Sorriso Eterno: Grande Otelo é homenageado em muro da SuperVia, no Méier

A obra destaca não apenas a genialidade do ator e compositor, mas também exalta o sorriso de Grande Otelo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No coração da Zona Norte da Rio, na estação Silva Freire da SuperVia, no Méier, foi dedicado um tributo à Grande Otelo, um dos ícones da atuação nacional no século XX. A pintura, cuidadosamente elaborada no muro da escada, é uma expressão artística concebida pelo grupo NegroMuro, com autoria do renomado muralista Cazé Arte. A obra destaca não apenas a genialidade do ator e compositor, mas também exalta o sorriso de Grande Otelo como a personificação da esperança e alegria autênticas do povo, persistindo na luta diária em busca de seus sonhos.

Pedro Rajão, em colaboração com Rhuan Gonçalves e Karolyne Duarte, conduziu a pesquisa e produção da pintura, dando vida ao projeto que celebra a rica contribuição de Grande Otelo à cultura brasileira. A escolha da estação Silva Freire para a homenagem foi motivada pela profunda relação que o artista mineiro mantinha com o local. Durante as filmagens de “Rio, Zona Norte” em 1957, a estação serviu como cenário, onde Otelo interpretou o protagonista Espírito de Luz, um artista popular à beira da morte que relembra sua vida para preservar seus sambas.

O filme foi reconhecido em 2015 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, solidificando a importância do legado de Otelo na história cinematográfica do país. Este é o segundo mural de homenagem a artistas brasileiros inaugurado pela concessionária, sendo que em 2023 a estação de Bonsucesso, também na Zona Norte, recebeu uma pintura em celebração a Gilberto Gil.

A obra está na fase final de execução, e a expectativa é que seja oficialmente inaugurada na próxima semana, oferecendo à população do Grande Méier e aos admiradores de Grande Otelo uma oportunidade de apreciar a expressão artística.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Sebastião Bernardes de Souza Prata, conhecido artisticamente como Grande Otelo, nasceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em 1915. Acumulou as funções de ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro. Reconhecido por sua versatilidade, Grande Otelo brilhou nos cassinos cariocas e no teatro de revista, além de marcar presença em filmes brasileiros de sucesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sorriso Eterno: Grande Otelo é homenageado em muro da SuperVia, no Méier

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui