A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado do levantamento Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio), o qual registrou um crescimento real de 2,7% no setor de serviços, em 2023, na comparação com o ano anterior. Segundo a pesquisa, que foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, no acumulado dos últimos três anos (2021-2023) o avanço foi de 6,5%, frente a 2020, primeiro ano da pandemia.
Os impactos da crise sanitária na economia carioca foram superados graças ao otimismo e ao trabalho árduo de empresários e trabalhadores da cidade, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, para quem a recuperação do Rio tem atraído cada vez mais investidores.
A prova dessa confiança pode ser vista na elevação do número de eventos, negócios e atividades ligadas ao turismo que vem acontecendo na capital fluminense. Entre 2021 e 2023, o setor de serviços carioca registrou a abertura de 193,5 mil, ou 75% do total de novos postos de trabalho no triênio analisado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Chicão Bulhões destacou que 2023 foi um ano da colheita dos investimentos estruturais realizados pela Prefeitura desde 2021. A cidade contou ainda, segundo o secretário, com outros fatores que contribuíram para a elevação da confiança por parte dos investidores.
“O ano de 2023 agregou para o Rio uma combinação de fatos positivos. Primeiro, porque desde 2021 estamos trabalhando em mudanças na cidade. Porém, mudanças estruturais levam mais tempo para se concretizarem. Ano passado começamos a colher mais fortemente os frutos, isso quer dizer que as melhorias ficam mais perceptíveis para as pessoas. Assim, com o aumento da confiança na economia da cidade e várias iniciativas para atrair mais investimentos. Vivemos uma economia pulsante, com bons números de emprego e movimentação econômica”, observou Bulhões.
Os resultados do Indicador de Atividades de Serviços do Rio são produto da combinação dos índices da arrecadação de ISS da cidade e dos dados das pesquisas de comércio e serviços do Estado do Rio produzidos pelo IBGE. Os resultados do IAS-Rio foram divulgados na segunda edição de 2024 do Boletim Econômico do Rio. A metodologia do indicador pode ser conferida no Observatório Econômico do Rio.
o Rio vai continuar a patinar enquanto na região q. o turismo poderia…bombar..
continuar invadida p/ desocupados
em Copacabana…ipa…leblom as .. pessoas…dormem na porta da casas…lojas….etc em plena luz do dia
cadê o prefeito…a polícia até q. trabalha…mais a nossa justiça….
ótima notícia. mais serviços, mais dinheiro circulando, economia andando, empregos criados ou mantidos.