São Cristóvão: É o bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Os Toldos do Pavilhão por Renato Balocco Dos tempos de bairro imperial, residência onde viveu por bom tempo a Família Real; até os dias atuais, algumas coisas mudaram. Mas o charme e a atenção que São Cristóvão ainda provoca na Cidade Maravilhosa o fazem uma jóia imperial até os tempos atuais.

 

O bairro atualmente começa a crescer no boom imobiliário, e renovar suas perspectivas. Tendo uma gama de atrações a oferecer para cariocas e turistas.

Advertisement

 

As atrações de São Cristóvão passam pelo futebol, pela cultura lúdica e popular, e até se voltam para as estrelas, sem falar da preciosidade de poder curtir um bom final de semana no parque caminhando e brincando com a família ao ar livre.

Bem, vamos começar por onde tudo começou, mais ou menos isso. Pela residência da Família Real, aquela vistosa casa símbolo da Quinta da Boa Vista, que hoje abriga o Museu Nacional, local que guarda excelentes coleções que contam a história do nosso país e de outros lugares do mundo, passando por exposições itinerantes, que tem naquela casa real, um livro aberto ao conhecimento.

 

Jogo de Bola por Helena Agora vamos a uma das grandes paixões do carioca, o futebol, é em São Cristóvão, mas precisamente na Barreira do Vasco que está o clube Vasco da Gama com sua grande estrutura esportiva, que além de ser mais um dos palcos esportivos da cidade, gerando muita emoção não só à torcedores cruz maltinoss, mas a todos nos cariocas, é um local onde outras práticas esportivas tem espaço.

 

São Cristóvão também é local da moda, ali inúmeras confecções têm sua sede, e de lá ditam a moda para suas lojas de grifes em famosas ruas cariocas e que levam o nome do Rio para o mundo.

 

O bairro imperial também é um bairro nordestino, é ali que os nordestinos tem o seu maior tempo cultural, a tradicional feira de São Cristóvão com toda a sua diversidade gastronômica e ritmo do Nordeste, é sensacional, que nunca foi a “Feira dos Paraibas” como é carinhosamente chamada pelos seus admiradores, não sabe o que está perdendo, é pura animação. Uma chance única de mergulhar em tudo o que o Nordeste tem a proporcionar, e melhor, aqui bem no coração carioca.

 

É em São Cristóvão que a natureza tem espaço, um programa para toda a família, que curte os animais e a aventura. E os animais selvagens encontram no bairro o espaço guardião, o ZooRio, ali principalmente as crianças irão encontrar os animais que só vêem normalmente em filmes ou na Tv; ri com as travessuras dos macacos, se espantar com os rugidos dos leões, e se divertir com as desengonçadas e enamoradas girafas.

 

Museu Nacional por Rodrigo SoldonNossa querida São Cristóvão também é cósmica, ou melhor um lugar para se observar os astros, as estrelas, o espaço sideral, ali, se encontra o Observatório Nacional, criado por D. Pedro I, e que funciona até os dias atuais, uma dica são os cursos de astronomia que o instituto promove.

 

Não poderia falar em São Cristóvão, sem falar na Quinta da Boa Vista com seus amplos gramados, espaço aberto para o povo carioca e turísticas, local onde as famílias podem se reunir, curtir um final de tarde ou bons passeios dominicais, lugar para praticar esporte, uma boa corrida, apreciar a natureza. E quem sabe, se sentir com D. João VI quando das ruas caminhadas pela antiga residência.

 

São Cristóvão é assim, cheia de atrações, e preparada para continuar por muitos séculos sendo uma dos locais mais pitorescos do Rio.

 

Fotos Os Toldos do Pavilhão por Renato Balocco

Jogo de Bola por Helena

Museu Nacional por Rodrigo Soldon

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp São Cristóvão: É o bairro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui