O neurocientista Sidarta Ribeiro, referência pela descriminalização da maconha, vai receber a Medalha Pedro Ernesto, a maior comenda do município do Rio de Janeiro. A iniciativa é da vereadora Luciana Boiteux (Psol), que é presidente da Comissão Especial de Cannabis Medicinal. A parlamentar também entregará moções de louvor e reconhecimento a 11 associações e coletivos dedicados à garantia do direito à saúde, fomento às pesquisas, difusão de informações e democratização do acesso ao uso da cannabis medicinal.
Professor e um fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com títulos acadêmicos das universidades de Rockfeller e Duke, ambas dos Estados Unidos, Sidarta é uma referência na luta antiproibicionista no Brasil. As entidades homenageadas são: Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), Mama Flor, Abra Rio, Associação Humanitária Canábica do Brasil (AHC do Brasil), Coletivo Reparação Histórica Social e Acesso (RSHA), Abracannabis, Coletivo Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Coletivo Sustenta Cannabis, Volta Cannabis, Flor Quilombola e Associação Flor da Vida.
As homenagens vão acontecer às 18h30 no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano s/n, Cinelândia, Centro do Rio).