Nos dias 29 e 30 de novembro, o Shopping Nova América, na Zona Norte da capital fluminense, recebe a primeira edição da Feira Rio+Coop de Empreendedorismo Cooperativo. A previsão é de que pela feira passem 16 mil visitantes. O evento tem como objetivo apresentar o cooperativismo como um modelo de desenvolvimento econômico sustentável.
O evento contará com a participação de mais de 40 expositores cooperativados de áreas, como: infraestrutura, infraestrutura, agropecuário, consumo, crédito e saúde. No local, também será realizado o Feirão de Automóveis, organizado por cooperativas de crédito, como Sicoob, Unicred, Cresol e Sicredi, com marcas como: Ford, Peugeot, Citroën, RAM, GM, Fiat, Citroën e GWM.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, ressaltou que a Rio+Coop, além de apresentar à população o modelo do cooperativismo e as suas inumeráveis possibilidades, também será uma ótima oportunidade para o estabelecimento de um networking.
“A proposta é apresentar nosso movimento como uma forma sustentável de colaborar com o desenvolvimento da economia. A feira será um espaço para networking, com o intuito de conseguir adentrar novos mercados e explorar outras oportunidades. Queremos conectar cooperativas e a sociedade em um mesmo espaço”, observou Mesquita, segundo o Diário do Porto.
A Rio+Coop de Empreendedorismo Cooperativo é uma realização do Sistema OCB/RJ, em parceria com o Sebrae Rio. Aberta ao público, a feira é especialmente voltada para micros e pequenos empresários. O evento conta com o apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A Feira Rio+Coop de Empreendedorismo Cooperativo traz ainda uma programação, como mais de 30 palestras com especialistas renomados, com destaque para o CEO do Rock In Rio, Luis Justo; o ator e empresário, Marcos Frota; a bicampeã olímpica de vôlei, Sheila Castro; e o especialista em inovação, Walter Longo.
Entre os temas em pauta estão o poder do cooperativismo como uma revolução do século 21, estratégias para atrair e reter cooperados das novas gerações, finanças e inteligência artificial, além de sustentabilidade e competitividade.