Na última sexta-feira (28/02), primeiro dia oficial de Carnaval 2025, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizou ações de ordenamento, fiscalização e trânsito em toda a cidade, com foco na Zona Sul e no Centro – incluindo o Sambódromo – devido ao início dos desfiles da Série Ouro e às festividades da folia de Rua, com destaque para a fiscalização de blocos.
Durante as ações, comandada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio), os agentes apreenderam centenas de produtos irregulares, como bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja venda é proibida por questões de segurança. Além disso, foram recolhidas outras estruturas, como dois carrinhos de carga.
Foram fiscalizados pelas equipes da Seop 71 barraqueiros, resultando em 28 autuações aplicadas por loteamento de areia, cercamento da orla e outras irregularidades. Adicionalmente, cerca de 265 autuações foram aplicadas por estacionamento irregular de veículos e outras infrações, e 47 remoções foram realizadas.
Guardas da Ronda Maria da Penha realizaram a condução de um suspeito para delegacia após flagrante de violência doméstica e familiar contra a mulher na Sapucaí. A ação contou com apoio de policiais militares e o agressor chegou a investir contra os guardas municipais e policiais durante a prisão.
As equipes da Guarda Municipal ainda atuaram para desfazer 19 princípios de tumulto durante os desfiles dos blocos. A Seop e a GM-Rio disponibilizaram um efetivo de 923 agentes por dia para o ordenamento urbano, a fiscalização de ambulantes e o patrulhamento preventivo na Sapucaí e na Estrada Intendente Magalhães.
As equipes também atuam na fiscalização de estacionamento irregular; ordenamento de trânsito; fiscalização de táxis nos bolsões (ruas Afonso Cavalcanti e Marquês de Pombal), carros de aplicativo e transporte complementar. Também há equipes atuando com a Ronda Maria da Penha, com ações preventivas e de conscientização a respeito da violência contra a mulher.