O descarte irregular de lixo em comunidades tem sido um motivo de grande preocupação para moradores e para o poder público pelas consequências danosas que podem gerar, especialmente em períodos de chuva.
Nesta semana, a Subprefeitura dos Grandes Complexos, em parceria com a Comlurb, estiveram no Parque Proletário, no Complexo da Penha, Zona Norte da capital, para dar início às ações de reforço do descarte adequado de lixo junto à população.
No local, onde já estão em andamento as obras para a instalação de um ecoponto na Estrada José Ruças, serão instaladas caixas para o descarte de resíduos; sendo duas compactadoras, destinadas ao lixo domiciliar e com capacidade de 15 m³; e duas caixas metálicas multiuso de 5 m³, para receber entulhos, bens inservíveis e galhadas.
Com os equipamentos, a Subprefeitura quer incentivar a população a fazer o descarte dos resíduos de forma correta, evitando que vias públicas e rios sejam agredidos ou transformados em latões de lixo.
Além de deixar a região mais limpa, os novos equipamentos também vão viabilizar uma coleta mais organizada e rápida pelas equipes da Comlurb.
A subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha, ressalta que as ações de cuidado com o descarte de lixo são de crucial importância não somente para o ordenamento das comunidades, mas também para a saúde de pessoas e para a preservação ambiental.
“Identificamos o agravamento do descarte irregular de resíduos em comunidades de baixa renda e essa é uma de nossas prioridades a serem enfrentadas para que o lixo seja levado para os pontos permitidos. Nosso objetivo é reduzir os impactos negativos à saúde pública, evitar a proliferação de ratos e insetos, além de prevenir alagamentos em consequência do entupimento de bueiros, a contaminação das águas e o assoreamento dos rios”, destaca a subprefeita.
Após uma vistoria técnica da Subprefeitura, o Complexo do Jacarezinho, também na Zona Norte, recebeu quatro novos contêineres de lixo, que foram instalados na Rua Viúva Claudio, localizada nas proximidades do Buraco do Lacerda. A ação contou com o auxílio de líderes comunitários.
No local, as equipes da Comlurb retiraram uma grande quantidade de lixo que atrapalhava o trânsito de pedestres e veículos. Jatos d’água foram disparados para deixar a região limpa e livre do mal cheiro, característico de matéria orgânica em decomposição.
Outros lugares do Complexo do Jacarezinho serão contemplados com equipamentos do programa de descarte regular de lixo da Prefeitura.
“Este ano vamos investir no melhor ordenamento de resíduos nas comunidades, com ampliação da distribuição de contêineres de grande capacidade”, adianta o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
A Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb elaboram um cronograma de ações e vistorias em favelas para a instalar equipamentos de coleta de lixo, de forma que a população possa usá-los de maneira regular e evitar desordem urbana, sanitária e ambiental.