Sonia Rubinsky faz recital no Teatro Copacabana Palace em homenagem a Nelson Freire

A pianista Sonia Rubinsky se apresenta no dia 10 de abril, no Teatro Copacabana Palace, em recital único em homenagem a Nelson Freire, tocando o piano que pertenceu ao músico.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Lyodoh Kaneko

A premiada pianista Sonia Rubinsky realiza um recital único no dia 10 de abril, às 20h, no Teatro Copacabana Palace, em homenagem ao pianista Nelson Freire. A apresentação marca sua volta ao Rio de Janeiro e será feita com o piano que pertenceu ao artista mineiro, considerado um dos maiores nomes da música brasileira.

PUBLICIDADE

O recital integra a temporada da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com quem Rubinsky se apresenta dias depois em São Paulo, e é uma realização da Fundação Osesp, com apoio da Omnibees, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Connecting Dots, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

“A Osesp, que teve o privilégio de receber Nelson Freire em diversas ocasiões, sente-se honrada em prestar-lhe esta homenagem, possibilitando inclusive que o instrumento que o acompanhou por tantos anos seja ouvido publicamente neste recital. Sonia Rubinsky, uma das artistas convidadas de nossa temporada em São Paulo, foi a escolhida para levar esse tributo ao Rio de Janeiro, cidade que o mineiro Nelson escolheu como seu lar no Brasil”, declarou Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp.

“Estou muito ansiosa para este encontro com o público carioca. Voltar ao Brasil é sempre uma alegria. Estou ainda mais feliz por se tratar de um recital que homenageará o saudoso amigo e grande músico Nelson Freire, que sempre será lembrado como um dos maiores representantes de nossa música”, afirmou Sonia Rubinsky.

No programa da noite, a pianista apresenta um percurso musical que atravessa estilos e épocas, iniciando com a Sonata nº 4, K. 282, de Mozart, e a Sonata nº 30, Op. 109, de Beethoven, escrita em sua fase tardia. Em seguida, Rubinsky interpreta Children’s Corner, suíte em seis movimentos de Claude Debussy, dedicada à filha do compositor, e uma seleção de Carnaval das Crianças, de Heitor Villa-Lobos, influenciado diretamente por Debussy. O recital se encerra com Liebesleid, de Fritz Kreisler, em transcrição para piano solo de Rachmaninov.

Sonia Rubinsky, radicada em Paris, tem trajetória marcada por apresentações em salas de prestígio como o Carnegie Hall, Alice Tully Hall, Sala São Paulo e o Theatro Municipal de São Paulo. Vencedora do Grammy Latino, a pianista já gravou obras de Bach, Debussy, Messiaen, Scarlatti, Mozart, Mendelssohn, Rachmaninov e a integral da obra para piano de Villa-Lobos. Desde 2011, é artista residente do Aldwell Center e do Jerusalem Music Center.

Serviço:
Recital de Sonia Rubinsky
10 de abril, quinta-feira, às 20h
Teatro Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702, Copacabana
Ingressos: de R$ 100 a R$ 300
Venda online: Sympla
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 332 lugares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Sonia Rubinsky faz recital no Teatro Copacabana Palace em homenagem a Nelson Freireddr newsletter Sonia Rubinsky faz recital no Teatro Copacabana Palace em homenagem a Nelson Freire
lapa dos mercadores 2024 Sonia Rubinsky faz recital no Teatro Copacabana Palace em homenagem a Nelson Freire

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui