A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou uma expansão de 2,6% na produção industrial do Estado do Rio de Janeiro em junho de 2024, frente ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo o presidente da Rio Indústria, Sérgio Duarte, o avanço demostra o bom momento vivido pelo setor industrial fluminense, que também apresentou bons resultados no acumulado do primeiro semestre deste ano, e nos últimos 12 meses.
“Este avanço reafirma a tendência positiva que a indústria fluminense tem demonstrado ao longo do ano, com um acumulado de crescimento de 5,2% nos primeiros seis meses de 2024 e um impressionante aumento de 6% nos últimos 12 meses”, comentou Sérgio Duarte, como reproduziu o Diário do Vale.
A PIM verificou ainda que o desempenho da indústria fluminense, apesar dos percalços, segue estável e em expansão, impactando na geração de empregos e alavancando o crescimento econômico do Estado.
Segundo o levantamento, um dos setores industriais que mais se destacou foi indústria de transformação, especialmente nas atividades relacionada à produção de bens de capital e de consumo – maiores motores de emprego e desenvolvimento fluminense.
A indústria nacional, por seu turno, se mantém 2,8% acima do nível anterior à pandemia, com os índices de confiança empresarial elevados. De acordo com a Confederação Nacional de Indústria (CNI), em agosto de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) interrompeu uma sequência de recuos ao subir 1,6 ponto, fato que sinalizou uma recuperação na confiança do setor industrial brasileiro.