STJ derruba mudança em divisão de royalties de petróleo no RJ

Decisão afeta 6 municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo, Magé, Guapimirim, Niterói, Rio de Janeiro e Maricá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Navio petroleiro na Baía de Guanabara | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministra Maria Thereza de Assis Moura, derrubou uma decisão da Justiça de Brasília que havia mudado o cálculo para pagamento de royalties milionários de petróleo a 6 municípios do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo portal Poder 360.

Com o cálculo, que foi derrubado pelo STJ, três municípios passaram a ser considerados como Zona de Produção Principal, o que assegura maior parcela em royalties: São Gonçalo, Magé e Guapimirim. Em contrapartida, Niterói, Rio de Janeiro e Maricá passaram a receber menos recursos dos royalties. Niterói recorreu da decisão, mantida também em 2ª Instância, no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). No STJ, conseguiu derrubar a mudança no cálculo.

Em sua decisão, Assis Moura disse que a decisão de 1ª Instância impôs a Niterói “perda financeira relevante, capaz de comprometer todo o planejamento orçamentário do Ente público”. 

“Vale dizer, a parte requerente demonstra, concretamente, que a decisão impugnada causa grave lesão à ordem e à economia públicas, na medida em que interfere, repentinamente, na organização das suas políticas públicas, comprometendo a execução de serviços essenciais à população”, escreveu a magistrada.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp STJ derruba mudança em divisão de royalties de petróleo no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui