Sobrado da Cidade: o novo restaurante da Rua do Rosário, no Centro do Rio

O estabelecimento é repleto de história e cultura, desde o imóvel escolhido até os detalhes do espaço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Restaurante Sobrado da Cidade, que funciona num imóvel dos anos 1800 / Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (13/08), foi inaugurado o restaurante Sobrado da Cidade, novidade no Centro do Rio. Localizado na Rua do Rosário, o estabelecimento é repleto de história e cultura, desde o imóvel escolhido até os detalhes do espaço que tem, por exemplo, uma linha do tempo histórica.

Uma das proprietárias, Carla Teixeira, contou que quando viu o anúncio do imóvel na internet, ela e o marido se interessaram imediatamente e logo entraram em contato com o corretor. “Deu tudo certo! O casarão é incrível, tem um paredão de 20 metros de altura com pedras e óleo de baleia. O estado precisava de manutenção, mas foi um encanto e tivemos certeza que era para ser aquele espaço“, disse.

Paco do Ouvidor Sobrado da Cidade: o novo restaurante da Rua do Rosário, no Centro do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Ela contou que, quando saíram do prédio, estavam curiosos para saber a história do espaço e chamaram historiadores para pesquisar o que havia acontecido ali. A revista “Veja” afirmava que era a tesouraria do Império, mas a pesquisa histórica apontou que não, pois o prédio da tesouraria era o número 12 e o imóvel do restaurante não tinha a numeração.

Apesar de não ser a tesouraria, o imóvel sempre abrigou negócios de sucesso: “Ali já foi hotel, vários tipos de comércio… Nós nos preocupamos em contar para as pessoas a história do imóvel, contar o que foi aquele casarão que está lá há 157 anos“, disse Carla.

Advertisement

Pensando nisso, eles colocaram na entrada do prédio uma linha do tempo do casarão, contando a história e linkando com os acontecimentos da cidade do Rio.

A escolha da gastronomia do estabelecimento também foi inspirada nisso: “com tantas histórias, o ideal seria culinária brasileira“, disseram. Sob comando do chef Gabriel Ribeiro, o estabelecimento tem como destaques, barriga de porco, massas caseiras, cupim, canjiquinha, além dos doces.

O chef Gabriel se preocupa com o alimento, pensa em comida afetiva, usando o máximo do sabor que o alimento pode dar. A gente fala sempre que nossa comida tem tempero de cultura, porque respeita a história“, finalizou.

Para saber mais sobre o novo estabelecimento, basta acessar o Instagram do Sobrado da Cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sobrado da Cidade: o novo restaurante da Rua do Rosário, no Centro do Rio
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Ali nessa mesma rua tinha um restaurante de um senhor oriental, provavelmente japonês, que era muito bom, uma graça, minha namorada e eu gostávamos de almoçar lá sempre que estávamos na área. O senhor ficava na porta pra receber os clientes, sempre simpático. Acredito que devido à pandemia ele tenha fechado.
    Agora no local abriu outro self-service, porém não gostei da comida, não vale o preço que cobram. Não chega a ser de má qualidade, mas também não tem o mesmo cuidado no preparo, o cardápio é simples (comparado ao anterior) e algumas opções estavam mal feitas ou tiveram menos critério na escolha dos ingredientes.
    Não sei se o Sobrado da Cidade é vizinho dele, mas vou procurar pra poder experimentar também.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui