Simulador mostra como seria a destruição causada por uma bomba atômica no Rio de Janeiro 

Impacto da bomba causaria danos incalculáveis, assim como a morte de milhares de pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Rio de Janeiro já é uma cidade cheia de problemas, que imaginar os efeitos causados por uma bomba atômica não parece uma das coisas mais legais de se fazer. Dito isso, uma ferramenta no site NuclearSecrecy calcula qual seria o estrago causado por um dispositivo desse tipo em qualquer lugar do mundo. O desenvolvimento da arma de destruição em massa acarretou em seu lançamento, pelos Estados Unidos, sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, e deixou mais de 200 mil mortos.

O DIÁRIO DO RIO fez o teste para avaliar quais os danos que a explosão poderia causar na capital fluminense. Nas projeções foram usadas bombas de 20 kilotons. O armamento foi lançado a uma altura de 200 metros.

O lançamento da arma nuclear foi simulado na Central do Brasil, um dos trechos mais movimentados da cidade. A ferramenta calcula que cerca de 20 mil pessoas morreriam. Outras 9 mil ficariam feridas.

Após atingir o solo, a bomba provocaria uma bola de fogo com raio de 263 metros, vaporizando automaticamente qualquer coisa nesse perímetro. O prédio da Central do Brasil, assim como o Palácio Duque de Caxias, a Praça General Pedra e as estações de trem e metrô seriam completamente destruídos. Além disso, os danos provocados na Avenida Presidente Vargas também seriam incalculáveis.

A ferramenta também aponta que a maioria dos edifícios iriam desabar, e os que resistissem teriam lesões que comprometeriam suas estruturas. As chances de um incêndio começar em imóveis também são altas, e os edifícios danificados correm alto risco de espalhar as chamas, ampliando o raio de destruição.

A dose de radiação liberada após a detonação é outro problema que seria, provavelmente, fatal. Em cerca de 1 mês, segundo o teste, 15% de eventuais sobreviventes acabariam morrendo de câncer como resultado da exposição. Além das inúmeras queimaduras de 3º grau.

A plataforma ainda mostra que regiões centrais do Rio e seus entornos, como Gamboa, Saúde, Santo Cristo, Zona Portuária, Lapa, Catumbi, Santa Teresa, São Cristóvão, Rio Comprido,Maracanã e Laranjeiras, também seriam afetadas pelos efeitos da bomba.

Bom, melhor ficarmos apenas no campo do imaginário mesmo. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Simulador mostra como seria a destruição causada por uma bomba atômica no Rio de Janeiro 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui