Uma nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) revelou a expectativa otimista do setor para o próximo Dia das Mães. Segundo o levantamento, realizado no mês de abril, 89% dos estabelecimentos pretendem abrir suas portas nesta data especial, e 78% desses esperam faturar mais em 2024 do que na mesma data do ano passado. A grande maioria (63%) antecipa um aumento de até 20% em seu faturamento.
A pesquisa aponta também que, apesar de desafios financeiros persistentes, houve uma melhora no desempenho econômico do setor em março. Enquanto 35% das empresas ainda registraram prejuízo, 38% alcançaram equilíbrio e 27% obtiveram lucro. Significativamente, 56% dos estabelecimentos reportaram um faturamento em março superior ao de fevereiro, com apenas 20% indicando uma redução.
Em relação à inflação, o estudo mostra que 58% dos bares e restaurantes ainda lutam para acompanhar o aumento dos custos. Desses, 45% não conseguiram reajustar seus preços, e 13% fizeram ajustes abaixo da média. No entanto, 37% conseguiram aumentar os preços em linha com a inflação e apenas 5% conseguiram exceder esse índice nos reajustes.
O endividamento também continua a ser um desafio, com 40% das empresas reportando pagamentos em atraso. Dentre essas, 62% devem impostos federais, seguidos por 49% que têm empréstimos bancários pendentes, 43% que devem por serviços públicos, 38% por impostos estaduais, e igualmente 38% que estão em débito com fornecedores de insumos.