Símbolo da Tijuca, Praça Saens Peña completa 112 anos de história com mega comemoração

Festa no dia 13 de maio vai contar com programação que reúne de shows a serviços públicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tomada aérea da Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio (Foto: Foto: Pedro Teixeira)

Um dos espaços mais famosos da Zona Norte do Rio, a Praça Saens Peña, na Tijuca, completa 112 anos no próximo dia 13 de maio. Para celebrar a data, o local contará um dia inteiro dedicado à comemoração, com uma programação que inclui shows, atividades esportivas, entretenimento e diversos serviços para a população.

Ao todo serão mais de 10 horas de programação, e a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas circulem pelo evento. A festa começa às 8h e vai até às 22h e será organizada pela Prefeitura, Riotur e Associação Empresarial e de Moradores da Tijuca.

A Praça Saens Peña foi inaugurada em 30 de abril de 1911, em homenagem aos ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña, pai e filho, e desde então é considerada um polo cultural da capital fluminense.

A Praça Saens Peña é a praça mais importante da Tijuca e uma das mais importantes do Rio de Janeiro, é o coração do bairro. Essa festa vai demonstrar para a população o quanto ela é importante para a prefeitura e para os cariocas. Vai ser um dia para que o tijucano se orgulhe ainda mais. Vai ser uma festa muito bonita com vários órgãos da prefeitura e várias atividades culturais. Vai ser um dia memorável no coração do bairro”, ressalta Felipe Quintans, subprefeito da Grande Tijuca.

Advertisement

Quem for prestigiar o evento vai poder contar com atrações em diferentes espaços. Serão montadas tendas de serviços destinados à população. Estarão presentes no evento os seguintes órgãos públicos municipais: Secretaria da Mulher, com um bate papo com a secretária Joyce Trindade, já a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, vai montar uma feira de adoção de cães e gatos resgatados pelas equipes da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, por sua vez, coordenará atividades como jogos e aulas coletivas. A Comlurb vai disponibilizar informações sobre reciclagem.

O palco principal abre às 8h com um aulão de ginástica, às 9h a Banda da Guarda Municipal se apresenta e, em seguida, será partido o bolo em comemoração aos 112 anos da Praça. De 10h às 13h, o palco principal vai dar espaço às atrações: Projeto Raízes da Vila, Antonia Vilarinho e Babalakinas, Projeto Efeitos Vianna e Casa da Mulher Sambista. De 14h às 21h a produção fica a cargo do coletivo cultural Faz na Praça.

Quem abre a parte da tarde do palco principal é o DJ Pivete, em seguida: Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga: projeto ancestral que acontece na comunidade e celebra a cultura popular no bairro. São jovens oriundos da Formiga em produção de ativistas culturais da favela que mantêm vivo o festejo de Reis entre gerações. O Samba de Ponta: projeto de samba e cultura popular.

O Cordão da Tia Juca: Cordão Carnavalesco que homenageia compositores da Grande Tijuca. O grupo toca músicas de grandes nomes da região como Tim Maia, Jorge Ben e também de escolas de samba da região.

Trio Rapina: trio de forró com músicos oriundos da Tijuca ou com história na região. Os músicos também são membros de blocos de rua cariocas e se apresentaram por muitos anos em estações de metrô da Tijuca.

Izenzee: projeto solo do artista Victor Izenzee, vocalista das bandas Forfun e Braza. Nascido no Grajaú, o artista traz em suas letras de rap algumas menções ao ambientalismo e a força do Maciço da Tijuca e sua floresta.

Salgueiro Black Music: Baile Charme do Salgueiro, referência do black music no Rio de Janeiro. Iniciativa de moradores que valoriza a música de raiz negra e o soul na região, no movimento que foi dar origem para bases do funk e hip hip carioca.

Canários do Reino: bloco em homenagem ao Tim Maia, que leva em seu nome uma canção do artista. O bloco faz apresentações na Afonso Pena, onde há uma estátua do artista.

Já no espaço Coreto, o visitante vai contar com uma programação simultânea; de 9h às 11h serão realizadas disputas de xadrez, às 11h, o historiador Luíz Antônio Simas conta histórias do bairro. De 13h às 14h, um DJ comanda o palco Coreto, e de 14h às 16h, o Pelas Ruas da Tijuca apresenta uma roda de conversa com músicos e produtores culturais sobre a relação da música brasileira com o bairro da Tijuca.

A Praça Saens Pena é um ícone da cidade. Por isso, a Riotur fica extremamente feliz em poder contribuir para a realização desta justa comemoração. Trabalhamos sempre para que todas as áreas da cidade tenham seu potencial histórico e cultural ressaltados “, destaca Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Símbolo da Tijuca, Praça Saens Peña completa 112 anos de história com mega comemoração
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Símbolo da Tijuca, Praça Saens Peña completa 112 anos de história com mega comemoração
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal. É bom que aconteça esse evento e incrementar mais a participação dos moradores e o pessoal da Tijuca. Esses eventos deveriam ser mais frequentes, pois aos domingos a Praça Saens Peña fica deserta e abandonada. Precisamos animar mais os amigos e seus moradores posto que a cultura e a diversão dos tijucanos está um tanto esquecida. Há poucos lugares de lazer e incentivo à arte e de modo geral à cultura.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui