Alvaro Tallarico: Confira os eventos gratuitos do Rio como ‘Ziraldo Interativo’ e shows em Copacabana

Mais um fim de semana repleto de atividades culturais na Cidade Maravilhosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eventos de graça no Rio de Janeiro. Mundo Zira
Várias apresentações de graça na Cidade Maravilhosa (fotos: divulgação)

O lindo mês de maio vai terminando com muitas possibilidades para os amantes de boa cultura. A princípio, o espetáculo inédito “Os Prazeres de Heitor, o mestre sala da Pequena África” será apresentado pela Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades no dia 25 de maio, às 17h, na Praça da Harmonia, Zona Portuária do Rio de Janeiro. A peça celebra a vida e obra de Heitor dos Prazeres (1898-1966), cantor, compositor e pintor brasileiro, destacando sua influência na cultura popular da Pequena África. O elenco, composto por artistas sobre pernas de pau e músicos, inclui personagens históricos como Tia Ciata, Donga e Pixinguinha. Com direção de Ligia Veiga, a apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.

No fim de semana tem ainda grandes shows na Praia de Copacabana pelo TIM Music Rio. O destaque é para o domingo (26), com uma homenagem a Beth Carvalho às 17h, no posto 4. Diogo Nogueira comandará o show, acompanhado por Roberta Sá e Marvvila, com um repertório especial que celebra diversas fases da carreira da madrinha do samba, incluindo sucessos como “1800 colinas”, “Folhas Secas”, e “Vou Festejar”. Músicos que tocaram com Beth Carvalho, como Carlinhos Sete Cordas e Jorge Gomes, também participarão. Porém, no sábado (25), também tem show gratuito, com Marina Sena (17h) e Baco Exu do Blues (20h). A entrada é gratuita. Esses shows são ótimas opções e me fazem lembrar minha adolescência quando aconteciam muitas apresentações na democrática Copacabana. Muitas vezes vi Lulu Santos, Jorge Ben Jor, e outros artistas de peso. É o tipo de iniciativa que é a cara do Rio de Janeiro: praia, música e gratuidade.

Mundo Zira – Ziraldo Interativo, Camerada de Violões e feriadão

Por falar nisso, já no início da semana que bem, a Camerata de Violões será a principal atração do 2º Concerto Didático de 2024 da Escola de Música da Rocinha, que ocorrerá no dia 28 de maio, às 18h, com entrada franca no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo Delamare (Av. Niemeyer 776 – São Conrado). O evento será aberto pelo grupo Oitava Aumentada, formado por professores e monitores da escola, que apresentarão um repertório popular com arranjos eruditos. A Escola de Música da Rocinha, fundada em 1994, se dedica ao desenvolvimento social através da música, atendendo atualmente 400 alunos e oferecendo suporte especializado para alunos com deficiência intelectual.

Advertisement

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) continua encantando crianças e adultos com a mostra “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, que já atraiu mais de 150 mil visitantes e continua até 3 de junho com entrada gratuita. Em paralelo, no feriadão, estreia a mostra de cinema “Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema”, exibindo mais de 20 filmes entre 29 de maio e 30 de junho, com destaque para sessões nos dias 29 de maio e 1 de junho. Para complementar, o “CCBB na Roda” apresenta o “Samba das Mulheres” na área externa do CCBB RJ, com a cantora Maryzelia e participação especial de Marcelle Motta, no dia 29 de maio, às 17h. A entrada é gratuita e não necessita de ingressos, ou seja, é só chegar.

Ainda no feriado, vale chegar na região serrana, pois a Companhia Arteira realizará o 2º Festival de Histórias nos dias 01 e 02 de junho, das 17h às 19h, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo. O festival contará com nove contadores de histórias, incluindo Ilana Pogrebinschi, que narrarão causos e contos de Mestres e Mestras Populares da região utilizando “objetos de memória”. O evento busca preservar saberes tradicionais e incluirá uma conversa sobre oralidade e patrimônio imaterial, além de duas oficinas de contação de histórias para alunos da Rede Municipal de Ensino, incluindo vagas para alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Confira os eventos gratuitos do Rio como 'Ziraldo Interativo' e shows em Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Confira os eventos gratuitos do Rio como 'Ziraldo Interativo' e shows em Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui