Megashow de Alok em Copacabana terá mesmo esquema de segurança do Réveillon

Plano operacional contempla soluções que foram bem-sucedidas nos últimos eventos de Ano Novo, como pontos de bloqueio, revista com detectores de metais, torres de observação e vigilância por drones

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: André Horta / Brazil News

Nesta segunda-feira (21/08), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur-RJ) e de Polícia Militar, apresentou os detalhes operacionais para o aguardado “Show do Século” protagonizado pelo artista Alok. O evento, marcado para o sábado (26/08), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, celebra o centenário do prestigiado Copacabana Palace.

O plano operacional de segurança contempla soluções que têm sido bem-sucedidas nos últimos réveillons. Dentre elas, incluem-se pontos de bloqueio, procedimentos de revista com detectores de metais, torres de observação e a vigilância realizada por meio de drones. Essas medidas especiais foram planejadas visando garantir a segurança do evento, que espera a participação de mais de 1 milhão de pessoas.

O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu a apresentação revelando números que comprovam o impacto do show para a cadeia produtiva do turismo da cidade, com expectativa média de 85% de ocupação hoteleira na capital. “Este é mais um passo de um grande desafio que nós temos para recuperar os grandes eventos do Rio de Janeiro. A ideia é consolidar um grande calendário para que a gente possa manter o movimento da hotelaria, não só na alta temporada” destacou.

Polícia Militar

Advertisement

A operação da Polícia Militar começará as 6h do dia do evento, com as primeiras equipes na faixa de areia, realizando ações preventivas em quadriciclos, e de prontidão nas sete cabines da região. E a partir daí, o efetivo e ações serão ampliados ao longo do dia até chegar à força máxima horas antes do espetáculo. Por volta de meio-dia, começam a funcionar 16 postos de bloqueio nas principais vias de acesso, sendo oito para revista com detectores de metais visando coibir a entrada de armas de fogo e de objetos cortantes, como facas e canivetes.

“São pontos onde as pessoas que forem assistir ao show terão de passar obrigatoriamente por revista. A finalidade aqui é tornarmos o evento muito mais seguro para a diversão de todos” afirmou o Coronel da PM, Luiz Carlos Segala, comandante do 1º Grupamento de Policiamento de Área, que inclui a Zona Sul.

Um outro equipamento usado com sucesso na virada do ano, as torres de observação serão montadas em 20 pontos estratégicos, entre calçadão, canteiro central e areia da praia, que receberá ainda cinco tendas de apoio com equipes de até quatro policiais militares.

E como medida preventiva, 43 viaturas estarão baseadas em pontos mapeados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica. Equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães estarão nos acessos das estações do metrô de Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. E além disso, seis policiais do Regimento de Polícia Montada irão patrulhar a Avenida Princesa Isabel. Uma base móvel funcionará na Avenida Atlântica com República do Peru. E agentes bilíngues do Batalhão de Polícia Turística estarão de prontidão no carro comando para atendimento de turistas estrangeiros.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) colocará de prontidão uma força-tarefa composta por 100 militares, 20 viaturas, motos aquáticas, botes e embarcações tendo suporte de posto de comando montado no 3º Grupamento Marítimo/3º GMar (Praça Cel. Eugênio Franco, nº 2, Copacabana). Outras duas bases operacionais, uma terrestre e outra marítima, funcionarão no 17° Grupamento de Bombeiros Militar (Rua Xavier da Silveira, 120, Copacabana) e no próprio 3° GMar, respectivamente.

Estande Turístico

Para atendimento do público, a Setur-RJ disponibilizará estande instagramável que servirá como ponto de informações turísticas com funcionamento, a partir das 10h, no dia do show. O espaço contará também com uma ação de orientação e conscientização de proteção à mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Megashow de Alok em Copacabana terá mesmo esquema de segurança do Réveillon
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Megashow de Alok em Copacabana terá mesmo esquema de segurança do Réveillon
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui