Suipa pede doações diante da superlotação causada pelo abandono de animais

Pela Lei 9605/98, o abandono de animais corresponde a maus-tratos e pode ser punido com pena de 3 meses a um ano de prisão, além de multa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: SUIPA

O período que compreende o final de um ano e o início de outro, geralmente é um terror para os animais, e para a Sociedade União Protetora dos Animais (Suipa), que registra um aumento significativo no número de animais abandonados em seu portão. Segundo o presidente da instituição, Marcelo Marques, no período citado há uma média de 60 abandonos, sendo que a média fora desse intervalo de tempo é de 35 e 40 bichinhos expulsos dos seus lares. Em vista do cenário de superlotação, Marcelo pede a população que faça doações à entidade, que fica em Benfica, na Zona Norte da cidade.  

“Chega dezembro, janeiro e fevereiro o índice aumenta. É época de férias, e as pessoas não têm com quem deixar ou não querem ter um custo a mais para deixar em um hotel. São vários motivos. Falta amor nessas pessoas. Quando você adota um animal é para sempre. Você está adotando uma vida. Dar amor a esse animal, ele se sente seguro e feliz, aí você vai lá e larga. É uma covardia”, disse Marcelo Marques ao jornal O DIA, ressaltando que, muitos animais entram em depressão por causa do abandono. Em casos mais graves, os bichinhos morrem de tristeza, desnutrição e desidratação, pois param de comer e beber água.

Atualmente, a Suipa abriga 2. 200 animais e está superlotada. O número de adoções não acompanha o de abandonos. De acordo com Marcelo Marques, em média são adotados entre 25 e 30 animais. Os bichos que ganham um lar são poucos diante dos que chegam ou continuam abrigados.

Com um consumo diário de 650 kg de ração, a instituição sobrevive das doações dos seus associados, já que não recebe verba do poder público. Quem quiser doar ração ou material de limpeza pode acessar o site da instituição, assim como se tornar associado da Suipa (https://www.suipa.org.br/).

Advertisement

Crime

Para tentar identificar as pessoas que abandonam animais em seu portão, a Suipa instalou câmeras de segurança. Os dispositivos já flagraram inúmeros abandonos, inclusive mais de uma ocorrência por dia.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) disse, em resposta ao jornal, que fiscaliza ações de maus-tratos e abandono diuturnamente, sendo que os agentes têm ordem de prender em flagrante a pessoa que abandona um animal. O crime de abandono pode ser denunciado pelo Disque-Denúncia / Linha Verde – 0300 2253-1177. Para casos urgentes, o denunciante pode acionar a Central 190. O anonimato é garantido.

De acordo com a Lei 9605/98, o abandono de animais corresponde a maus-tratos e pode ser punido com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

As informações são do jornal O DIA.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Suipa pede doações diante da superlotação causada pelo abandono de animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui