O Estado do Rio de Janeiro registrou em fevereiro um crescimento de 5,5% no volume de serviços prestados em relação ao mesmo mês de 2024. O desempenho fluminense ficou acima da média nacional, que foi de 4,2%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, o Rio de Janeiro foi um dos estados com as principais influências positivas no setor no mês analisado. Para o governador Cláudio Castro, “o crescimento no volume de serviços prestados no Rio de Janeiro é um sinal claro do potencial da economia fluminense, e reforça o papel estratégico que esse segmento tem no desenvolvimento econômico do estado. O avanço do setor, constatado pela pesquisa do IBGE, é essencial para a geração de emprego e renda e o fortalecimento da confiança de empreendedores e consumidores”.
As áreas que mais contribuíram para o desempenho positivo foram informação e comunicação, serviços profissionais e administrativos e transportes. Em janeiro, o estado já havia apresentado crescimento de 3,8%, o que confirma um ritmo constante de expansão. No acumulado do ano, o crescimento fluminense é de 4,5%, também acima da média nacional, que ficou em 2,6%.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destacou o bom desempenho: “Em fevereiro, o setor de serviços no estado repetiu o ritmo de expansão observado em janeiro. Os números demonstram a força da economia fluminense e a recuperação de setores fundamentais para o crescimento sustentável”.
O IBGE apontou ainda que o volume de atividades turísticas no Rio de Janeiro teve crescimento expressivo de 11,6% na comparação com fevereiro do ano passado, refletindo o impacto positivo do turismo na movimentação econômica do estado.