O clima é de West Village ou Brooklin, em Nova York, mas estamos no baixo Botafogo, na Rua Fernandes Guimarães. Nesta parte do bairro, a vizinhança ainda não está muito acostumada a ver gente de outros lugares, circulando por aqui em busca da boa sorte de casas que brotam na região. Entre elas, um grande destaque: o Sult, lugar que faço questão de indicar, quando me perguntam onde comer (bem) no Rio.
Por isso começo a minha participação no Diário do Rio falando sobre ele.
O Sult tem um jeitão meio industrial e clima despojado que abrem alas para boas mesas e cadeiras (com uma turma legal ocupando cada uma delas) e pratos divinos que desfilam sobre as toalhas brancas. É sentar-se e mergulhar numa culinária italiana moderna, com composições que sempre trazem algo a mais, dentro de uma concepção de comida que já conhecemos. Em outras palavras, é o conforto com cara nova. Não sou muito de citar pratos, mas vamos lá, só para dar uma palinha do que sai da cozinha aberta, de frente para os comensais.
A lasanha é uma assinatura da casa, pode subverter a ordem e pedir como entradinha e dividir – a experiência é incrível. Para começar, há ainda a mini lula grelhada com molho à base de azeite, vinho branco, alho, salsa e tomate cereja. E o crudo com amêndoas e grana padano.
A partir daqui o som sobe, os sorrisos abrem e boa comida, claro, mantém o astral sempre animado, com a melhor trilha sonora que um amante da boa mesa pode querer: o burburinho do salão, entremeado pelo tilintar de copos e de talheres sobre as louças. Da adega saem vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos escolhidos a dedo, muitas vezes apresentados pelo chef e proprietário Nelson Soares, que adora circular entre os comensais. Aproveite, aliás, e o deixe pedir o que você vai comer. Então pinta risoto com tucupi e pirarucu, filé à milanesa com purê de batata roxa (a textura dele é um sonho), carbonara legítimo preparado na hora (pede que ele faz).
Enfim, o Sult é um restaurante com o clima que Rio precisava voltar a ter. Nos anos 80 e 90, o Guimas fazia esse papel. Hoje não faz mais. Agora, o Sult já é o preferido de muitos cariocas que gostam de boa comida como entretenimento.
Serviço
Sult
Rua Fernandes Guimarães, 77. Botafogo.
Tel.: (21) 3486-6777.
Terça à sábado, 12h `as 23h; domingo 12h às 17h
Essa rua Ferreira de Araújo é em São Cristóvão.
É rua Fernandes Guimarães! Eles devem corrigir logo…rs
Eu sou nascido e criado em Botafogo , conheço o bairro como poucos . Nunca ouvi falar em rua Ferreira de Araújo em Botafogo .
É rua Fernandes Guimarães! Eles devem corrigir logo…rs
Corrigido
Gostei dos comentários sobre este restaurante mas a informação sobre o local foi bem displicente. No começo diz que fica na Rua Ferreira de Araújo, 77, em Botafogo. No fim do artigo diz que fica na Rua Fernandes Guimarães, o que é o lugar certo segundo o Google. Também não diz se é caro, barato ou mais ou menos
O correto é Rua Fernandes Guimarães, 77 a outra rua citada fica em São Cristovão.
Concordo com Vc.
Quanto custa o “Spaghetti al vongole”, por ex…??