Local de pesquisa e produção de conhecimento sobre arte, paisagismo, natureza e botânica, o Sítio Roberto Burle Marx completa um ano como Patrimônio Mundial, na próxima quarta-feira (27). O Sítio, localizado em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, reúne o mais completo acervo sobre a vida e a obra de Burle Marx, paisagista que criou o conceito de jardim tropical moderno. As informações são colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois.
Burle Marx, que completaria 113 anos em 4 de agosto, ganhará uma apresentação comemorativa do coral “Uma só voz”, no dia 6/08, às 10h30. No evento também será celebrado um ano do lugar como Patrimônio Mundial.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inscreveu, em 2021, o Sítio na categoria paisagem cultural, durante uma reunião realizada na China.
Os interessandos em conhecer o Sítio Roberto Burle Marx e prestigiar o evento devem fazer agendamento prévio. A entrada é gratuita para a apresentação do coral “Uma só voz”. A censura é livre.
O sítio está aberto à visitação de terça-feira a sábado (exceto feriados), às 9h30 e às 13h30. São feitas duas visitas diárias. Uma de manhã, às 9h30; e outra à tarde, às 13h30. A entrada custa R$ 10,00. O pagamento é aceito apenas em dinheiro. Maiores acima de 60 anos e estudante têm direito à meia entrada.
Crianças de até 5 anos, professores, acompanhantes de pessoas com deficiência, guias de turismo e moradores de Barra e Ilha de Guaratiba, que apresentarem a sua carteirinha de visitante especial, terão direito à gratuidade. Escolas da rede pública e grupos diversos, tais como ONGs, servidores do Ministério do Turismo, projetos sociais e outros, também podem ser beneficiadas com gratuidade, desde que seja solicitada previamente. Mais informações pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br
O Sítio Roberto Burle Marx fica na Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019, em Barra de Guaratiba.