Sotaque Carioca é o oficial do Brasil

Arpoando o Sol por Mathieu Bertrand Struck

Todo mundo gosta de dizer que não tem sotaque, quem tem são os outros! Mas algum tem de ser o oficial, não é? Pois bem, é o nosso X, cantado, o carioca que tem o sotaque oficial do Brasil. De acordo com um leitor do Diário do Rio, Marco Antônio, a a escolha do português falado no Rio de Janeiro como padrão nacional foi feita em dois Congressos Nacionais: o de Língua Cantada, organizado em 1937 por Mário de Andrade e o de Língua Falada no Teatro, realizado em Salvador em 1956.

E Marco Antonio, conclui, se quiserem modificar, que façam novos congressos!

Provas??? Então leia o artigo abaixo!

A SUPOSTA SUPREMACIA DA FALA CARIOCA: UMA QUESTÃO DE NORMA

Angela Marina Bravin dos Santos (UFRJ)

INTRODUÇÃO

É lugar comum no meio acadêmico, quer entre historiadores quer entre gramáticos e lingüistas, a idéia de que a fala carioca se sobrepõe aos outros falares, o que lhe confere um suposto “status” de modelo a ser seguido. A influência do falar carioca já era sentida, segundo o historiador Alencastro (1997:34), bem antes do advento dos meios de comunicação:

Bem longe do advento do rádio e muito antes ainda da televisão, os habitantes do Rio já influenciavam a fala dos habitantes das outras províncias.(ALENCASTRO, 1977:34).

Ainda sob o olhar de historiadores, parece que tal “status” se confirmou em dois Congressos Nacionais: o de Língua Cantada, organizado em 1937 por Mário de Andrade e o de Língua Falada no Teatro, realizado em Salvador em 1956:

Carvalho e Melo e Silva Lisboa afirmavam com intuição, uma verdade que veio a ser confirmada por dois Congressos Nacionais de Língua Cantada , de ser a do Rio de Janeiro a pronúncia padrão do Brasil.

(RODRIGUES, 1986:48)

Sob a ótica de alguns estudiosos da língua, como  Révah, a história não era diferente: “ Para as referências à língua comum do Brasil, utilizaremos antes de tudo o falar do Rio de Janeiro” (RÉVAH, 1958:2).  Révah seguia, provavelmente, os caminhos abertos pelos congressistas de 1937 e 1956 que, por considerarem necessária uma pronúncia unificada ou padronizada no teatro,  resolvem escolher a fala carioca  como a língua-padrão do teatro, da declamação e do canto eruditos do Brasil, ainda que reconhecessem como características das  línguas “a pluralidade de maneiras de falar, as variações fonéticas”.[1]

Conforme Leite & Callou, buscou-se nesses Congressos o estabelecimento de normas de âmbito generalista que, de um lado, representassem o ideal lingüístico da comunidade brasileira como um todo e de outro, não fizessem com que se corresse o risco de chegar a uma média que não correspondesse  a nenhuma das variedades faladas no Brasil, no passado ou no presente.” (LEITE & CALLOU, 2002:10-11)

As questões que se colocam são:

1) o falar carioca representa o ideal lingüístico da comunidade brasileira como um todo?

2) pode-se tomar o falar carioca como a média  que corresponde às variedades faladas no Brasil?

3) o caráter de pronúncia padrão do português do Rio de Janeiro existe de fato ?

4) há argumentos lingüísticos e extralingüísticos que justifiquem a escolha de um  determinado  dialeto como padrão?

Não se podem obter respostas para tais perguntas sem levar em conta os diferentes conceitos de norma lingüística: de um lado, a idéia de que norma e classe social se inter-relacionam; de outro, impõe-se a visão de que, lingüisticamente, não existe um falar melhor que o outro. Se faz necessário também buscarmos uma definição de língua padrão.

NORMA E LÍNGUA PADRÃO

Mattoso Câmara[2] define norma como o “conjunto de hábitos lingüísticos vigentes no lugar ou na classe social mais prestigiosa no País”. Note-se que o caráter social de prestígio é o que determina, conseqüentemente, o prestígio de determinado dialeto, transformando-o em modelo lingüístico de uma comunidade, ou seja, na língua padrão, que segundo Cunha e Cintra é, dentre as variedades de um idioma, a mais prestigiosa:

A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal lingüístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação.  (CUNHA & CINTRA, 1985: 3)

Assim, tomando por base o conceito de norma, postulado por Mattoso Câmara, as respostas às perguntas acima seriam positivas, já que, afinal de contas, no princípio, o Rio era a Corte e, por isso, um lugar com ares europeizados, portanto, de prestígio, conforme se observa no texto de Alencastro:

A corte, as embaixadas estrangeiras, o comércio marítimo, as escalas contínuas de viajantes que cruzam o Atlântico Sul, a chegada de profissionais europeus, engendram no Rio de Janeiro um mercado de hábitos de consumo relativamente europeizados(…) Novidades nacionais e estrangeiras recebiam a aprovação da sociedade e da imprensa da corte__transformando-se em moda imperial__, e daí irradiavam para o resto do país. (ALENCASTRO,1977:37- 51)

E é na Corte que a relação dominador/dominado se estabelece de maneira mais incisiva, já que as ordens vinham da elite portuguesa e não de qualquer dono de terra. Por isso, deduz-se que assimilar a fala dos donos do poder significava alcançar prestígio..

Perseguindo dados que comprovem o prestígio do Rio de Janeiro, podemos argumentar, ainda, que, além de ter sido Corte, o Rio apresenta a menor taxa de analfabetismo entre as 12 maiores capitais do país. É aqui também que se constata um expressivo número de pessoas com nível superior. No tocante aos aspectos social e econômico, a Cidade Maravilhosa reúne bairros com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), destacando-se a Lagoa, cujo “IDH, de 0,902, é semelhante ao da Itália”.( O Globo, 24/03/2001).

Se partirmos da definição de língua padrão postulada por Celso Cunha e Cintra, chegaremos também a respostas positivas. Entretanto, essa mesma definição nos leva a pressupor que o falar carioca não poderia ser tomado como modelo, uma vez que a “ponderável força contrária à variação” é minada pelo caráter extremamente heterogêneo do “ linguajar carioca”,  que, provavelmente,  já no final do século XIX, era marcado por quatro resultantes: a) um falar de prestígio; b) um falar de caráter mais popular; c) um falar rural e d) um falar oriundo da confluência entre os habitantes das regiões rurais e das regiões centrais. (CALLOU & AVELAR,2002:103)

NORMA : o que é comum

A heterogeneidade do falar Rio de Janeiro ilustra-se nas diferentes realizações do S implosivo, verificadas por MARQUES & CALLOU (1977) e da vibrante, investigada só por CALLOU (1985): vimos que há 6 variantes para cada variável. Temos de convir que existe muita variação para a escolha de uma pronúncia padrão. A propósito, pergunta-se: em relação ao S implosivo, qual seria a pronúncia ideal: a palatal, marca registrada do carioca (NASCENTES, 1953: 52), ou a alveolar, variante considerada padrão e mais freqüente em outras regiões? E o que dizer das linguodentais: prevalecerão as realizações do /d/ e /t/ diante de /i/, ou seja, as africadas, consideradas por Nascentes (1953) como características do nosso linguajar?

A resposta está no artigo de Révah, em que o autor discute a evolução da pronúncia do português, tendo por base as determinações do Congresso de 1956:

Trata-se de fatos muito generalizados, mesmo na linguagem das classes superiores da sociedade, mas também de fatos que a língua padrão, que o Congresso tem por missão definir, terá tendência a rejeitar, como prejudiciais à boa feição da língua:

1)ditongação de vogais acentuadas antes do s final: rapáys de rapaz, déys de dez(…) Encontram-se também variantes onde a consoante final é uma chiantes.

2)a palatalização (em graus diversos) das consoantes t, d, l, diante de i. (RÉVAH, 1958:9)

A julgar por tais palavras, parece que a palatal e a africada, realizações comuns no português carioca, ficaram de fora da “boa feição da língua”, o que nos faz elaborar outra pergunta: que norma de pronúncia padrão é essa que exclui realizações fonéticas características da cidade do Rio de Janeiro?

Com base nesses argumentos, às perguntas elaboradas inicialmente seriam atribuídas respostas negativas, já que os conceitos de norma e língua padrão apresentados não dão conta do caráter extremamente heterogêneo do falar carioca.  O conceito de norma que talvez resolva a questão vem de Coseriu (1980). Argumenta o autor que a norma da língua contém tudo o que é comum e constante, não existindo uma variedade de determinada língua superior a outra; é apenas igual ou diferente. Assim, diferentes normas podem variar no seio de uma comunidade idiomática sem estar atreladas a julgamentos de valor. (CUNHA, 1985)

Deduz-se, pois, que, sob a ótica coseriana, não há justificativa para tomarmos a fala carioca como o ideal. MAS a suposta supremacia existe. Até professores de Língua Portuguesa, extremamente conservadores no que tange à norma culta, como  Pasquale Cipro Neto, a reconhece. Diz ele:  “ Acho que no cômputo geral, o carioca é o que se expressa melhor sob a ótica da norma culta.” (VEJA de 10.09.97). O que, provavelmente, o referido mestre não sabe é que a escolha de um dialeto como modelo lingüístico de uma comunidade é fenômeno próprio das línguas de cultura. Isso não significa que, lingüisticamente, o dialeto escolhido seja superior ou mais importante. Se a escolha recai sobre falares de uma classe ou lugar considerados prestigiosos é porque fatores  extralingüísticos influenciam a opção pelo uso de uma determinada  variedade.

A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS

Rosenblat (1967), referindo-se aos critérios de correção lingüística, mostra que a expansão de fenômenos lingüísticos faz parte da história milenar das línguas, embora anteriormente ocorresse de maneira menos intensa e vertiginosa.  Segundo o autor, uma cidade, sobretudo as capitais ou grandes centros regionais, ganha prestígio, transformando-se em foco de expansão lingüística graças a um jornal, a uma universidade ou a uma emissora de rádio e televisão. Para o autor, a padronização de um modelo impõe-se pela necessidade de a comunidade lingüística atingir, principalmente no ensino, uma norma abstrata e idealizada.

Sem dúvida nenhuma, o Rio irradia cultura. Não nos esqueçamos de que não só as primeiras Universidades brasileiras surgiram na Sede do Império como aí se deu o início da imprensa, cujo discurso se pautava na linguagem mais apurada da Corte (ALENCASTRO, 1977), lugar preferido também pelos grandes escritores brasileiros: “ Todos os grandes escritores brasileiros moravam na corte” (MACHADO DE ASSIS, apud  ALENCASTRO, 1977: 35). Nos aspectos sócio-econômicos, alguns já mencionados anteriormente, o Rio constituiu-se no principal centro econômico, uma vez que a Baía de Guanabara se tornou a porta de entrada de diferentes produtos e de pessoas oriundas de outras regiões, intensificando-se aqui não só o intercâmbio lingüístico mas  o processo de mobilidade social.

Estima-se que 15 mil portugueses aqui aportaram (CALLOU e AVELAR, 2002). Eram integrantes da classe dirigente. No início, concentraram-se nas freguesias da Candelária e de São José, espaço que hoje faz parte do Centro ( Rua dos Inválidos, Rua do Lavradio, Rua do Resende), Glória e Catete. Nas freguesias de Santa Rita e Santana, atuais Saúde, Santo Cristo e Gamboa, fixaram moradia pessoas de baixa renda, entre escravos de ganho e trabalhadores livres.  A cidade expande-se em conseqüência da intensificação das relações sócio-econômicas nessas freguesias. A classe mais abastada procura outras localidades em direção, principalmente, à orla marítima. Os indivíduos menos favorecidos buscam moradia nas Zonas Norte e Oeste.

Até parece que os congressistas de 1937 e 1956 sustentaram seus argumentos com base nas declarações de Rosenblat Apesar de não se pautarem em critérios científicos rígidos, talvez porque a época não permitisse, os seguidores de Mário de Andrade intuíam que, subjacente à escolha de um dialeto padrão, pairam fatores de ordem sócio-econômica e cultural. Mas não se impõe um modelo lingüístico por decreto. O que se fez foi apenas confirmar uma realidade que é conseqüência do próprio desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Rio de Janeiro, cujo falar, como qualquer outro, possui características lingüísticas próprias.

Na verdade, o que existe é uma tentativa de padronizar a pronúncia brasileira, eliminando-se qualquer vestígio de regionalismo. Se escolheram o português carioca como modelo é mais por questões sócio-históricas que lingüísticas. Subjazem à escolha resquícios de uma sociedade carioca moldada pela relação senhor/escravo, em que o poder estava em jogo. Quando o poder entra em jogo, vence o modelo lingüístico do dominador. Provavelmente, se outra cidade do Brasil tivesse passado pelas circunstâncias que o Rio passou, não seria o português carioca o escolhido, mas a fala dessa hipotética região.

CONCLUSÃO

Por mais que tentemos argumentar contra a idéia de que o falar carioca não deva ser considerado o modelo lingüístico brasileiro, uma vez que, lingüisticamente, não há um dialeto superior, não se pode negar a importância dos fatores extralingüísticos para os fenômenos da linguagem, os quais justificam a escolha.  E um dos conceitos que a explica é o de NORMA, não na visão coseriana, mas na que sustenta a suposição de que, em uma língua, há sempre uma variedade de prestígio falada por uma elite, também de prestígio.

O suposto modelo de fala da cidade do Rio de Janeiro não reflete a realidade lingüística de seus habitantes. Trata-se de uma abstração. O que ocorre é a neutralização dos regionalismos, resultando em uma busca de um padrão idealizado, SUPÕE-SE, de base carioca.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALENCASTRO,  L.F. (org) (1977). História da vida privada no Brasil. V. 2 São Paulo, Companhia das Letras.

CALLOU, D. & MARQUES, M . H (1975). O –S implosivo na linguagem do Rio de Janeiro. In: Littera: revista para professor de português e de literaturas de língua portuguesa VOL. V: Rio de Janeiro, Grifo 9-137.

CALLOU, D. (1987) Variação e distribuição da vibrante na fala urbana culta do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, PROED – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CALLOU, D. (2002). Da história social à história lingüística: o Rio de Janeiro no século XIX. In: ALKMIM, Tânia Maria (org.) Para a história do português brasileiro. VOL. III: Novos estudos Humanitas/FFLCH/USP 281-292.

CALLOU, D & AVELAR, J. (2002). Subsídios para uma história do falar    carioca: mobilidade social no Rio de Janeiro do século XIX. In: Para a história do português brasileiro. VOL. IV. Notícias de corpora e outros estudos. Rio de janeiro, UFRJ/LETRAS, FAPERJ: 95-112.

CAMARA, Mattoso. Dicionário de filologia e gramática. Rio de Janeiro, Jozon Editor.

COSERIU, Eugenio. (1980). Lições de lingüística geral. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico.

CUNHA, Celso & CINTRA, L. (1985). Nova Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

LEITE, Y & CALLOU, D. (2002). Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro, Zahar Editor.

RÉVAH, I.S. (1958). A evolução da pronúncia em Portugal e no Brasil do século XVI aos nossos dias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA FALADA NO TEATRO, 1o Salvador, 1956. Anais. Rio de Janeiro, MEC.

RODRIGUES, J. H. (1986). História viva: São Paulo, Global Universitária.

ROSENBLAT, Angel. (1967). El critério de correccion lingüística. Unidad o pluralidad de normas em el espanol de Espana y América. In: EL SIMPOSIO DE BLOOMINGTON, Bogota, Instituto Caro y Cuervo.


[1] In: Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Língua Falada no Teatro (1958:129)

[2] Dicionário de Filologia e Gramática (s/data), p.281.

Foto: Arpoando o Sol por Mathieu Bertrand Struck

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire9035 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

0 Comentários

  • Carlos Henrique Xavier Endo Reply

    24 de novembro de 2015 at 20:47

    Muito bem, mas as emissoras de rádio e de televisão obrigam os repórteres e apresentadores a encobrir o sotaque carioca, devido à rejeição por outros brasileiros. O mesmo acontece com os sotaques do Nordeste. Já o sotaque paulista é veiculado sem alterações. Pela defesa dos falares regionais na mídia brasileira!

  • Carlos Henrique Xavier Endo Reply

    24 de novembro de 2015 at 20:44

    Roceiro de merda! Vá se enfiar na lama da tua terra e morra, matuto do caralho!

  • Alex Oliveira Reply

    7 de julho de 2015 at 09:55

    Enfia o teu lixo contigo.

  • Alessandro Peixoto Nascimento Reply

    28 de Abril de 2015 at 06:04

    CARIOCA LIXO SOTAQUE DE MERDA kkkkk

  • Alessandro Peixoto Nascimento Reply

    28 de Abril de 2015 at 06:04

    CARIOCA LIXO SOTAQUE DE MERDA kkkkk

  • Vanderlei Silva Reply

    14 de junho de 2013 at 03:57

    e outra carioca de verdada é o da favela, os cariocas "brancos" são tudo otarios parem de ionvejar os paulistas, e cuidem desse cidade que não representa nada, só na mente da rede Globo, fui seus otarios

  • Vanderlei Silva Reply

    14 de junho de 2013 at 03:57

    e outra carioca de verdada é o da favela, os cariocas "brancos" são tudo otarios parem de ionvejar os paulistas, e cuidem desse cidade que não representa nada, só na mente da rede Globo, fui seus otarios

  • Vanderlei Silva Reply

    14 de junho de 2013 at 03:55

    Cara na boa , Rio de Janeiro só tem favela, Não tem porra nenhuma ai, só a globo e uns eletista de merda, Sotaque oficial é o caralho. Só no mundo da rede Globo isso é verdade.
    Só se fala igual a xuxa com X no final só no rio de janeiro no resto do bRASIL NINGUÉM FALA CARIOQUES, quanta besteira quanta merda. Rio de janeiro acorda 90% de favela e de criminalidade chega a ser mais vergonha do Brasil, Cidade Nojeta esconde os Negros e na novela coloca os brancos.
    Cara não li essa merda e nem vou ler, Rio de janeiro é a cidade com maior favela do Brasil é só favela ai, e só tem os pontos TURISTICOS QUE SEVE APENAS PARA OS GRINGOS OS CARIOCAS DE VERDADE VÃO PARA O PSINÃO vergonha.

    Quem fez essa matéria nunca saiu de casa, na boa cara vsfuder, puta que pariu é tanta merda que eu tenho que ler.

    desculpe o palavrão, mas é osso esses eletista de merda escrevendo bobagem pois sabem qque tem trouxas que vão acreditar, REDE GLOBO MASON ELETISTA DE MERDA, QUERIA VER COLOCAR PAULISTA PRA IMITAR CARIOCA SE ELES IAM GOSTAR, IGUAL A NOVELA NORDESTINA DELES QUE ELES COLOCAM ATOR CARIOCA PRA IMITAR OS NORDESTINOS.

    não gostou dane se, manda esse imbecil que escreveu isso sair de casa e não ficar do rio para paris ok.

  • Vanderlei Silva Reply

    14 de junho de 2013 at 03:55

    Cara na boa , Rio de Janeiro só tem favela, Não tem porra nenhuma ai, só a globo e uns eletista de merda, Sotaque oficial é o caralho. Só no mundo da rede Globo isso é verdade.
    Só se fala igual a xuxa com X no final só no rio de janeiro no resto do bRASIL NINGUÉM FALA CARIOQUES, quanta besteira quanta merda. Rio de janeiro acorda 90% de favela e de criminalidade chega a ser mais vergonha do Brasil, Cidade Nojeta esconde os Negros e na novela coloca os brancos.
    Cara não li essa merda e nem vou ler, Rio de janeiro é a cidade com maior favela do Brasil é só favela ai, e só tem os pontos TURISTICOS QUE SEVE APENAS PARA OS GRINGOS OS CARIOCAS DE VERDADE VÃO PARA O PSINÃO vergonha.

    Quem fez essa matéria nunca saiu de casa, na boa cara vsfuder, puta que pariu é tanta merda que eu tenho que ler.

    desculpe o palavrão, mas é osso esses eletista de merda escrevendo bobagem pois sabem qque tem trouxas que vão acreditar, REDE GLOBO MASON ELETISTA DE MERDA, QUERIA VER COLOCAR PAULISTA PRA IMITAR CARIOCA SE ELES IAM GOSTAR, IGUAL A NOVELA NORDESTINA DELES QUE ELES COLOCAM ATOR CARIOCA PRA IMITAR OS NORDESTINOS.

    não gostou dane se, manda esse imbecil que escreveu isso sair de casa e não ficar do rio para paris ok.

  • Jean Carlo Nascimento Reply

    13 de junho de 2013 at 06:18

    Convenhamos que o mundo mudou BASTANTE em quase um século.

  • Jean Carlo Nascimento Reply

    13 de junho de 2013 at 06:18

    Convenhamos que o mundo mudou BASTANTE em quase um século.

  • Jean Carlo Nascimento Reply

    13 de junho de 2013 at 06:17

    Ainda bem que o Paraná não possui sotaque, apenas falamos os fonemas como eles foram escritos e conjugamos os verbos como devem ser. Nada de bixxxxcoito ou leiti.

  • Jean Carlo Nascimento Reply

    13 de junho de 2013 at 06:17

    Ainda bem que o Paraná não possui sotaque, apenas falamos os fonemas como eles foram escritos e conjugamos os verbos como devem ser. Nada de bixxxxcoito ou leiti.

  • Wag Ner Maz Zoni Reply

    10 de junho de 2013 at 17:48

    Parabéns….!!!

  • Gabriel De Andrade Ribeiro Reply

    18 de Maio de 2013 at 02:29

    Sou do sul fluminense, sotaque influenciado pela minha mae (mineira) e da familia de meu pai (carioca). Desde que mudei para SP, nunca gostei tanto de ter pelo menos um pouco desse sotaque que chama tanta atencao! Podem falar mal, mas adoram perguntar sempre que me escutam: Vc é carioca né!? e comecam as perguntas com os olhos brilhando da cidade maravilhosa e do que esperar dela. Querendo ou nao, o Rio continua lindo.

  • Gabriel De Andrade Ribeiro Reply

    18 de Maio de 2013 at 02:29

    Sou do sul fluminense, sotaque influenciado pela minha mae (mineira) e da familia de meu pai (carioca). Desde que mudei para SP, nunca gostei tanto de ter pelo menos um pouco desse sotaque que chama tanta atencao! Podem falar mal, mas adoram perguntar sempre que me escutam: Vc é carioca né!? e comecam as perguntas com os olhos brilhando da cidade maravilhosa e do que esperar dela. Querendo ou nao, o Rio continua lindo.

  • Carol Borges Reply

    16 de Maio de 2013 at 11:21

    Luis Eduardo, cof cof f3

  • Jéssica Berbat Reply

    16 de Maio de 2013 at 03:42

    Bruna Moreira e Renata Mota, sem mais! UHSUASHUH

    • Bruna Moreira Reply

      16 de Maio de 2013 at 03:44

      CREMDEUSPAI CREEEEEEEEEEEEEEDO

    • Bruna Moreira Reply

      16 de Maio de 2013 at 03:45

      MEEEU, OLHEM ISSO E CHOREM COMIGO Gabriel da Costa Jenifer Stéfani Dayenne Brandão

    • Jenifer Stéfani Reply

      16 de Maio de 2013 at 03:47

      Era só oq faltava ushuahsuah

    • Gabriel da Costa Reply

      16 de Maio de 2013 at 08:07

      que ixxxxu bixxxxxxu

  • Lucas Lemos Reply

    16 de Maio de 2013 at 03:27

    Marina Tezzaro e Mariana Tezzaro, morram de inveja kkkk

    • Marina Tezzaro Reply

      17 de Maio de 2013 at 02:09

      tudo migué Lucas u.u

    • Marina Tezzaro Reply

      17 de Maio de 2013 at 02:09

      tudo migué Lucas u.u

  • Johnny Andrade Reply

    13 de Maio de 2013 at 00:44

    Não abriria mão do meu sotaque pernambucano, para falar sotaques paulistas, inclusive dos fluminenses. Meu 'r' fechado e meu 't' mais forte, são uma característica bem marcante. Em tomar isso como padrão? Pode validar dentro do RJ, mas não aqui, onde vivo.

  • Jaqueline Cabral Reply

    1 de Maio de 2013 at 20:22

    Preconceito linguístico, simples assim.

  • Rafael Harus Reply

    25 de Abril de 2013 at 16:33

    Existe vida fora do Rio de Janeiro? Chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  • Leonardo Gomes de Carvalho Reply

    25 de Abril de 2013 at 14:44

    Recalque é foda… Sou Carioca mermoooo e com muito orgulho

    Ai pra Galera do Recalque:

    Ser carioca é demais…

    Ser carioca

    É duro admitir mas ser carioca é falar sem medir consequências. É dizer “vem” e se assustar com o tocar da campainha.

    Ser carioca é não ter hora de ir pra praia nem ter hora pra sair de lá. É de repente nem aparecer. É a cultura da espontaneidade que só quem é, sabe. Só quem mora no Rio, entende. É mudar de opinião, mudar de atitude ao sentir vontade. Desejo, logo faço. Não quero, tudo bem.

    É ser sincera ao falar e verdadeiro ao omitir. É viver sem obrigações. Ser responsável com o seu querer.

    Me desculpem os paulistas, mas ser carioca é ser natural. É confiar nos próprios instintos.

    É encontrar com celebridade na rua e virar o rosto para olhar o pôr-do-sol. É ser blasé com a própria rotina. É sorrir para o surreal.

    É sair para a night de havaianas e cabelo molhado. Ir para o shopping como quem muda de cômodo. É fazer de tudo uma ida à esquina. É ver o inédito como óbvio. É dizer sim sem balançar a cabeça e depois virar pro lado e dizer: “Ahn?”

    Ser carioca é voltar pra casa depois de trabalhar e olhar a paisagem verde. É dormir até tarde sem pressa de viver. Porque a vida está lá fora. A natureza é aqui. Sem pressa, sem compromisso. É apenas sentir.

    É gostar de roda de samba na esquina. Sem clube nem turma. É ser amigo do estranho. É ver corpos bonitos passar e poder contemplar a beleza de ser e de estar.

    É viver na cidade maravilhosa e não se orgulhar de monumentos. É sorrir para qualquer mendigo na rua. É conhecer barulho de fuzil, ter medo mas não se afligir.

    Ser carioca é se permitir.

    https://diariodorio.com/o-que-ser-carioca-2/

  • Cinara Falcão Reply

    23 de Abril de 2013 at 02:11

    Sinto-me enojada com a pobreza de pensamento e argumentação desse povo… "recalcados querendo ser cariocas em 3.2.1" ¬¬ Onde está o orgulho ou a grandiosidade disso? O Brasil sendo um país tão heterogêneo!!! Tenho vergonha dessa falta de aceitação entre as diversidades regionais…
    Foooooda-se a norma, os brasileiros vão continuar falando de acordo com a sua regionalidade e os estrangeiros vão continuar falando espanhol achando que é português… e aí? Onde fica o orgulho dessa norma extremamente desnecessária?

  • Julio Cozini Reply

    22 de Abril de 2013 at 23:41

    Ae… "zoa" agora Sres Adson Feltrin e Rogerio Becil… Sr Vanessa Leonel e todos os outros que ficam me gastando…. rsrsrsrsrsr…. eu falo a língua oficial…. kkkkkkkkk

  • Edson Feltrin Reply

    22 de Abril de 2013 at 22:24

    O próximo passo é escolher o Funk como música popular brasileira ….

  • Rodrigo Xavier Reply

    22 de Abril de 2013 at 21:06

    Gente, leve em consideração que nem todo carioca é retardado.
    Não generalizem uma cidade pelos comentários e a matéria demente que vocês acabaram de ler.
    Isso é coisa de gente complexada, pessoas que não estão seguras de sua relevância e nem da relevância da própria cidade.
    Os cariocas, em geral, pessoas muito amáveis que não têm nada a ver com xenofobia.
    A maior prova que não se deve levar em consideração o que os complexados escrevem é o quanto eles não sabem, de fato, escrever.
    Abraços

    • Lubiana de Oliveira Reply

      22 de Abril de 2013 at 21:57

      Coisa dificil de se escolher tratando-se do nosso país multicultural, mas…tá bom então!

    • Naninha Belinha Reply

      27 de Abril de 2013 at 01:59

      Mim add ai rodrigo eu nao estou conseguindo .

  • Rodrigo Xavier Reply

    22 de Abril de 2013 at 21:06

    Gente, leve em consideração que nem todo carioca é retardado.
    Não generalizem uma cidade pelos comentários e a matéria demente que vocês acabaram de ler.
    Isso é coisa de gente complexada, pessoas que não estão seguras de sua relevância e nem da relevância da própria cidade.
    Os cariocas, em geral, pessoas muito amáveis que não têm nada a ver com xenofobia.
    A maior prova que não se deve levar em consideração o que os complexados escrevem é o quanto eles não sabem, de fato, escrever.
    Abraços

  • Daniel Guimarães Reply

    22 de Abril de 2013 at 20:30

    De fato, falar o S com som de X faz parte da norma culta da língua portuguesa…

  • Esdras Caleb Oliveira Silva Reply

    22 de Abril de 2013 at 20:11

    So tem um pequeno problema o sotaque Carioca de 1960 era BEEEEM diferente do sotaque carioca de hoje. Que inclusive iria soar como vocabulario chulo para época. Provas? ouça as gravações de radio da época…

  • Esdras Caleb Oliveira Silva Reply

    22 de Abril de 2013 at 20:11

    So tem um pequeno problema o sotaque Carioca de 1960 era BEEEEM diferente do sotaque carioca de hoje. Que inclusive iria soar como vocabulario chulo para época. Provas? ouça as gravações de radio da época…

  • Jaderson Romanholi Burato Reply

    22 de Abril de 2013 at 20:06

    Eu acho isso uma perda de tempo. O Brasil é tão rico culturalmente para ficar preso a um padrão. Cuidado com isso porque podem surgir outras "Mayaras Petruso". Vou continuar a falar mineirim …

    • Eduardo Bareli Reply

      22 de Abril de 2013 at 20:19

      Vc leu o artigo todo?

    • Artuzinho Jonasevic Reply

      22 de Abril de 2013 at 20:30

      Jad!! concordo com voce! ouxe!! como assim ficar preso a um padrão! Sacanagem!! vei…

  • Juliano Ruivo Reply

    22 de Abril de 2013 at 19:28

    Se os fatores decisivos para a escolha, são fatores extralinguísticos, como econômicos e políticos, fica clara a forte influência externa nisso (os mais atentos entenderão). Logo que linguistica é a "ciência" mais inútil dentre todas.

  • Juliano Ruivo Reply

    22 de Abril de 2013 at 19:28

    Se os fatores decisivos para a escolha, são fatores extralinguísticos, como econômicos e políticos, fica clara a forte influência externa nisso (os mais atentos entenderão). Logo que linguistica é a "ciência" mais inútil dentre todas.

  • Ângela Almeida Reply

    22 de Abril de 2013 at 17:26

    Pior que o texto acima, é a xenofobia nos comentários. Triste!

  • Aglaylson De Medeiros Furtado Reply

    22 de Abril de 2013 at 17:06

    Pessoal para de bobeira. Isso é só mais uma pesquisa que para nós brasileiros não faz diferença. Sou carioca, amo o Rio, mas gosto muito da diversidade regionais da nossa língua. Conheci uma mineirinha, nossa me apaixonei por ela e pelo sotaque. E as mulheres de João Pessoa, o que seria delas sem o sotaque! E as do Rio Grande do Sul! Bah!!! rsrsr Me amarro na nossa diversidade! Essa é só mais uma pesquisa para "gringo" ver…

  • Renato Rocha Reply

    22 de Abril de 2013 at 16:25

    simplesmente ridículo….

  • Renato Rocha Reply

    22 de Abril de 2013 at 16:19

    isso é uma merda mesmo, nunca me represento e nem nunca vai me representar. querem fazer do rio uma capital novamente, pois saibam que o Brasil é enorme e a variedade não esta só no rio. tudo aqui no Brasil é rio, tudo! um jogado no rio é imortal, cantor no rio se torna imortal, cultura puxa-saco essa!

  • Alexandre Baptista Casemiro Reply

    22 de Abril de 2013 at 16:15

    Só digo uma coisa
    BIXXXXXXXXXXXXCOITO

  • Paaulo Rodrigues Reply

    22 de Abril de 2013 at 16:04

    Não precisei estudar letras tampouco ser expert em língua portuguesa pra avaliar esse estudo como uma merda. O Brasil, como um país multicultural e de larga extensão territorial nunca iria adotar um "sotaque" oficial, sobrepondo intelectualmente uma cultura sobre outra, acho isso um erro fatal, porém, é o Brasil, não posso achar nada aqui um absurdo.

  • Paaulo Rodrigues Reply

    22 de Abril de 2013 at 16:04

    Não precisei estudar letras tampouco ser expert em língua portuguesa pra avaliar esse estudo como uma merda. O Brasil, como um país multicultural e de larga extensão territorial nunca iria adotar um "sotaque" oficial, sobrepondo intelectualmente uma cultura sobre outra, acho isso um erro fatal, porém, é o Brasil, não posso achar nada aqui um absurdo.

  • Eliel Rodrigues Reply

    22 de Abril de 2013 at 15:57

    Camila Ogihara e Kelly Okado aturem essa! 😉

  • Rafael Nunes de Freitas Reply

    20 de Abril de 2013 at 16:01

    =( que triste a vida nem curto o sotaque carioca …

  • Fbo Clubber Reply

    20 de Abril de 2013 at 13:20

    Jamais vou aceitar isso.. Só era o que me faltava mesmo…….

  • Fbo Clubber Reply

    20 de Abril de 2013 at 13:20

    Jamais vou aceitar isso.. Só era o que me faltava mesmo…….

  • Jair Araújo da Costa Reply

    20 de Abril de 2013 at 10:02

    era só o que faltava…..falam MERRRRRMO no lugar de MESMO e ÊXTRA no lugar de EXTRA….bom….levando-se em conta de que o genoíno , maluf e o cunha fazem parte da comissão de justiça….esse é mais um dos absurdos do nosso querido BRASIL….

  • Neyri Matos Reply

    19 de Abril de 2013 at 19:10

    Quem são esses paulistas invejosos pra falar da professora Ângela? HAHA

  • Eufrazio Neto Reply

    19 de Abril de 2013 at 16:06

    Sem querer ofender os cariocas, eu continuo achando o sotaque carioca esquisito, cheio de chiados e modulações, nem parece corresponder a maneira escrita.

    • Vinícius Gabriel Reply

      19 de Abril de 2013 at 16:09

      o.O Nem consegui ler tudo.. uahsuahsua Essa autora critica ou defende o sutaque carioca como "oficial"? uahsuahsuash

    • Vinícius Gabriel Reply

      19 de Abril de 2013 at 16:09

      o.O Nem consegui ler tudo.. uahsuahsua Essa autora critica ou defende o sutaque carioca como "oficial"? uahsuahsuash

    • Eufrazio Neto Reply

      19 de Abril de 2013 at 16:16

      Da uma lida ai, eu achei engraçado quando ela puxa um fato histórico pra dizer que a maneira deles falarem é a maneira oficial, portanto a maneira correta. Eu acredito que no congresso em que isso foi determinado não estavam presentes autoridades de outros estados, ou se estavam, eram a minoria.

    • Vinícius Gabriel Reply

      19 de Abril de 2013 at 16:21

      vou exercitar minha paciencia p ler … rs ja posso imaginar os argumentos dela.

  • Rodrigo Mussak Reply

    19 de Abril de 2013 at 15:52

    O sotaque carioca não me representa. E de mais a mais, acho insuportável de ouvir por mais que 15 minutos.

  • João Paulo Lemos Reply

    19 de Abril de 2013 at 15:09

    sotaque oficial só se for entre traficante de drogas e malandro…

  • Milza Donega Bernardes Reply

    19 de Abril de 2013 at 14:24

    Eu faço a seguinte pergunta: SUS significa Sistema Único de Saúde. Beleza. E SUIS ? Sistema Único…… de Saúde? Os apresentadores de telejornal do Rio pronunciam assim. Não consigo entender.
    Considero erro grave.

    • Fabio Tomaz Reply

      19 de Abril de 2013 at 15:00

      Os portugueses, criadores da língua portuguesa, pronunciariam "sush". Isso é muito mais próximo do carioca "suish" do que do paulista "suss".

  • Rafael Lima Silva Soares Reply

    19 de Abril de 2013 at 13:51

    Bem, agora só falta obrigar o resto do brasil a falar como o carioca rsrs, do contrario essa oficialidade de nada valerá, ou de nada vale, em um brasil tão diverso.

  • Vinícius Sasso Reply

    19 de Abril de 2013 at 13:08

    É tão oficial que é falado no Brasil inteiro. rs #SQN Cariocas se superestimando…que novidade!…

  • Cristiane Jordão Reply

    19 de Abril de 2013 at 12:23

    Como se língua pudesse ser algo padronizado e oficializado, estudar linguistica um pouquinho é bom.

    • Sara Chena Centurion Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:31

      me poupem pelo amor de Deus!!! isso somente mostra como é retrogrado a maneira como esse grupo pensa!!!! minha nossa!!! 🙁

    • Sara Chena Centurion Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:31

      me poupem pelo amor de Deus!!! isso somente mostra como é retrogrado a maneira como esse grupo pensa!!!! minha nossa!!! 🙁

    • Fabio Tomaz Reply

      19 de Abril de 2013 at 14:56

      Mas a padronização da língua para efeitos de pesquisas é necessária. Imagine a cada referência ao português brasileiro numa pesquisa ter q se analisar cada sotaque regional que o país possui? Isso não é só um fenômeno brasileiro. Em Portugal, o sotaque lisboeta é considerado padrão pelos mesmos motivos. Lá também há sotaques diferentes: no norte, na Estremadura, no Algarve…

  • Márcia Pereira Reply

    19 de Abril de 2013 at 11:49

    "Semana passada o Marco Antonio, leitor aqui do Diário do Rio, resolveu a pendenga deste post e me mandou um email dizendo que SIM! O carioca tem o sotaque oficial do Brasil. De acordo com ele a a escolha do português falado no Rio de Janeiro como padrão nacional foi feita em dois Congressos Nacionais: o de Língua Cantada, organizado em 1937 por Mário de Andrade e o de Língua Falada no Teatro, realizado em Salvador em 1956."

    Super atualizado esse Marco Antonio, que nunca deve ter assistido uma aula de linguística ou, se assistiu, deve ter sido na década de 30 quando a linguística, moderna, ainda tava nascendo. Outra, vocês do site usam um artigo que não defende essa padronização, mas fala dos motivos socio- conômicos e culturais da supremacia desse sotaque sobre outros, como observado no trecho:

    "Por mais que tentemos argumentar contra a idéia de que o falar carioca não deva ser considerado o modelo lingüístico brasileiro, uma vez que, lingüisticamente, não há um dialeto superior, não se pode negar a importância dos fatores extralingüísticos para os fenômenos da linguagem, os quais justificam a escolha. E um dos conceitos que a explica é o de NORMA, não na visão coseriana, mas na que sustenta a suposição de que, em uma língua, há sempre uma variedade de prestígio falada por uma elite, também de prestígio."
    Cuidado quando vamos falar sobre o que não se conhece ou sobre o que não se leu!

    • Iris Lucas Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:41

      Deve vir daí a autoestima elevadíssma dos cariocas.

    • Daniel Costa Reply

      19 de Abril de 2013 at 22:33

      Eu nem comento. Nem me estresso mais com essas coisas, esses complexos de superioridade.

    • Márcia Pereira Reply

      21 de Abril de 2013 at 15:11

      Pois é, Daniel. Mas me senti meio obrigada pelo meu senso de liguista.

    • Márcia Pereira Reply

      21 de Abril de 2013 at 15:11

      Pois é, Daniel. Mas me senti meio obrigada pelo meu senso de liguista.

  • Max André Leite Reply

    19 de Abril de 2013 at 10:53

    Chupa!

  • Eduardo Punga Reply

    19 de Abril de 2013 at 09:56

    Quem argumenta que o documento é ultrapassado então argumente contra constituição brasileira, ela també é antiga e você a vive, ou talvez você possa ir contra a Habeas Corpus que está por aí desde 1832 pelo menos.

  • Paola Cossetin Reply

    19 de Abril de 2013 at 03:37

    Povinho nojento, briguinha ridícula, estudo ridículo, é vergonhoso ver essa gente barrista ignorante ficar discutindo como se no pais do tamanho do brasil so existisse esses dois estados, e pior os cariocas acharem que aquela fala de malandro representa alguma coisa a não ser dar asco em quem escuta e os paulistas reclamarem sem razão querendo que o "sotaque" deles seja o oficial, primeiro eles devem voltar a quarta série pra aprender a usar o plural.

    • Fabio Tomaz Reply

      19 de Abril de 2013 at 14:58

      Muito lugar comum, falácia ad hominem e pouca argumentação. E preconceitos também.

  • Zeca Lives Reply

    19 de Abril de 2013 at 03:23

    Preconceito lingüístico é o mesmo que racial, uma pena que ainda exista gente que acha que fala "certo" ou "melhor"que outros. Esse é mais um tema que o Brasil ainda é muito atrasado.

  • Ramon Reis Reply

    19 de Abril de 2013 at 03:09

    O Rio não é mais o centro cultural do Brasil e o sotaque falado na cidade é muito inferior quando se trata do números de falantes. Não acho que deveria existir sotaque oficial, mas se houver alguma nescidade, que seja a forma de falar da maioria dos Brasileiros.

  • Lucas Lima Reply

    19 de Abril de 2013 at 02:40

    Me orgulho de ser Carioca !!

  • Odilon Costa Neto Reply

    19 de Abril de 2013 at 02:06

    O idioma é uma eterna mutação e prender ele a raízes coloniais é andar para trás. Mantenha o carioquês como oficial para os cariocas, cada região do Brasil esta muito feliz com seu sotaque e características do Português e não precisa de representantes de outro estado tentando se firmar como superior.

  • Diogo Thomaz Teixeira Reply

    19 de Abril de 2013 at 01:14

    Entre razões e emoções, como tudo na vida, o certo é equilibrar e ter bom senso!!!

  • Francisco Tome De Castro Reply

    19 de Abril de 2013 at 00:44

    O sotaque do Rio pode ter tido certa influência em nível nacional eu diria que até os anos 80 do século XX. Motivos: Monopólio da Rede Globo e protagonismo da cidade e da cultura carioca. Desde então, tanto o Rio quanto a sua cultura entraram em declínio vertiginoso. A Rede Globo foi obrigada a se regionalizar mais, sem contar a concorrência de outras emissoras, como as de São Paulo, e a TV a cabo. O falar carioca já não tem prestígio nenhum em nível nacional e atualmente se associa ao funk e ao falar das favelas (vide novela Salve Jorge). Quem quer falar como aquele povo do Alemão? Cecília Malan, repórter da Globo em Londres, tenta reviver o charme do sotaque carioca dos anos 80 do século passado, mas não convence, parece fora de época. O sotaque brasileiro hoje é muito misturado e tenho visto muitos cariocas que já nem chiam tanto. As grandes cidades explodiram e se miscigenaram linguisticamente. Viva os sotaques brasileiros!!

    • Fatima De Maria Serejo Reply

      19 de Abril de 2013 at 00:54

      Francisco vc falou tudo,penso da mesma maneira!!

    • Suellen C. S. Durães Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:01

      isso aí, viva os sotaques 🙂

    • Ivison Torres Reply

      21 de Abril de 2013 at 20:57

      E por acaso Brasilia tem sotaque proprio ???, quando fui ai, parecia que eu estava no nordeste, nao so pela imensa colonia nordestina que existe nesta cidade e consequentemente isso influencia no sotaque.
      .
      Pelo que eu sei, a centro de dramaturgia da Rede Globo ainda e no RJ (PROJAC), a Rede Record (cujo o dono e os diretores sao cariocas) tambem inauguraram um centro de dramaturgia no RJ (RECNOVE) e estao pensando em transferir a central da Record de SP pro RJ (nao tem mais como expandir na Barra Funda), o carioca e bairrista, nao aceita influencia de outros estados de jeito nenhum, veja esse comercial do supermercado extra, o primeiro com o sotaque original (paulista) e o segundo esta dublado com o sotaque carioca:
      .
      https://www.youtube.com/watch?v=tn8r90ScVBg
      .

      https://www.youtube.com/watch?v=UIxqRD_782Q

  • Matheus Morais Inácio Reply

    18 de Abril de 2013 at 20:16

    Um tanto escroto isso, hein? Só pra gerar merda.

  • Henrique Del Bianco Quadrelli Reply

    18 de Abril de 2013 at 19:51

    agora só falta terminar a frase com ti e não com tu.

  • Felipe Sant'Anna Reply

    18 de Abril de 2013 at 19:46

    Já ouviram o português de Portugal e o falado pelo carioca…eles também tem o "S" com som de "X", e o "O" com som de "U"…se eu não estou enganado somos colonizados por portugueses (sarcasm mode on)…então vamos deixar de ser bairrista e aceitem a realidade.

  • Bruna Martins Reply

    18 de Abril de 2013 at 19:10

    Aceita que dói menos!

  • Vinicius Suiciniv Reply

    16 de Abril de 2013 at 00:14

    O sotaque daqui pode até ser legal, mas eita povinho…

  • Leonardo Hermel Reply

    15 de Abril de 2013 at 11:50

    Já devem ter matado e assaltado umas 92742742 pessoas aí pelas ruas enquanto vocês estão preocupados com "sotaque nacional". Com certeza um debate muito importante e útil.

  • Paola Scarano Reply

    14 de Abril de 2013 at 23:38

    Tira onda… Foi mal, cara.

  • Toinho Castro Reply

    14 de Abril de 2013 at 22:10

    olha… só tenho uma resposta a esse post estranho: diversidade. a riqueza cultural que não nasce de decreto, congressos ou encontros oficializando esse ou aquele mode ser, estar e falar. com todo respeito ao belo sotaque carioca há muito aprendemos que falar, se expressar, nos define. querer que um sotaque dê conta de um país como o brasil é uma ideia pobre.

  • Junior Casemiro Reply

    14 de Abril de 2013 at 20:22

    Prefiro morrer do que adotar o sotaque carioca como oficial.

  • Ivison Torres Reply

    14 de Abril de 2013 at 20:13

    sotaques são diferentes por natureza e essa é a graça deles.
    discutir sobre sotaques ou tentar ordená-los em melhores e piores é estupidez ou para não ofender o que isso fazem: imaturidade.
    .
    Para os que criticam o sotaque carioca:
    .
    O sotaque carioca e o mais parecido com o sotaque dos portugueses, o Rio de Janeiro foi a capital do imperio portugues e tambem e devido a colonia de imigrantes lusitanos que la vive (o Rio de Janeiro e a maior cidade portuguesa fora de Portugal), não falamos poLta, quaLta, "orra, meu", "bah tchê", "oxente", "piá", "mainha", "painho", "moiado", "trabaia", "arreda" e nem "uai, sô", ou seja, o sotaque carioca é o mais proximo do original (o portugues de Portugal)

    por isso…
    .
    CALEM-SE CAIPIRAS !!!

    • Odilon Costa Neto Reply

      19 de Abril de 2013 at 02:01

      Claro… e o "meisxmo" é o que mesmo?

    • Leandro Rocha Reply

      19 de Abril de 2013 at 03:16

      Por essa lógica nós deveríamos sempre usar a segunda pessoa, na conjugação correta ("tu és") ao invés de sempre a terceira ou ambas misturadas ("vc é" ou "tu é"). A segunda pessoa do plural não existe na fala do Rio, mas existe no Rio Grande do Sul. Como explicar isso então?

    • Josué Alves Reply

      1 de Maio de 2013 at 13:24

      Me desculpe amigo, mas você está errado. Como podes pensar que não existe?! Achas que as pessoas falam a segunda pessoa do plural como, me diz? O pronome tu é largamente utilizado por cariocas mas que infelizmente conjugam este erroneamente como "tu FOI a tal lugar"? Mas o VÓS não é utilizado no RJ, este pronome se perdeu por quase o país inteiro, mas exite e são em poucos lugares. Essa é umas das diferenças linguísticas adotadas por nós(brasileiros) para nos diferenciarmos do falar português.

    • Josué Alves Reply

      1 de Maio de 2013 at 13:24

      Me desculpe amigo, mas você está errado. Como podes pensar que não existe?! Achas que as pessoas falam a segunda pessoa do plural como, me diz? O pronome tu é largamente utilizado por cariocas mas que infelizmente conjugam este erroneamente como "tu FOI a tal lugar"? Mas o VÓS não é utilizado no RJ, este pronome se perdeu por quase o país inteiro, mas exite e são em poucos lugares. Essa é umas das diferenças linguísticas adotadas por nós(brasileiros) para nos diferenciarmos do falar português.

    • Johnny Andrade Reply

      13 de Maio de 2013 at 01:02

      Desculpa, mas o português no Brasil, quem mais se aproxima ao de Portugal, é o do Maranhão.

  • Cláudia Beatriz Agueda Reply

    14 de Abril de 2013 at 20:10

    Thiago concordo com vc quanto à desnecessidade de oficializar sotaques e também com as alterações culturais, tempo etc… E só ouvir as "cantoras do rádio" Perfeito… Concordo mermo. (aliás as emissoras de TV já fazem um outro des sotaque há anos!). Mas pra tirar uma ondinha numa tarde chuvosa de domingo…

  • Lucas Cortezia Quedevez Reply

    14 de Abril de 2013 at 18:39

    O mais divertido da "rivalidade" é ver que o carioca só zoa com isso e os outros levam a sério xD
    Forte abraço.

  • Gylberto Fernandes Reply

    14 de Abril de 2013 at 16:36

    O Brasil com tantos problemas sociais, aí fica um monte de gente aqui perdendo tempo com essa bobagem de sotaque!..temos é que abordar temas mais importantes, como a mudança do códico penal, a corrupção politica, a saúde e, principalmente, a educação, pra que pelo menos no futuro, o Brasil tenha um povo mais preparado pra debater temas com mais relevâncias do que essa porra de sotaque!!…Por isso que o Brasil é essa merda de país!!!

    • Felipe Sant'Anna Reply

      18 de Abril de 2013 at 19:34

      Então meu amigo… vc não arregaça as mangas e luta contra isso…pega um megafone e mostra sua revolta em praça pública…vai pra Brasília e invade o congresso, seja voluntário em uma ação social…com certeza vc não faria isso e vem aqui pagar de "pseudo-cidadão". Isso foi um artigo publicado por pessoas que estudaram pra tal…é uma questão acadêmica e as pessoas tem curiosidade como vc tb teve e tá aqui falando abobrinha.

    • Felipe Sant'Anna Reply

      18 de Abril de 2013 at 19:35

      Então meu amigo… vc não arregaça as mangas e luta contra isso…pega um megafone e mostre sua revolta em praça pública…vai pra Brasília e invada o congresso, seja voluntário em uma ação social…com certeza vc não faria isso e vem aqui pagar de "pseudo-cidadão". Isso foi um artigo publicado por pessoas que estudaram pra tal…é uma questão acadêmica e as pessoas tem curiosidade, como vc tb teve e tá aqui pra criticar.

  • Gylberto Fernandes Reply

    14 de Abril de 2013 at 16:32

    O Brasil com tantos problemas sociais, aí ficam um monte de gente aqui perdendo tempo com essa bobagem de sotaque!..temos é que abordar temas mais importantes, como a mudança do códico penal, a corrupção, a saúde e a principalmente a educação, pra que pelo menos no futuro, o Brasil tenha um povo mais preparado pra debater temas mais serios do que essa porra de sotaque!!..Por isso q o Brasil é essa merda de país!!!

  • André Luiz Silva Souza Reply

    14 de Abril de 2013 at 15:07

    Grande besteira! Mais uma argumentação acadêmica elitista pretendendo justificar a supremacia de uma cultura em relação à outra… Grande desperdício de potencial intelectual pois poderiam estar estudando algo relevante na área que fosse de real importância para o país. Ingênuo quem cai nessa, a língua é viva e os diferentes sotaques são sua riqueza!

  • Carolina Gonçalves Reply

    14 de Abril de 2013 at 09:42

    Chupa sociedade! hahahahah

  • Henrique Rodrigues Reply

    14 de Abril de 2013 at 04:51

    Preguiça…

  • Isabel Pacini Reply

    14 de Abril de 2013 at 01:57

    só o que faltava, mas vão procurar o que fazer, com tanto sotaques existente como escolher um determinado,,,

  • Melissa Yuli Reply

    14 de Abril de 2013 at 00:30

    Opaaaaa

  • Rod Delboni Reply

    13 de Abril de 2013 at 23:12

    Na moral…isso foi deboche.
    Agora nois cariocas ficaremos felizes porque falar errado é o certo e o trem continuar descarrilhando não importa mais.

  • Caroline Delavalli Reply

    13 de Abril de 2013 at 22:59

    O carioca tem o sotaque oficial do Brasil.

  • Agronopolos Macho Alpha Reply

    13 de Abril de 2013 at 22:51

    Quem quiser fundar a lingua Brasileira (ou seja mandar a merda o português e começarmos uma outra lingua derivada desta) pode conversar comigo que eu não vou falar Carioquês Nem fudendo!!!

  • Paula Eliza Ecker Reply

    13 de Abril de 2013 at 19:13

    POVO QUE NÃO SABE PORTUGÛES É FODA! O pessoaL aqui só esta discutindo o SOTAQUE em vez de verem o que querer realmente dizer com "O FALAR CARIOCA É O OFICIAL" . POVO BURRO SEM VISÃO DE MUNDO!!

  • Rayan Tadeu Reply

    13 de Abril de 2013 at 18:16

    Kkkk Olha a invéja! Kkkkkkk

  • Mauricio Passaro Reply

    13 de Abril de 2013 at 17:57

    Tanta preocupação em ser referência, nem que seja, por exemplo, nos casos de tuberculose (quase o dobro da média nacional). Corrupção endêmica, dengue e, principalmente, educação questionável. Realmente o Rio de Janeiro é uma referência nacional.

    • Luciana Cruz Garbelotti Reply

      13 de Abril de 2013 at 18:25

      Sotaque oficial? Que bobagem!!

    • Famiglia Persega Persichitti Reply

      14 de Abril de 2013 at 03:06

      q merda…

    • Ana Paula Cavalcante Reply

      18 de Abril de 2013 at 23:31

      Se for pra listar os problemas de cada região aposto que cada uma tem um bocado , a pesquisa não diz que o Rio de Janeiro é uma referência nacional em segurança , saúde e etc … Mas diz que é em SOTAQUE …. Cada um pensa diferente fazer o que ???? Eu sou Carioca tenho certeza que tem muuuuitos defeitos e problemas para serem resolvidos mo meu estado inclusive reeducação dos moradores … Mas gostei muito do resultado da pesquisa . Como eu já disse a opinião é individual !!!

    • Suellen C. S. Durães Reply

      19 de Abril de 2013 at 11:56

      Ok… Não entendi o que " Corrupção endêmica, dengue e, principalmente, educação questionável" tem a ver com sotaque. Não entendi mesmo.

    • Suellen C. S. Durães Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:07

      Ok… Não to garantindo a veracidade do estudo até porque, acho bem inútil discutir sobre isso, não faz nenhuma diferença na minha vida saber qual é o "sotaque oficial do Brasil"… Mas realmente não entendi o que " Corrupção endêmica, dengue e, principalmente, educação questionável" tem a ver com sotaque. Não entendi mesmo.
      Pra mim é tão natural admirar a beleza e as coisas boas de outros estados, que fiquei realmente surpresa com alguns comentários que vi nesse artigo. TODOS tem coisas boas, TODOS tem coisas ruins. O meu não é melhor do que o de ninguém. Achei que a gente já tinha avançado…

    • Mauricio Nunes Reply

      30 de Abril de 2013 at 23:43

      O cara que: "Trabalha na empresa Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS" vem falar de problemas ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk FAÇA ME O FAVOR, VAI CUIDAR DESTA PORCARIA QUE É O ONS !!!!!!!!

    • Nando Barros Reply

      20 de Maio de 2013 at 13:45

      E qual estado é referência em saúde, segurança e educação? Me aponta um? CARIOCA MERMO!!!!!

  • Pergentino Júnior Reply

    13 de Abril de 2013 at 17:53

    Muito bom isso! Agora só falta alfabetizar!

    • Leonardo Gomes de Carvalho Reply

      25 de Abril de 2013 at 14:56

      vlw Paulista… é vcs so ja aprenderam a abanar o rabinho e a fingir de morto qual o proximo truque?

      Ser carioca é demais…

      Ser carioca

      É duro admitir mas ser carioca é falar sem medir consequências. É dizer “vem” e se assustar com o tocar da campainha.

      Ser carioca é não ter hora de ir pra praia nem ter hora pra sair de lá. É de repente nem aparecer. É a cultura da espontaneidade que só quem é, sabe. Só quem mora no Rio, entende. É mudar de opinião, mudar de atitude ao sentir vontade. Desejo, logo faço. Não quero, tudo bem.

      É ser sincera ao falar e verdadeiro ao omitir. É viver sem obrigações. Ser responsável com o seu querer.

      Me desculpem os paulistas, mas ser carioca é ser natural. É confiar nos próprios instintos.

      É encontrar com celebridade na rua e virar o rosto para olhar o pôr-do-sol. É ser blasé com a própria rotina. É sorrir para o surreal.

      É sair para a night de havaianas e cabelo molhado. Ir para o shopping como quem muda de cômodo. É fazer de tudo uma ida à esquina. É ver o inédito como óbvio. É dizer sim sem balançar a cabeça e depois virar pro lado e dizer: “Ahn?”

      Ser carioca é voltar pra casa depois de trabalhar e olhar a paisagem verde. É dormir até tarde sem pressa de viver. Porque a vida está lá fora. A natureza é aqui. Sem pressa, sem compromisso. É apenas sentir.

      É gostar de roda de samba na esquina. Sem clube nem turma. É ser amigo do estranho. É ver corpos bonitos passar e poder contemplar a beleza de ser e de estar.

      É viver na cidade maravilhosa e não se orgulhar de monumentos. É sorrir para qualquer mendigo na rua. É conhecer barulho de fuzil, ter medo mas não se afligir.

      Ser carioca é se permitir.

      https://diariodorio.com/o-que-ser-carioca-2/

    • Mauricio Nunes Reply

      30 de Abril de 2013 at 23:50

      Talvez, eu disse talvez, a alfabetização seja melhor em um estado(RJ) que não usa a progressão continuada como mecanismo para reduzir a repetência e evasão escolar, assim como é usada em outro estado(SP).

    • Jean Carlo Nascimento Reply

      13 de junho de 2013 at 06:20

      iuhashuiuhidahuidhuadhuiuaduihaudhiuahudhuahudhusaihudha

  • Eric Iglesias Reply

    13 de Abril de 2013 at 17:51

    Meus queridos, me desculpem, mas até 1956 não existia a Rede Globo. Se há um padrão linguístico de prestígio, este não é o Carioca e sim o dos telejornais, desde 1970 com a integração nacional da Rede Globo e com um português isento de regionalismo. Porém como o próprio artigo diz, não existe um sotaque superior a outro, linguisticamente falando.

    Além disso, este artigo não prova nada, a não ser a ideia de um único indivíduo, a autora que escreveu, que representa uma única vertente teórica dentre outras várias vertentes teóricas, contraditória a dela, no mundo acadêmico. O que isso muda no nosso cotidiano? Absolutamente nada.

    Por quê? A Ivete Sangalo, por exemplo, vai continuar falando com o sotaque arretado dela dentro de um restaurante e receberá mais prestígio do que eu, com meu sotaque carioca.

    Concluo que o socialmente existe a valorização do indivíduo por um sotaque, mas essa escolha é variável de acordo com o ambiente social em que se está inserido.

    • Ricardo Ferreira Reply

      13 de Abril de 2013 at 18:59

      Porra eric vc é carioca ou não é?

    • Eric Iglesias Reply

      13 de Abril de 2013 at 22:07

      Ué, sou! Mas também sou brasileiro, independente da cidade em que nasci ou do sotaque que tenho e o mais importante, sou estudante de letras. 😛

    • Tiago Da Silva Ferreira Reply

      17 de Abril de 2013 at 16:00

      Rede Globo tem português isento de regionalismo? Não sei aonde! O português da Globo é uma mistura de "carioquismo" e "paulistanismo" sem excessos. Mas não está isento de regionalismos. O padrão é o do eixo Rio-São Paulo.

  • Rafael Tavares Reply

    13 de Abril de 2013 at 17:37

    Silas Nascarella de Oliveira Vagner Junior

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

    • Tatiana Carvalho Reply

      12 de Abril de 2013 at 22:31

      KKKKKKKKKKKKKK vish.

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Tai Oliveira Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:38

    UM TAPA NA CARA DOS RECALCADOXXX

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Mario Estevam Malschitzky Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:33

    Por mim, foda-se!

  • Douglas Cars Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:25

    Nunca vi pessoas que falam tão nojentas igual cariocas!!!

  • Douglas Cars Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:25

    Nunca vi pessoas que falam tão nojentas igual cariocas!!!

    • Felipe Sant'Anna Reply

      18 de Abril de 2013 at 19:26

      eu já vi sim…paulisssssta.

    • Suellen C. S. Durães Reply

      19 de Abril de 2013 at 12:00

      Que preconceito… Todos nós somos iguais meu amigo. Assim como você acha diferente o sotaque carioca, já que não é o seu, eu também acho diferente o seu. Mas não acho "nojento" não, só diferente mesmo. E te respeito por isso.

    • Marcelo Lopes Silva Reply

      19 de Abril de 2013 at 13:04

      Pessoas como você ignorantes e com ausência de capacidade mental não deveriam poder comentar nesse artigo, aposto que você nem se deu o trabalho de ler o artigo todo né ? Não julgue todos por alguns!

    • Edson Feltrin Reply

      22 de Abril de 2013 at 22:16

      Felipe Sant'Anna você como carioca deveria falar Paulixxxxxtaixxxxxx ….

    • Leonardo Gomes de Carvalho Reply

      25 de Abril de 2013 at 14:50

      Eu ja vi pessoas mais nojentas que nem falam nada com nada como vc kkkkkkk Recalcado do c…

  • Douglas Cars Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:25

    Nunca vi pessoas que falam tão nojentas igual cariocas!!!

  • Douglas Cars Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:25

    Nunca vi pessoas que falam tão nojentas igual cariocas!!!

  • Douglas Cars Reply

    12 de Abril de 2013 at 20:25

    Nunca vi pessoas que falam tão nojentas igual cariocas!!!

  • Matheus Fortes Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:39

    "Sotaque Oficial do Brasil" kkkkkkkkkkkkkk Pesquisa ridícula! Quem escreveu essa bobagem esqueceu de procurar o "sotaque oficial do Brasil" no Bahia, Rio Grande do Sul ou Pernambuco. Aliás, não deve ter ido nem em São Paulo que é vizinho ao Rio. Só rindo, viu moçada?!

  • Matheus Fortes Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:39

    "Sotaque Oficial do Brasil" kkkkkkkkkkkkkk Pesquisa ridícula! Quem escreveu essa bobagem esqueceu de procurar o "sotaque oficial do Brasil" no Bahia, Rio Grande do Sul ou Pernambuco. Aliás, não deve ter ido nem em São Paulo que é vizinho ao Rio. Só rindo, viu moçada?!

  • Matheus Fortes Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:39

    "Sotaque Oficial do Brasil" kkkkkkkkkkkkkk Pesquisa ridícula! Quem escreveu essa bobagem esqueceu de procurar o "sotaque oficial do Brasil" no Bahia, Rio Grande do Sul ou Pernambuco. Aliás, não deve ter ido nem em São Paulo que é vizinho ao Rio. Só rindo, viu moçada?!

  • Matheus Fortes Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:39

    "Sotaque Oficial do Brasil" kkkkkkkkkkkkkk Pesquisa ridícula! Quem escreveu essa bobagem esqueceu de procurar o "sotaque oficial do Brasil" no Bahia, Rio Grande do Sul ou Pernambuco. Aliás, não deve ter ido nem em São Paulo que é vizinho ao Rio. Só rindo, viu moçada?!

  • Matheus Fortes Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:39

    "Sotaque Oficial do Brasil" kkkkkkkkkkkkkk Pesquisa ridícula! Quem escreveu essa bobagem esqueceu de procurar o "sotaque oficial do Brasil" no Bahia, Rio Grande do Sul ou Pernambuco. Aliás, não deve ter ido nem em São Paulo que é vizinho ao Rio. Só rindo, viu moçada?!

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

    • Aline Rosa Reply

      13 de Abril de 2013 at 22:30

      Vc não conhece cariocas meu bem! Vai aprender carioquês depois comenta!

    • Thamyres Tabera Reply

      17 de Abril de 2013 at 16:27

      Boa Aline!!! Recalque é f*da! hehe

    • Suellen C. S. Durães Reply

      19 de Abril de 2013 at 11:57

      Acabei de descobrir que não sou carioca. kkk Sol, você realmente acha que carioca fala assim? É como imaginar q paulista fala "Ô loco meu, que isso véi" em cada frase dita. Não força…

    • Gabriel Fernandes Lopes Guaitolini Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:06

      A gente fala <3

    • Gabriel Fernandes Lopes Guaitolini Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:06

      A gente fala <3

    • Joao Pedro Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:36

      Se carioca fala assim Paulista fala assim > "Oloco meu, tu viu o ultimu jogo do Curintia, que isso véi."

    • Edson Feltrin Reply

      22 de Abril de 2013 at 22:15

      Joao Pedro Oloco ?? Que Paulista fala assim ?? O Fauxtão … kkk. E aqui nós não falamos "tu", isso é coisa de carioca e gaúcho, e o Curintia a gente fala quando quer "zuar" com corintianos.

    • Edson Feltrin Reply

      22 de Abril de 2013 at 22:15

      Suellen C. S. Durães só Paulixta maloqueiro fala desse jeito que você disse … kkk

    • Leonardo Gomes de Carvalho Reply

      25 de Abril de 2013 at 14:52

      Vlw do recalque pequeno texto pra vc apreciar nosso estilo e vida mate-se:

      Ser carioca é demais…

      Ser carioca

      É duro admitir mas ser carioca é falar sem medir consequências. É dizer “vem” e se assustar com o tocar da campainha.

      Ser carioca é não ter hora de ir pra praia nem ter hora pra sair de lá. É de repente nem aparecer. É a cultura da espontaneidade que só quem é, sabe. Só quem mora no Rio, entende. É mudar de opinião, mudar de atitude ao sentir vontade. Desejo, logo faço. Não quero, tudo bem.

      É ser sincera ao falar e verdadeiro ao omitir. É viver sem obrigações. Ser responsável com o seu querer.

      Me desculpem os paulistas, mas ser carioca é ser natural. É confiar nos próprios instintos.

      É encontrar com celebridade na rua e virar o rosto para olhar o pôr-do-sol. É ser blasé com a própria rotina. É sorrir para o surreal.

      É sair para a night de havaianas e cabelo molhado. Ir para o shopping como quem muda de cômodo. É fazer de tudo uma ida à esquina. É ver o inédito como óbvio. É dizer sim sem balançar a cabeça e depois virar pro lado e dizer: “Ahn?”

      Ser carioca é voltar pra casa depois de trabalhar e olhar a paisagem verde. É dormir até tarde sem pressa de viver. Porque a vida está lá fora. A natureza é aqui. Sem pressa, sem compromisso. É apenas sentir.

      É gostar de roda de samba na esquina. Sem clube nem turma. É ser amigo do estranho. É ver corpos bonitos passar e poder contemplar a beleza de ser e de estar.

      É viver na cidade maravilhosa e não se orgulhar de monumentos. É sorrir para qualquer mendigo na rua. É conhecer barulho de fuzil, ter medo mas não se afligir.

      Ser carioca é se permitir.

      https://diariodorio.com/o-que-ser-carioca-2/

    • Marinheiro Péricles Anarcos Reply

      28 de Maio de 2013 at 11:22

      arrá!!! é carioquês ou português o tema desta pancadaria aqui
      ? rua, rua, rua!!! Porrada!!!

    • Marinheiro Péricles Anarcos Reply

      28 de Maio de 2013 at 11:22

      arrá!!! é carioquês ou português o tema desta pancadaria aqui
      ? rua, rua, rua!!! Porrada!!!

    • Marinheiro Péricles Anarcos Reply

      28 de Maio de 2013 at 11:24

      é esse o sentido mesmo. Era oficial porquê era a capital federal. O fato é que por causa da globo segue-se divulgando este falar "oficial", né?

    • Kamila Frutuoso Reply

      9 de junho de 2013 at 23:19

      Forçou feio a barra,sou carioca e não falo assim,pelo contrário.Pra generalizar assim voce realmente deve conhecer TODOS os cariocas não é?

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Sol Corrêa Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:36

    PQP um povo que fala assim : Ê AÊ Brotherrr, aquele tumate que naiceu ali tá maix maduro, cerrrto??É o povo que fala oficialmente o português brasileiro??? Poupe-me, né… isso só é pq o Rio de Janeiro era a antiga capital e este imperialismo e ar de superioridade ainda paera pelos ares cariocas.

  • Aline Mourão Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:30

    Tenho orgulho do meu sotaque em qualquer canto do Brasil!

  • Aline Mourão Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:30

    Tenho orgulho do meu sotaque em qualquer canto do Brasil!

  • Aline Mourão Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:30

    Tenho orgulho do meu sotaque em qualquer canto do Brasil!

  • Aline Mourão Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:30

    Tenho orgulho do meu sotaque em qualquer canto do Brasil!

  • Aline Mourão Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:30

    Tenho orgulho do meu sotaque em qualquer canto do Brasil!

  • Conrado Azevedo Sanches Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:25

    Nathália Starck

  • Conrado Azevedo Sanches Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:25

    Nathália Starck

  • Conrado Azevedo Sanches Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:25

    Nathália Starck

  • Conrado Azevedo Sanches Reply

    12 de Abril de 2013 at 19:25

    Nathália Starck

  • David Duarte Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:47

    Eu sou do interior de sp e estou "cagando" pro sotaque das pessoas, mas que o sotaque carioca(assim como muitos outros) não condiz com a língua portuguesa é bem evidente. Acho que nós todos estamos errados hahaha.

  • David Duarte Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:47

    Eu sou do interior de sp e estou "cagando" pro sotaque das pessoas, mas que o sotaque carioca(assim como muitos outros) não condiz com a língua portuguesa é bem evidente. Acho que nós todos estamos errados hahaha.

  • David Duarte Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:47

    Eu sou do interior de sp e estou "cagando" pro sotaque das pessoas, mas que o sotaque carioca(assim como muitos outros) não condiz com a língua portuguesa é bem evidente. Acho que nós todos estamos errados hahaha.

  • David Duarte Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:47

    Eu sou do interior de sp e estou "cagando" pro sotaque das pessoas, mas que o sotaque carioca(assim como muitos outros) não condiz com a língua portuguesa é bem evidente. Acho que nós todos estamos errados hahaha.

  • Thiago Mendonça Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:31

    Não questiono a validade do estudo da importância ou influência do sotaque carioca. Mas não entendo a necessidade de se ter um sotaque "oficial". Uma coisa é ter um modelo oficial escrito, mas não vejo a relevância de ter um modelo do português falado, principalmente num país tão grande e com tanta variedade cultural como o nosso. A sociedade, a cultura e a linguagem se adaptam tão rapidamente… imagino que o sotaque carioca de hoje em dia seja diferente do de 50 anos atrás.

    P.S.: não li o documento de cabo a rabo… só algumas partes.

    • Márcio Couto Reply

      13 de Abril de 2013 at 17:52

      Concordo. Apesar de ser carioca, acho isso besteira tb.

    • Paula Eliza Ecker Reply

      13 de Abril de 2013 at 19:16

      Não é o sotaque!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eles não querem dizer com essa materia que o sotaque que é oficial! é falar corretamente tipo "carrne, barrbie" e não a forma tipo "MÉRMO, BIXXXXCOITO" . Interpretação meu POVO!!

    • Victor Ferreira Reply

      13 de Abril de 2013 at 19:45

      mais ou menos.

      Veja por esse angulo: se quer aprender Portugues, ou Portugues brasileiro, aprenda a forma de falar do Rio de Janeiro.

      então existe uma função prática

    • Flávia Ramalho Reply

      14 de Abril de 2013 at 18:59

      No caso, ter lido o documento todo teria te ajudado a ver essa questão. A escolha de um sotaque como oficial não é linguística, é social, política. E não são todos os aspectos do sotaque carioca, alguns são bem estigmatizados, como o próprio texto mostra. A língua é um instrumento de poder assim como qualquer outro.

    • Will Takashi Reply

      16 de Abril de 2013 at 16:14

      biXcoito, mano? o negócio é o sotaque paulistaa shaushuahsuahsua

    • Natalia Machado Reply

      19 de Abril de 2013 at 02:02

      Ouvir dublagem de desenho animado com voz infantil carioca que é duro viu… Você fecha os olhos e não vê o personagem. Vê um monte de crianças brincando no aterro do Flamengo. Estas dubladoras poderiam pelo menos "limpar" para nos soar mais agradável.

    • Fábio Barsand Reply

      19 de Abril de 2013 at 13:17

      Concordo! Acho interessante o estudo. Sou carioca, mas isso nao me causa um orgulho pratico. Cada povo tem seus nomes e costumes! São errados? Nao, claro que não! Ainda tenho em mente, que o português falado mais correto é o do Maranhão. Mas isso é relativo e diria, impossível de ser medido. Só acho que isso servirá para discussões intermináveis, que aliadas ao calor latino, pode sair ate morte. Vejamo-nos como brasileiros, unos, que pertencemos ao mesmo país, que mesmo com todas as falhas, é só nosso. Orgulhemo-nos, de termos um português único no mundo. Único país a se desligar totalmente de seu colonizador. Até na língua! Nosso português, é BRASILEIRO!

    • Rafael Lima Silva Soares Reply

      19 de Abril de 2013 at 13:43

      Victor Ferreira , bestera, isso é uma simples questão de dominação simbolica e cultural… Quer dizer que se um cara americano aprender portugues no rio grande do sul ele n se comunicará direito com o resto do pais?!

    • Rafael Lima Silva Soares Reply

      19 de Abril de 2013 at 13:44

      Paula Eliza Ecker , falar corretamente como no rio, claro…

    • Edinho Imperador Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:44

      Paula Eliza Ecker O RJ É MELHOR EM TUDO E AGORA CHUPA ESSA PIROCA AI O CAMBADA DE MERDA

    • Aglaylson De Medeiros Furtado Reply

      23 de Abril de 2013 at 03:24

      Paula Eliza Ecker eu gosto de falar Neiscau! kkkk

    • Mara Lú Reply

      27 de Abril de 2013 at 07:33

      Victor Ferreira Isso é ridículo!!!!

    • Paulo Henrique Reply

      9 de Maio de 2013 at 23:43

      Concordo com vc! Mas isso só serve pra ficar zoando os sotaques de outros estados. 😀 Só levar na boa.

    • Mateus Calegare Reply

      13 de junho de 2013 at 11:39

      Edinho Imperador SP 33,1% de participação no PIB e RJ 11%, você perdem no quesito: Contribuição ao crescimento da nação. 😉 fonte: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=1756 (é de 2010, mas com certeza o cenário não mudou)

  • Thiago Mendonça Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:31

    Não questiono a validade do estudo da importância ou influência do sotaque carioca. Mas não entendo a necessidade de se ter um sotaque "oficial". Uma coisa é ter um modelo oficial escrito, mas não vejo a relevância de ter um modelo do português falado, principalmente num país tão grande e com tanta variedade cultural como o nosso. A sociedade, a cultura e a linguagem se adaptam tão rapidamente… imagino que o sotaque carioca de hoje em dia seja diferente do de 50 anos atrás.

    P.S.: não li o documento de cabo a rabo… só algumas partes.

  • Thiago Mendonça Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:31

    Não questiono a validade do estudo da importância ou influência do sotaque carioca. Mas não entendo a necessidade de se ter um sotaque "oficial". Uma coisa é ter um modelo oficial escrito, mas não vejo a relevância de ter um modelo do português falado, principalmente num país tão grande e com tanta variedade cultural como o nosso. A sociedade, a cultura e a linguagem se adaptam tão rapidamente… imagino que o sotaque carioca de hoje em dia seja diferente do de 50 anos atrás.

    P.S.: não li o documento de cabo a rabo… só algumas partes.

  • Thiago Mendonça Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:31

    Não questiono a validade do estudo da importância ou influência do sotaque carioca. Mas não entendo a necessidade de se ter um sotaque "oficial". Uma coisa é ter um modelo oficial escrito, mas não vejo a relevância de ter um modelo do português falado, principalmente num país tão grande e com tanta variedade cultural como o nosso. A sociedade, a cultura e a linguagem se adaptam tão rapidamente… imagino que o sotaque carioca de hoje em dia seja diferente do de 50 anos atrás.

    P.S.: não li o documento de cabo a rabo… só algumas partes.

  • Thiago Mendonça Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:31

    Não questiono a validade do estudo da importância ou influência do sotaque carioca. Mas não entendo a necessidade de se ter um sotaque "oficial". Uma coisa é ter um modelo oficial escrito, mas não vejo a relevância de ter um modelo do português falado, principalmente num país tão grande e com tanta variedade cultural como o nosso. A sociedade, a cultura e a linguagem se adaptam tão rapidamente… imagino que o sotaque carioca de hoje em dia seja diferente do de 50 anos atrás.

    P.S.: não li o documento de cabo a rabo… só algumas partes.

  • Eduardo Vitorio Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:07

    E nois!

  • Eduardo Vitorio Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:07

    E nois!

  • Eduardo Vitorio Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:07

    E nois!

  • Eduardo Vitorio Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:07

    E nois!

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

    • Michel Peixoto Igreja Reply

      12 de Abril de 2013 at 18:06

      "por'itaa" meuu ovoo, aqui e pooorrrrrrrrrrrtaa mermu !

    • Adriele Mendes Reply

      12 de Abril de 2013 at 18:09

      amooooo

    • Bruna Pereira Reply

      12 de Abril de 2013 at 18:10

      azideia!!!! paulista que nao tem sutaque nem vem!

    • Will Takashi Reply

      16 de Abril de 2013 at 16:16

      biXcoito? porrrrta? kkkk ces é loco.. o sotaque Paulista se aproxima mais do q seria algo de oficial.. pra um estrangeiro aprender, digamos assim,… ou até o gaúcho kkk max carioca fala muuuuuuito extranho, parecem q tão drogado o tempo todo .. kkk

    • Felipe Sant'Anna Reply

      18 de Abril de 2013 at 19:13

      O sotaque de paulista mesmo morando na cidade grande parece o de um caipira…é letra "Ô", letra "Ê"…pelo amor de deus…se o sotaque do carioca parece de um drogado o de paulista parece o de um bando de boçais…na verdade o português mais bem falado não é nem do rio e nem de são paulo se eu não to enganado é de um estado do nordeste…me dizer que sotaque paulista é mais perto do oficial é o cúmulo do bairrismo e uma afronta a minha inteligência.

    • Cylene Cavalcante de Góes Reply

      18 de Abril de 2013 at 20:17

      O português mais bem falado é do Pará (região norte)!

    • Filipe Fleming Reply

      19 de Abril de 2013 at 03:35

      Will Takashi Você tá é viajando.

    • Jack Smith Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:08

      Bixxxcoito! RJ Wins 😉 hahaha

    • Joao Pedro Reply

      22 de Abril de 2013 at 16:33

      Will Takashi Você ta viajando o Melhor português é o do Maranhão, e tambem, o sotaque carioca é mais Limpo que o Sotaque Paulista que exemplo, "Porrrrrrrrrrrrrrta". é menos agradavel que "Bixcoito"

    • Augusto César Viana Reply

      22 de Abril de 2013 at 17:00

      Paulista tem um sotaque fortíssimo, mais até que o dos cariocas. Oficializar qualquer sotaque é no mínimo ridículo.

    • FeLipe Higher Reply

      12 de junho de 2013 at 22:58

      Claru que tem meu,tá me tiranduu!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • FeLipe Higher Reply

      12 de junho de 2013 at 22:58

      Claru que tem meu,tá me tiranduu!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs

  • Felipe Bui Reply

    12 de Abril de 2013 at 18:04

    Carioca é foda mesmo! rs