Com o primeiro grande shopping inaugurado em 1980, o Rio atualmente abriga 27 centros comerciais de grande porte distribuídos por diversos bairros. No imaginário do carioca, esses espaços são vistos como locais com corredores lotados, lojas atrativas e alta movimentação econômica. No entanto, essa realidade é um cenário quase que dos sonhos para a administração de dois shoppings na Zona Norte do Rio, que lutam há anos para não fechar suas portas. Com localização estratégica, o Shopping Jardim Guadalupe e o Via Brasil Shopping são exemplos marcantes de empreendimentos que não conseguiram alcançar suas expectativas e, para muitos cariocas, são vistos como fracassos.
Jardim Guadalupe
O Shopping Jardim Guadalupe, localizado estrategicamente na Avenida Brasil, foi inaugurado em 2011 com a promessa de se tornar um polo de compras para uma região carente de opções deste porte. Com potencial para atingir uma população de aproximadamente 170 mil residentes nos bairros próximos como Deodoro, Guadalupe, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel e Coelho Neto, o shopping atualmente opera com apenas cerca de 80 das 191 lojas planejadas. Entre as grandes redes, somente a Pernambucanas mantém presença, enquanto o restante do espaço é ocupado por pequenos negócios, muitos deles com características de forte presença em comércio de rua, como nos “calçadões”. A alternativa encontrada pela administração foi investir em sua área externa, que oferece algumas opções de bares. Esses locais registram maior movimento em dias de jogo e nos finais de semana, um contraste significativo com o que é observado no interior do shopping.
A criminalidade, aliada ao baixo poder de compra da região, são grandes obstáculos que desencorajam grandes marcas e reduzem a movimentação de consumidores. Guadalupe é conhecida por ser uma das áreas mais carentes do Rio, apresentando os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e cercado de comunidades perigosas, como o Chapadão, Barros Filho e Costa Barros. O shopping já enfrentou episódios de assaltos em seus acessos, o que contribuiu para afastar o grande público.
Via Brasil
O Via Brasil Shopping, em Vista Alegre, também enfrenta desafios bem parecidos. Inaugurado em 2011, com quatro pisos e capacidade para 150 lojas, atualmente apenas cerca de 60 unidades estão ocupadas. Apesar de sua localização privilegiada junto à Avenida Brasil e à Rodovia Presidente Dutra, o acesso ao shopping é complicado tanto para veículos quanto para pedestres. Além disso, o empreendimento foi construído fora de uma área de grande circulação de pedestres no bairro, o que prejudica sua atratividade natural. Na tentativa de impulsionar o fluxo de visitantes, o shopping incentivou, em 2014, a construção de uma passarela que ligasse os pontos de ônibus da Avenida Brasil à sua entrada, na Rua Itapera. A obra foi concluída pela Prefeitura ainda no mesmo ano. Desde então, a passarela tem sido subutilizada pela população, principalmente, à noite, com baixa iluminação e segurança.
O Via Brasil, que já abrigou grandes marcas como C&A, Leader e Riachuelo, sofre com forte concorrência do Carioca Shopping, localizado na Vila da Penha, atraindo significativa parte do público devido à sua consolidação, localização estratégica e maior variedade de atrativos.
Esses dois exemplos na Zona Norte não são os únicos a enfrentar baixa adesão entre os cariocas. O Rio Shopping Freguesia também passou por essa dificuldade há alguns anos e precisou reformular sua estratégia comercial, transformando-se em um grande centro de serviços. Atualmente, o shopping oferece academia, gráficas, escolas e cursos como parte de suas iniciativas para atrair e manter um público diversificado. Em uma cidade onde a população valoriza atividades ao ar livre, os shoppings estão adotando diversas estratégias para atrair os cariocas. O Norte Shopping e o Nova América, por exemplo, investem em áreas gourmet com bares e botecos, enquanto o BarraShopping e o RioSul se destacam por suas inovações e pela capacidade de permanecerem relevantes no mercado de luxo da cidade.
Em nota, o Shopping Jardim Guadalupe esclarece que sua equipe comercial está em fase avançada de negociação de novas lojas e tratativas comerciais, que visam ampliar o mix de opções de compras, lazer e gastronomia do shopping center nos próximos meses.
Já o Via Brasil informou que o shopping vive um novo momento com a chegada de operações de peso, que representam 7.200 m² de ABL. Informou ainda que somente no ano passado, três grandes operações gastronômicas foram inauguradas no espaço. Além disso, destaca que uma filial dos Correios já está com obra em andamento e uma escola bilingue também abrirá filial no empreendimento. A direção comemora também a chegada, nos próximos meses, da loja Nalin.
Morava no Rio e o meu lugar preferido era o Guadalupe shopping, todo dia estava lá pois levava meu filho ao projeto que tinha lá. Mais falta visão de empreendedor , localização é boa o ruim é o entorno, falta de segurança, iluminação e como Rio está um perigo em cada esquina dá medo de ir.
O erro do shopping Via Brasil foi ter feito no final da rua Itapera. O shopping tinha que ser feito entre a Estrada da Água Grande e no começo da rua Itapera. Isso facilitaria o acesso para as pessoas.
Eu vejo que tudo isso é bem criterioso pois o nova América e cercado de comunidade e norte shopping até policial já foi morto mas tendo aluguéis mas em contas grandes redes voltam pois vender e para quem sabe vender e não falar
É OBIVIO QUE EM UM PAÍS DESTRUIDO MORALMENTE JURIDICAMENTE ECONOMICAMENTE NADA VAI DAR CERTO.
Falta um planejamento para abrir espaço para novas lojas e pequenos negócios . Quem muito quer nada tem.
Tinha tudo para não dar errado, quem é louco de frequentar qualquer um desses shoppings? Falta de segurança total devido a localização de ambos. ???
Esqueceram de mencionar o Shopping Rio Pavuna.
O nome não é muito bom, já que remete (mesmo que não intencional) ao fétido Rio Pavuna – que passa atrás do Shopping, localizado no bairro da Pavuna, ZN do Rio de Janeiro.
Este shopping já teve 2 ou 3 datas de inauguração divulgadas, mas nunca chegou a acontecer. Funcionam apenas algumas lojas na área externa (rua), uma pequena praça de alimentação, uma academia (com acesso externo) e o estacionamento.
A localização tem histórico de alagamentos, por conta do Rio Pavuna, muito congestionamento (Av. Sargento de Milícias), e ainda tem que bater de frente com o Shopping Grande Rio – localizado em São João de Meriti/RJ, as margens da Rodovia Presidente Dutra, que é dominante na região.
Se tem um exemplo muito maior que um shopping que não deu certo, é o Shopping Rio Pavuna.
Botaram estes shoppings numa área cercada de comunidades baixa renda e atulhadas de criminosos de todos os tipos! Além disso a economia do país cada vez mais se afunda com uma política de corrupção exacerbada sempre ávida por mais e mais impostos. A infraestrutura decadente sempre se deteriorando e o atual governo só pensa em arrecadar, vive com o discurso do fim da propriedade privada e mais imposto! Segurança pública zero e o discurso constante de libertar criminosos!!!!
Nada vai dar certo!
Vejo muitos administradores de shopping por aqui,deveriam colocar currículo nos dois shoppings e tentar resolver.
Ia ser legal ver alguém tentar resolver questões como:
1- Falta de segurança nas proximidades
2- Falta de poder aquisitivo nas proximidades
3- Falta de cultura das proximidades
Na internet tudo é fácil.
Eu amo o shopping via Brasil!
O ideal seria torná-lo um Polo infantil voltados para família com muitas lojas de roupa infantil e atrações. Um bom exemplo e a adm do shopping Via Parque. Oferer valores de aluguéis mais atrativos que fosse ser vantajoso para ambos! Outro ponto também positivo seria um supermercado! Como tem no carioca shopping!!!!!
Muito triste ver tantas lojas fechadas !
Para que empreendimentos de grande porte como esses shoppings dêem resultado, é necessário o esforço conjunto da prefeitura, governo estadual e administração dos shoppings com estratégia de segurança, organização segurança dentro e fora.
Existe conhecimento de sobra pra fazer, basta vontade.
Se convidar a população, tenho certeza que tudo vai dar certo!
Disse tudo. ?
Uma boa opção seria o fim da corrupção do Estado e o combate efetivo ao crime , de maneira que o cidadão se sinta seguro de ir e vir para qualquer lugar !
Eu vejo que tudo isso é bem criterioso pois o nova América e cercado de comunidade e norte shopping até policial já foi morto mas tendo aluguéis mas em contas grandes redes voltam pois vender e para quem sabe vender e não falar
KKKKK
Cheio de crias das favelas para brincar…
Comparar com o Via Parque?! Favelada lunática deve estar a mando do capeta do tráfico!!!!
Moro perto do Jardim Guadalupe e o Shopping já foi ótimo, o cinema com preços acessíveis e na época que lançou era com a maior tela. Infelizmente não souberam investir no Shopping, nas variedades de loja que a população gosta e principalmente na praça de alimentação que não tem muitas variedade. As opções se tornaram limitadas, o Mac Donald não estava dando conta, pois as filas eram quilométricas e ficamos mais de uma hora só para fazer o pedido ( isso porque era a loja na praça de alimentação mais acessível). Enfim, faltou investimento em todas as áreas, o que é uma pena porque o Shopping tinha e ainda tem tudo para dar certo, basta ter uma boa administração e estratégia para atrair a população.
Em março deste ano tivemos que passar em frente ao shopping Guadalupe e resolvemos entrar ,era num sábado meio dia, fiquei profundamente triste ao ver que não tinha ninguém circulando no shopping, Só nos seguranças,muitas lojas fechadas,a que estavam abertas não tinha clientes,na praça de alimentação só havia eu meu esposo e em outra mesa um casal com um filho,comemos e pedi pra ir embora, porque eu estava triste demais por ver essa situação,assim também foi no shopping do via parque, pessoas precisam vender pra pagar o aluguel que não é barato no shopping,e precisam pagar funcionários que não vendem por falta de clientes , muito chato isso .a gente gostava muito de ir no Guadalupe shopping estávamos sempre lá ,moramos em Jacarepaguá,mas agora,fica difícil,a bandidagem acabou com o shopping,uma pena.
Deixei de frequentar o Parque Shoping Guadalupe por 2 motivos, segurança e mobilidade.
A av.Brasil já era um caos, agora com o BRT piorou, e a falta de segurança por estar numa área sombria, mal iluminada e mal policiada, assaltos constantes em seus entornos.
O trajeto de qualquer lugar do Rio pra esses Shopings são muito perigosos.
O que falta no Via Brasil são serviços essenciais, como Cartório, postos da Light e Águas do Rio.
Estamos ainda nos recuperando da pandemia que levou os países, a uma crise econômica, o Brasil vem engatinhando com suas finanças tentando se recuperar com um grande número de desempregados e sub-empregados , talvez se os empresários percebessem isto é reduzissem suas margens de lucro, não haveriam tantas lojas fechadas e um grande numero de pessoas e imóveis ociosos.
Não é o setor empresarial que tem que rever margem de lucro, isto já não é nem mais discutido, o que acaba com os empresários é a alta carga tributária e nenhum fomento ao comércio, principalmente por parte do governo federal que ultimamente só fala em aumentar tributos.
Nem o Norte Shopping escapou do declínio. Tinha o boliche, o kart e a patinação, acabou tudo. Muitas lojas fecharam tb. Uma pena.
Shopping vazio tb é o de Sulacap
Eu moro perto do Via Brasil, gosto muito do shopping, mais acho que é muito mal administrado, poderia ser bem melhor do que, acho que falta um pouco de boa vontade.
Nas áreas que não há muita circulação é muito suja. Os elevadores e as escadas são mal conservados só vivem com problemas.
Neste final de semana 14, 15 e 16/06/24, teve festa junina nesses dias, fui no sábado, olha o povo compareceu tava lotado, mais uma vez a falta de administração foi notada, filas enormes pra o elevador, nem todos estavam funcionando, escadas rolantes sem funcionar, teve gente que teve que subir pelas escadas normais, a festa era no G6, aja disposição. Mais uma vez faltou estrutura. Poucas mesas, pra comprar ticket nos brinquedos tinha que enfrentar 2 filas, os preços caros dos produtos das barracas.
O povo prestigiou, é uma pena que os administradores do shopping não abram os olhos para as melhorias no shopping.
Durante a vida normal do shopping eles fecham o banheiro, normalmente do primeiro andar, e a manutenção dos mesmos e precária, sempre tem um ou mais sanitários interditados, por falta de manutenção.
Seria ótimo para os moradores , termos um shopping bem administrado! Se possível mande esses comentários pra administração do Shopping Via Brasil.Obrigada pelo espaço.
Eu amo o via Brasil, justamente por ser vazio e maravilhoso para passear e almoçar com as crianças,carioca shopping e norte shopping por exemplo não vê minha cara e nem meu dinheiro,pois são muito cheios.acho q cada shopping atrai um público diferente.
O shopping Guadalupe ficou impraticável depois que acabaram com o retorno que tinha logo após o shopping.
O Center Shopping no Largo do Tanque no Bairro de Jacarepaguá tb está as moscas há um bom tempo. A maioria das lojas estão fechadas.
Guadalupe e muito caro o aluguel das lojas a administração w muoto fraca nao investe e prefere fechar lojas do que aboicha os aluguel e uma vergonha
Fui algumas vezes nos dois shoppings e existem vários empecilhos para ambos: Mal localizados, próximos de várias áreas de risco, sem segurança e policiamento na parte externa e arredores, valores de aluguéis altos para os comerciantes e pra piorar desde a COVID aumentaram as vendas de comércios de lojas online. No caso desses dois shoppings, o que talvez melhorasse seria colocar mais segurança nos arredores e ônibus grátis de alguns lugares estratégicos para as pessoas irem, isso aumentaria razoavelmente a quantidade de clientes.
Eu moro muito próximo ao via Brasil. Moro na praça da antiga fábrica de cimento branco Irajazinho e não tem um acesso reto para o shopping. Tenho que fazer um trajeto absurdo de longe para chegar lá, coisa que se tivesse sido mais bem planejado poderia chegar lá somente atravessando a rua e andando uns 10 ou 15 minutos. Não há acesso e muito menos condução para quem mora no entorno como Cordovil, Parada de Lucas etc.
Acho bem feito para os donos. Cobram aluguel absurdamente caro, cobram mais de 5 depósitos, exploram o empreendedor até o talo.
Todos uma porcaria tudo caro principalmente os alimentos
O empreendimento de um shopping ou de um residencial, levam anos de estudos até a tomada de decisão, início das obras e a inauguração. Já, a mudança na segurança e/ou insegurança em regiões da cidade, pode mudar a qualquer instante. A cidade está sitiada! Parabéns pela honestidade da reportagem.
Miopia em Marketing, ganância empresarial desmedida, abandono eterno do poder público em todas as áreas sociais e econômicas, economia totalmente enfraquecida ou estagnada e gestão incompetente dos recursos financeiros e humanos, pavor da população oprimida pelo tráfico, domínio de facções…
Com certeza isso tudo faz parte desse enfraquecimento do comércio. Mas isso tem acontecido em todo comércio em geral, principalmente aqueles que ficam em áreas onde falta segurança.
Moro perto de ambos, mas muito próximo mesmo do Via Brasil, o grande problema é o acesso….Ônibus esquece, porque é uma pequena parte de ônibus e outra a pé e é super perigoso, vira e mexe é assalto…Deixei de matricular minha filha na faculdade que tem lá por isso, Uber ida e volta todo dia não dá!…Falam de localização estratégica só se for para quem tem carro…Já o Jardim Guadalupe o problema é a Avenida Brasil sempre engarrafada e falta de segurança….E de fato não é um shopping que me atrai….A área do cinema é muito quente e banheiro péssimo, pagamento somente em dinheiro….Salas pequenas.
Faz o L que passa ?????
Na época do inelegível já acontecia isso.
Melhor demolir os 2 e construir em seu lugar condomínios residenciais do MCMV. Pelo.menos terá uma serventia melhor que.shopping, além de.ocupar a região.
Muito shopping perto um do outro na região da brasil e Dutra e ainda tinha um sendo construído na Dutra mais a frente do Grande Rio, obra és a parada, o que com certeza geraria mais um fracasso
Eu morro em guadalupe o shopping foi otimo para nós o que poderia melhorar bastante e colocar lojas como Maria tocaia belíssima estas lojas que tem no calsadao que o povo gosta poderia voltar a riachuelo . nos oramos muito para que o jardim guadalupe não feche
Além do cenário econômico catastrófico do atual governo e do impostômetro….a segurança e a oferta de transportes de qualidade e quantidade prejudica e muito!
O Rio comparado as grandes cidades pelo mundo do seu porte, praticamente não tem metrô, só uma pequena tripa e os resto é engareafamento e BRT atendendo demanda de metrô.
Ótimo comentário.
As indústrias saíram dos grandes centros urbanos e isso explica em parte a decadência econômica da Zona Norte. A outra parte é explicada por um judiciário que faz o que quer e busca sempre o caminho mais brando para tratar criminosos como vítimas. Atualmente não ando pela Zona Norte nem a pau.
Pessoal sem noção, como vai passear nesses shopping ali, cheia de favelas ao redor dominada por esses gansos malditos, fdp, impossível, esses construções foi um tiro no pé, não adianta fazer nada de melhorias a população não vai correr o risco de levar um tiro de bala perdida ou ser assaltada, aqui nessa latrina desse Estado chamado Rio de nojeira
Concordo com as dificuldades de acesso, mais também devido a má localização, deveriam ter estudado mais o local, e muito shopping, com baixos salário as pessoas procuram comprar tudo online e recebe em casa, depois da pandemia as pessoas criaram esse hábito e também a violência que está demais, eu mesmo evito. Na maioria das vezes compro pela Internet.
Ambos pessimamente mal localizados. Um pela violencia, o outro por estar em uma região segregada
Gosto de ambos pelo fato de serem vazios, a localização é ruim, mas para quem vive na parte de fora da Barra/Recreio, ou seja, no reto do Rio, me aponte um que não seja localizado próximo a uma área dominada?
Norte shopping, shopping Tijuca, Iguatemi, rio Sul, shopping Botafogo praia
Tem também o Grande Rio na mesma região. Padece dos mesmos problemas, mas já é consolidado. O erro foi superestimar a vontade do carioca de levar tiro para assistir um filme ou comer um fast food… O que fazem sucesso tem ônibus e metrô na porta. No Guadalupe mal passa van e o Via Brasil nem se fala
Eu diria que o que esse shoppings tem em comum é o fato de serem próximos a Av. Brasil. Talvez essa avenida não seja um bom lugar, pois as pessoas querem passagem rápida. Porém o shopping Pavuna TB foi um fiasco total… Não tá perto perto da Brasil mas TB acho que não tem como competir com os preços das roupas, e acessórios vendidos na feira da Pavuna.
Está na hora de abaixar os preços dos aluguéis que são absurdos para os lojista, taxas altíssimas!
E ainda impostos altíssimos pra dar e vender
Concordo plenamente.
Penha Shopping e Leopoldina Shopping nem dão mais notícias.
Hoje fica muito difícil vc apostar em uma loja no s Shoppings, aluguel caro, condomínio caro e ainda te a participação do lucro das lojas.
Os shoppings estão explorando os empreendedores, com encargos muitos altos.
A decadência dos shoppings centers já foi prevista, desde o início da segunda década do século XXI, e com a pandemia de Covid19 alguns foram para o buraco mais cedo, sem contar as questões da mobilidade e violência urbana, que em determinadas cidades estão abaixo do crítico ao mínimo de bem-estar.
Após o pico pandêmico as pessoas não saíram mais da internet e buscam, quando podem, o lazer ao ar livre, nas praças, praias e vizinhança.
Se os shoppings centers não se reinventarem estarão fadados ao fim, e não haverá inteligência artificial que dê jeito.
Concordo!!!
Há controvérsias.
Há diversos shopping centers que voltaram com tudo após a pandemia.
Parece-me mais uma questão de oferta demais para demanda de menos – há excesso de shopping centers atualmente – do que de mudança de hábitos pós-pandemia.
Vários shopping centers seguem com o mesmo ritmo de antes do coronavirus.
Vale lembrar que o Via Brasil também disputa com o Grande Rio, que mesmo em outra cidade é um shopping consolidado
Shopping tem que ficar perto do metro
Concordo e temo que possa falir, moro próximo do jardim Guadalupe e amo passear por lá, amava as lojas que tinham, comprava na medida das minhas necessidades. Hoje se preciso comprar roupa por exemplo, preciso me deslocar pra outro lugar o que é um transtorno. Torço pra que eles tragam novidades pra atrair pessoas.
Lamentável,a falta de visão dos empreendedores na construção e localização dos shoppings,falar que em Guadalupe a criminalidade e baixa renda são um obstáculo ao sucesso do shopping,mostra total falta de visão,fatos que deveriam terem sido avaliados antes.
Já em Vista Alegre,um belo shopping,mas longe do público alvo e dificuldade de acesso,outra bola fora.
Como estudei Marketing na forma gerencial,fico perplexo com tantos erros de planejamento.
Mas nos EUA,muitos shoppings, estão sendo fechados também,talvez o encanto por eles tenha acabado.
Verdade! Até nos Estados Unidos a onda dos shoppings já passou.