Super Centro Carioca de Cirurgia é inaugurado no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari

Com um total de 13 salas cirúrgicas, o espaço tem capacidade para realizar 30 mil procedimentos cirúrgicos por ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inauguração do Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, na última sexta-feira (07/07), nas novas instalações do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, Zona Norte da capital fluminense, o Super Centro Carioca de Cirurgia (SCCC).

O projeto integra o programa anunciado pelo presidente Lula em fevereiro, em evento no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte, visando a ampliação da oferta de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo as filas de espera no Sistema de Regulação (Sisreg). Com um total de 13 salas cirúrgicas, o SCCC tem capacidade para realizar 30 mil procedimentos cirúrgicos por ano.

”Nós já vivemos um período muito difícil na Saúde, quando assumimos uma rede desmontada e ainda mais naquele momento complicado da pandemia. Temos agora uma ministra que é do Rio, capaz, que fez um excepcional trabalho na Fiocruz e que acredita no SUS, nessa saúde pública que tentamos construir. É muito bom poder inaugurar esse Super Centro Carioca de Cirurgia, mas, se conseguimos construir isso aqui, é porque apostamos no Governo Federal e na capacidade de fazermos juntos uma saúde pública de qualidade. E eu já quero anunciar aqui que vamos fazer um Super Centro na Zona Oeste”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que elogiou as novas instalações do SCCC.

Advertisement

”Quero agradecer a todos esses trabalhadores que são comprometidos com o SUS, porque eu sei o que é ter uma situação deteriorada no setor de saúde. Nós, gestores, precisamos trabalhar juntos para que a política na saúde seja em defesa da população. Fiquei também muito feliz porque o secretário Daniel Soranz vai destinar 300 vagas para o programa Mais Médicos aqui no Rio de Janeiro. É assim que nós poderemos avançar. A nossa equipe é comprometida com o SUS”, disse Nísia.

Entre 2022 e 2023, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla recebeu investimentos de mais de R$ 123 milhões em reformas, obras de ampliação e equipamentos de última geração. O antigo centro cirúrgico passou por obras estruturais e foi transformado no Super Centro Carioca de Cirurgia, com capacidade aumentada de oferta de procedimentos em diversas especialidades.

Equipado com aparelhos de alta tecnologia, o SCCC tem estrutura de excelência em uma área total de 930m². Das 13 salas cirúrgicas, nove são equipadas para procedimentos por vídeo. A estrutura conta ainda com o Centro de Especialidades Cirúrgicas, onde são realizadas consultas e procedimentos cirúrgicos de menor porte.

Com os investimentos recebidos desde o ano passado, o HMRG já é o maior prestador de serviços cirúrgicos da rede municipal de saúde e a capacidade operacional será potencializada nos diversos procedimentos realizados: hernioplastia, colecistectomia videolaparoscópica, litotripsia, vasectomia, hidrocele, postectomia, escleroterapia, laqueadura por vídeo, hemorroidectomia, tireoidectomia e correção de fissura e fístula. Apenas neste ano, o hospital já realizou mais de 15,7 mil procedimentos cirúrgicos.

”A expectativa é que a gente consiga realizar aqui 30 mil cirurgias por ano. Isso corresponde a 20% da nossa fila de espera. A ideia é que esse hospital faça parte do programa do Ministério da Saúde para reduzir as filas cirúrgicas do Sisreg e, obviamente, acelerar o tempo de atendimento dos usuários do SUS na cidade do Rio”, destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Super Centro Carioca de Cirurgia é inaugurado no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui