A Cedae informou que o Sistema Acari, responsável pelo abastecimento de parte da Baixada Fluminense, opera com a menor vazão dos últimos cinco anos para o mês de fevereiro devido à falta de chuvas. Os mananciais do sistema registraram uma redução de 32% na captação, o que pode impactar o fornecimento de água caso a estiagem e as altas temperaturas persistam.
Apesar da queda no nível dos mananciais, o fornecimento de água para a região atendida pelo Sistema Acari segue mantido. No entanto, a Cedae alerta que, se a situação climática não melhorar, o abastecimento pode ser afetado. A companhia recomenda à população que economize água, adiando tarefas que demandem grande consumo.
O Sistema Acari responde por cerca de 5% da produção total de água tratada para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Enquanto isso, os demais sistemas produtores que abastecem a região – Guandu, Laranjal e Ribeirão das Lajes – seguem operando normalmente, garantindo a produção máxima das estações de tratamento.
Queda de vazão ou é a famosa “manobra” de fim de ano, para não deixar a zona sul dos hotéis sem agua?
Bom dia moro aqui na Rua cerrito CEP 21532230 nesta rua não cai água a mais de 20 dias. Não sabemos mais o que fazer. Uma pate da rua Açoriana sobe água. No entanto nesta rua não cai uma gota sequer. Idosos e pessoas doentes nas casas alguém pode nos ajudar.