Super Centro de Saúde promove campanha de doação de sangue

A coleta vai acontecer no salão térreo do Centro Carioca do Olho (CCO), localizado em Benfica, Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadas. Reprodução: Edu Kapps/SMS-Rio.

Nesta quinta-feira (13), o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, Zona Norte do Rio, realiza uma campanha de doação de sangue das 10h às 15h, no salão térreo do Centro Carioca do Olho (CCO). A iniciativa, em parceria com o Hemorio, é responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública carioca, principalmente em emergências.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que em 2023, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa 1,4% da população que doa sangue regularmente, colocando o país nos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece uma faixa ideal entre 1% e 3%.

Doacao de Sangue Grupo Trigo Super Centro de Saúde promove campanha de doação de sangue
Foto: Divulgação Grupo Trigo

Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum para doar sangue, mas é recomendável evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. Outro fator importante é estar descansado.

Advertisement

Após 30 dias, o voluntário pode obter os resultados dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra de sangue retirada da doação. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para poder doar. Já quem teve COVID-19 recentemente precisa esperar dez dias após a recuperação para fazer a doação de sangue.

  • Serviço

Doação de sangue no Super Centro Carioca de Saúde
Data: 13 de junho, quinta-feira
Hora: das 10h às 15h
Local: Salão térreo do Centro Carioca do Olho (CCO), ao lado da Ótica Carioca
Endereço: Rua General Cordeiro de Farias, 495 – Benfica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Super Centro de Saúde promove campanha de doação de sangue
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui