada viajante consegue ter uma ideia de quais cidades e Estados devem lhe agradar mais. Basta continuar a leitura.

Advertisement

Quais são os 7 melhores destinos para visitar no Brasil?

Sem muitas delongas, é necessário falar que as praias do Nordeste são destinos inesquecíveis para quem gosta de sol e mar.

No Sul do país também é possível encontrar praias exuberantes e, dependendo da época do ano, viver uma experiência no estilo Europeu, com muito frio e até neve.

No Sudeste e Centro-Oeste é possível conhecer detalhes da história do Brasil e desfrutar de uma vida noturna espetacular, com todo tipo de atração que se pode imaginar.

O Norte é um universo repleto de belezas naturais, com atrações culturais marcantes e culinária fantástica.

Com maravilhas em todas as regiões, fica fácil encontrar um destino próximo para conhecer, e alguns dos principais, são:

 1. Fernando de Noronha, Pernambuco

Uma ilha considerada Patrimônio da Humanidade e um dos lugares mais bonitos do país.

Com praias como a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho, a vista dos turistas se torna algo quase surrealista. 

As imagens realmente ficam gravadas na memória.

Mas, como nem tudo é perfeito, é importante citar que viajar para Noronha pode custar tão caro quanto fazer algumas viagens para países próximos. 

 2. Gramado, Rio Grande do Sul

Quem gosta de frio, elegância e romantismo, encontra em Gramado o destino perfeito.

Povoada pelas culturas de Portugal, Itália e Alemanha, a cidade consegue agregar o que os três países têm de mais bonito e oferecer isso para seus visitantes através da arquitetura admirável e a gastronomia excepcional.

Além da urbanidade, Gramado também conta com lindas fazendas e sítios, e é possível contar com pacotes de tours nesses locais, com direito a tirar fruta do pé e saborear o famoso Costelão na Vala.

Quem pretende visitar a cidade, não pode se esquecer de fazer um passeio de bicicleta pela cidade. É praticamente uma tradição e permite que o viajante tenha uma experiência mais do que especial.

3. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Mais um destino desta lista que consta como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta aos visitantes as mais belas cachoeiras e trilhas, como a da Seriema e a dos Cânions.

Para quem ama viver uma aventura, é possível fazer escaladas e rapels capazes de tirar o fôlego (até dos mais corajosos).

4. Jalapão, Tocantins

Digno das telas de cinema, o Jalapão é um compilado do que pode haver de mais bonito na natureza.

Cachoeiras, fervedouros, nascentes, fauna exuberante e dunas alaranjadas já seriam o suficiente para fazer valer qualquer esforço para conhecer a região, mas, como se não bastasse essa lista de atrações fantásticas, ainda é possível conhecer mirantes e cânions gigantes, como o de Sussuapara.

5. Jericoacoara, Ceará

A 300 quilômetros de Fortaleza, Jericoacoara é o cenário perfeito para quem quer relaxar diante de águas cristalinas e viver aventuras de buggy nas mais belas dunas, distribuídas entre as praias mais bonitas do país.

6. Bonito, Mato Grosso do Sul

A menos de quatro horas da capital do Mato Grosso do Sul, encontra-se Bonito. Uma cidade pacata e repleta de belezas naturais.

O lugar, ideal para quem busca fugir do caos da cidade grande, tem apenas 22 mil habitantes, e surpreende pela organização das atividades turísticas.

Por ser um destino de turismo ecológico, a preservação natural é muito levada a sério e todos os passeios locais são acompanhados por um guia turístico, o que, também, facilita muito a vida dos visitantes, que podem percorrer trilhas e conhecer rios sem se preocupar com surpresas desagradáveis. 

Importante: Vale a pena fazer um passeio de bote no Rio Bonito e na Gruta do Lago Azul.

Para completar o passeio: Bonito não fica distante do Paraguai, então, quem quiser dar um pulinho no país vizinho, não deve encontrar muita dificuldade para fazer isso.

7. Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

As Cataratas do Iguaçu dispensam apresentações, já que são, nada menos, que o maior conjunto de quedas d’água do mundo.

Além de poder contemplar as águas de muito perto, ainda é possível conhecer a fauna e a flora exuberantes do local.

Lista Justa?

Fazer uma lista justa a respeito dos destinos incríveis dentro do País, é, realmente, muito difícil.

Seria possível discorrer um livro sobre tudo que há de maravilhoso dentro de cada uma das regiões brasileiras, e, claro, os destinos acima são apenas algumas representações de destaque, entre tantas outras que precisam ser louvadas.

Quem não conheceu nenhum deles, não vai se arrepender de começar a arrumar as malas para começar a turistar pelos Estados do país e suas belezas naturais e culturais.

Quem já conhece alguns, já pode começar a se preparar para conhecer os outros, porque a experiência vale qualquer esforço que seja necessário.

Porque, como dito no primeiro parágrafo deste texto: O Brasil é lindo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sete destinos imperdíveis para começar o ano viajando
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui