Megashow de Alok em Copacabana terá mesmo esquema de segurança do Réveillon

Plano operacional contempla soluções que foram bem-sucedidas nos últimos eventos de Ano Novo, como pontos de bloqueio, revista com detectores de metais, torres de observação e vigilância por drones

Foto: André Horta / Brazil News

Nesta segunda-feira (21/08), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur-RJ) e de Polícia Militar, apresentou os detalhes operacionais para o aguardado “Show do Século” protagonizado pelo artista Alok. O evento, marcado para o sábado (26/08), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, celebra o centenário do prestigiado Copacabana Palace.

O plano operacional de segurança contempla soluções que têm sido bem-sucedidas nos últimos réveillons. Dentre elas, incluem-se pontos de bloqueio, procedimentos de revista com detectores de metais, torres de observação e a vigilância realizada por meio de drones. Essas medidas especiais foram planejadas visando garantir a segurança do evento, que espera a participação de mais de 1 milhão de pessoas.

O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu a apresentação revelando números que comprovam o impacto do show para a cadeia produtiva do turismo da cidade, com expectativa média de 85% de ocupação hoteleira na capital. “Este é mais um passo de um grande desafio que nós temos para recuperar os grandes eventos do Rio de Janeiro. A ideia é consolidar um grande calendário para que a gente possa manter o movimento da hotelaria, não só na alta temporada” destacou.

Polícia Militar

A operação da Polícia Militar começará as 6h do dia do evento, com as primeiras equipes na faixa de areia, realizando ações preventivas em quadriciclos, e de prontidão nas sete cabines da região. E a partir daí, o efetivo e ações serão ampliados ao longo do dia até chegar à força máxima horas antes do espetáculo. Por volta de meio-dia, começam a funcionar 16 postos de bloqueio nas principais vias de acesso, sendo oito para revista com detectores de metais visando coibir a entrada de armas de fogo e de objetos cortantes, como facas e canivetes.

“São pontos onde as pessoas que forem assistir ao show terão de passar obrigatoriamente por revista. A finalidade aqui é tornarmos o evento muito mais seguro para a diversão de todos” afirmou o Coronel da PM, Luiz Carlos Segala, comandante do 1º Grupamento de Policiamento de Área, que inclui a Zona Sul.

Um outro equipamento usado com sucesso na virada do ano, as torres de observação serão montadas em 20 pontos estratégicos, entre calçadão, canteiro central e areia da praia, que receberá ainda cinco tendas de apoio com equipes de até quatro policiais militares.

E como medida preventiva, 43 viaturas estarão baseadas em pontos mapeados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica. Equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães estarão nos acessos das estações do metrô de Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. E além disso, seis policiais do Regimento de Polícia Montada irão patrulhar a Avenida Princesa Isabel. Uma base móvel funcionará na Avenida Atlântica com República do Peru. E agentes bilíngues do Batalhão de Polícia Turística estarão de prontidão no carro comando para atendimento de turistas estrangeiros.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) colocará de prontidão uma força-tarefa composta por 100 militares, 20 viaturas, motos aquáticas, botes e embarcações tendo suporte de posto de comando montado no 3º Grupamento Marítimo/3º GMar (Praça Cel. Eugênio Franco, nº 2, Copacabana). Outras duas bases operacionais, uma terrestre e outra marítima, funcionarão no 17° Grupamento de Bombeiros Militar (Rua Xavier da Silveira, 120, Copacabana) e no próprio 3° GMar, respectivamente.

Estande Turístico

Para atendimento do público, a Setur-RJ disponibilizará estande instagramável que servirá como ponto de informações turísticas com funcionamento, a partir das 10h, no dia do show. O espaço contará também com uma ação de orientação e conscientização de proteção à mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.

Advertisement
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui