Suíça: Visit Rio participa de feira voltada para realização de grandes eventos esportivos

De acordo com um levantamento, a cidade estaria apta a sediar vários eventos internacionais, entre eles os mundiais de Futebol Feminino, Basquete, Volêi e Hipismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel Heusi

A diretora-executiva do Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau), Roberta Werner, está em Lausanne, na Suíça, representando a cidade do Rio de Janeiro na sexta edição do evento “Hosts and Federations Summit”, cujo objetivo é desenvolver um ambiente de negócios favorável à conexão de federações esportivas internacionais, cidades e fornecedores interessadas em sediar eventos esportivos. A participação do Vist Rio no evento integra a segunda fase do projeto “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos”, que conta com as parcerias da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Esportes.

Roberta Werner diretora executiva do Visit Rio Suíça: Visit Rio participa de feira voltada para realização de grandes eventos esportivos

Na terça-feira (13), Roberta Werner participou do painel “Cities Briefing”, no qual defendeu a expertise do Rio de Janeiro na realização de grandes eventos esportivos, uma vez que a cidade sediou a Copa do Mundo, em 2014; e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

“Nossa participação é estratégica. Estamos tendo a oportunidade de apresentar todo o potencial do Rio a federações internacionais, trocar experiências com representantes de cidades que já foram sede de eventos esportivos de prestígio e fazer networking com fornecedores que são especialistas nessa indústria e podem se tornar grandes parceiros futuramente”, disse Roberta, adiantando que o Visit Rio pretende consolidar uma articulação permanente com os players do setor. Ela disse ainda que a instituição pretende inaugurar uma representação comercial em Lausanne.

A programação do “Hosts and Federations Summit” aborda temas como: sustentabilidade e eventos esportivos, uso da tecnologia como suporte ao público participante dos eventos esportivos, boas práticas de mobilidade e planejamento urbano, entre outros assuntos. Participam do evento as federações internacionais de Futebol Americano, de Motociclismo, além da Federação Mundial de Remo, da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol. O evento, que teve início na segunda-feira (12), tem o seu encerramento na próxima quinta-feira (15).

Advertisement

O “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos” é resultado de uma parceria com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos esportivos.

No primeiro diagnóstico realizado pela consultoria, foram identificados 73 torneios de prestígio mundial que o Rio de Janeiro estaria pronto para sediar – muitos de grande relevância internacional, como: os mundiais de Futebol Feminino, Basquete Masculino e Feminino, Volêi, Hipismo, Ciclismo, Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).

De acordo com as projeções do levantamento, com a realização dos dez eventos mais importantes da lista, o cidade poderia ter um retorno de aproximadamente R? 15 bilhões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Suíça: Visit Rio participa de feira voltada para realização de grandes eventos esportivos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui