Setor de serviços lidera retomada econômica do Rio de Janeiro, aponta Caged

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bares e restaurantes do Rio / Reprodução: FDR

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o mercado de trabalho voltou a ficar aquecido no RJ. Segundo os dados, Rio recuperou aproximadamente 8 em cada 10 postos de emprego perdidos após o início da pandemia, sendo o terceiro estado do Brasil que mais assinou carteiras de trabalho no país.

O renascimento da economia fluminense é traduzido pela alta no setor de serviços, ramo da economia que engloba as atividades de prestação de serviços e de comércio, o mais afetado pela crise sanitária.

Entre março e agosto de 2020, fechou com uma baixa de 111.012 no número de vagas de emprego. Apenas neste mês de setembro, o setor já recuperou 64.922 vagas desse saldo perdido.

O sindicato de bares e restaurantes também começa a observar melhoras no segmento.

Advertisement

Os bares e restaurantes do Rio foi um dos que mais desempregou ao longo da pandemia, sobretudo jovens de 18 a 24 anos. A boa noticia é que desde meados desse ano essa tendência se inverteu. Começamos a aumentar as contratações e a expectativa é de que esse ritmo continue acelerado até o verão e o carnaval do ano que vem“, contou Fernando Blower, presidente do sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, ao G1.

O levantamento também mostra que o saldo de julho deste ano foi positivo nos setores de serviços (+8.775 vagas), indústria e construção (+5.443 vagas) e comércio (+4.580 vagas). A única exceção foi a agropecuária, que apresentou saldo negativo de cinco vagas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Setor de serviços lidera retomada econômica do Rio de Janeiro, aponta Caged
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui