Super Centro de Cirurgia é inaugurado no Ronaldo Gazolla, em Acari

Espaço conta com 13 salas para cirurgias e capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos por ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hospital Ronaldo Gazolla - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira (07/06) o Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte. A abertuta do novo centro, que tem 13 salas para cirurgias e capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos por ano, teve a presença da ministra da Saúde, Nisia Trindade, do subprefeito da zona norte, Diego Vaz, e prefeito Eduardo Paes.

A nova ala especializada faz parte do programa anunciado pelo presidente Lula em fevereiro. O objetivo é ampliar a oferta de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a fila de espera do Sisreg. O hospital também ganha na inauguração um novo centro ambulatorial.

Durante a agenda, o prefeito Eduardo Paes prometeu uma iniciativa semelhante na Zona Oeste do Rio. O deputado federal Daniel Soranz (PSD-RJ), que foi secretário de Saúde de Paes, deu mais detalhes sobre o futuro projeto.

Estamos na expectativa de receber o recurso do governo federal para o Super Centro Carioca que foi inaugurado junto com o presidente Lula e recebendo esse recurso, vamos ‘startar’ esse novo projeto que é Centro da Zona Oeste, que vai ser especializado em saúde auditiva, em reabilitação e outras especialidades que a gente vai apresentar mais pra frente. A previsão é até o final da gestão, mas ainda depende desse planejamento junto ao ministério da saúde”, explicou Soranz.

Advertisement

Entre 2022 e 2023, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o Hospital Ronaldo Gazola recebeu cerca de R$ 123 milhões em investimentos para reformas, obras de ampliação e equipamentos.

O aporte financeiro resultou, além de 13 novas salas de cirurgias, onde nove são equipadas para procedimentos por vídeo, o espaço terá um centro de especialidades cirúrgicas, onde serão realizadas consultas e cirurgias de menor porte.

O Complexo Ambulatorial do HMRG passa a contar com seis centros de especialidades em sua estrutura: Centro de Especialidades Cirúrgicas, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação, Centro de Diagnóstico Cardiológico, Centro de Diagnóstico Endoscópico e Centro de Diagnóstico por Imagem.

O investimento em novos equipamentos, tecnologia e infraestrutura irá ampliar a capacidade de atendimento do hospital, permitindo a realização de mais cirurgias, consultas e exames, mas sem abrir mão do olhar cuidadoso e humanizado voltado aos pacientes e seus familiares.

O Complexo Ambulatorial do hospital oferta uma média de 17 mil atendimentos por mês (considerando números deste ano) em mais de 20 especialidades disponíveis, podendo chegar a 25 mil. Sua área física foi dobrada com ambientes acolhedores, devidamente equipados e sinalizados e com instalações confortáveis para o atendimento aos usuários.

Já o Centro de Apoio ao Diagnóstico compreende três centros especializados: Endoscópico, Cardiológico e Imagem. Todos equipados com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para oferecer exames confiáveis e precisos, que auxiliam no tratamento adequado ao usuário. Nos centros de diagnóstico é possível realizar exames de tomografia computadorizada, raio X, ultrassonografia, ecocardiograma, ecodoppler, MAPA 24h, holter, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia e gastrostomia. Serão mais de 7 mil exames de imagem realizados por mês, com as novas instalações.

O Centro Cirúrgico passa a contar com uma área de 540 m², 13 salas de cirurgia e 24 leitos de recuperação pós-anestésica.

A capacidade instalada do hospital, que já realiza mais de três mil cirurgias por mês (cerca de cem por dia), será potencializada nos diversos procedimentos realizados como hernioplastia, colecistectomia videolaparoscópica, litotripsia, vasectomia, varicocele, hidrocele, postectomia, escleroterapia, laqueadura por vídeo, hemorroidectomia, tireoidectomia e correção de fissura e fístula. Apenas neste ano, já foram realizados, no HMRG, mais de 15,7 mil procedimentos cirúrgicos, com uma média de 3.150 por mês (janeiro a maio).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Super Centro de Cirurgia é inaugurado no Ronaldo Gazolla, em Acari
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui