Supermercado Zona Sul do Centro fechou

A unidade da rua da Alfândega 33 suspendeu suas atividades, deixando os moradores do Centro órfãos. A maioria dos supermercados na região se concentra na região da Lapa, Bairro de Fátima e Central.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Filial do Supermercado Zona Sul, localizada bem na esquina da rua da Alfândega com a rua da Quitanda, única filial da empresa no Centro, vai suspender suas atividades.

O Centro da Cidade tem recebido muitos novos investidores nos últimos meses, após o advento do plano urbanístico Reviver Centro. Lojas vazias há tempos têm sido alugadas, e aos poucos as coisas parecem estar caminhando para voltar ao normal. Porém, nem tudo são flores. Segundo informações obtidas pelo DIÁRIO DO RIO, a única filial do Supermercado Zona Sul na região central do rio fechou suas portas.

Com 44 lojas na cidade maravilhosa, o Zona Sul – famoso também pela sua caprichada pizzaria – suspendeu as atividades da loja que abriu em janeiro de 2016 na Rua da Alfândega, número 33, bem na esquina com a rua da Quitanda. Funcionários da filial estariam sendo transferidos para outras unidades da empresa.

A suspensão das atividades do mercado – que ainda não teria decidido se vai fechar de vez ou esperar as coisas na região melhorarem, segundo funcionários ouvidos pela reportagem – deixou a população da região central ainda mais órfã de onde fazer suas compras. Na região de Lapa e Bairro de Fátima, existem 4 supermercados; na região da Central, mais 3. Mas na região onde o Reviver Centro parece mais forte, com o fechamento do Zona Sul, fica apenas um supermercado, o Inter, na Praça Tiradentes. “O Zona Sul era o melhor mercado da região, com mercadoria de qualidade. A maioria dos outros são sujos, ou muito pequenos, ou então são lá na Lapa, não dá pra ir andando“, disse à reportagem Zulmira Fernandes, consumidora habitual do estabelecimento.

Fomos à procura para saber quanto custa o aluguel de um imóvel que possa ser um bom supermercado no Centro da Cidade. Uma loja de cerca de 2.500m2 no Largo de São Francisco está para locação por 107 mil reais mensais: mas está “no osso”, ou seja, precisa colocar piso, forro, fazer elétrica e hidráulica. Um outro lojão, menor, tem cerca de 800m2 e está anunciado na avenida Rio Branco, para locação por 67 mil reais mensais. O que todos são unânimes em dizer é que se a idéia é trazer mais moradores para o Centro, a região precisará de mais mercados, principalmente na região do Castelo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Supermercado Zona Sul do Centro fechou

27 COMENTÁRIOS

  1. Game Over….já houve projeto de aterrar a Lagoa Rodrigo de Freitas e fazer um novo bairro, não conseguiram derrubar o Pão de açúcar e nem o Corcovado.
    Vamos aceitar e ver As favelas, que crescem todos os dias, como paisagem urbana.
    Terra sem Lei e do jeitinho….

  2. Realmente houve uma aumento de moradores,moradores de rua isso sim,está longe de virar uma cidade com uma boa vizinhança,centro parece cidade fantasma. Para o centro se tornar mais populoso quem sabe em 2030.

  3. Tristeza …. lá se vai um oásis no deserto !
    Ótimo mercado em local degradado ; infelizmente sinto-me diretamente atingido pois tinha um grande prazer ir no mercado Zona Sul no fim de tarde , onde tomava meu bom lanche e, seguramente muito bem atendido , por todos os funcionários, em especial pela Sra Coutinho. Vou sentir saudades !!!

  4. Centro do Rio não perdeu nada. Mercado preconceituoso onde só que entra de terno e gravata e bem atendido. Tenta ir de roupa de peão. Funcionários, seguranças já ficam te olhando atravessado. Vai tarde.

  5. Lamentável. O país tem tudo pra ter sido uma grande potência. A gente não precisava tá sofrendo tanto. O problema tá no nosso sistema corrupto

  6. A região esta degradada, imunda… a maior parte do comercio poderia estar avertavse naotivesse que fechar por ordem da prefeitura! Ficaran tanto tempo fechados que agora não tem mais como reabrir, tiveram que fechar em definitivo. Pergunta pro prefeito Eduardo Paes, que se sensibiliza tanto com a situação do Centeo, se ele aliviou o IPTU das lojas que estao fechadas desde a pandemia no Centro? Alem de cobrar, Dudu Paes ainda aumentou o IPTU… Ninguem vai alugar loha no Centro pagando mil reais por mea de IPTU (essa é a realidade da maioria dos lojistas do Centro da Cidade). E voces ainda achando que o vilão é o aluguel…. a prefeitura do Rio na realidade nao cpbra IPTU, o imposto é tão alto que a prefeitura se torna sócia de todos os contratos de locação. E a melhor parte é que pra prefeitura não tem risco. Ela vai receber IPTU sem risco. Mas nós entendemos o prefeito, o Centeo ta degradado, a cidade ta precaria, serviços basicos falidos, mas os salarios dos funcionarios publicos marajas e politicos tem que ser reajustados!!! Rio de Janeiro, rumo ao caos e favelizacao.

  7. O problema do centro do Rio de Janeiro, bem como de todo o resto do país, é que o mercado financeiro sequestrou a sociedade. Esses alugueis ilimitados tem como locadores justamente os ativos financeiros imobiliarios. Percebam que o oportunity, por exemplo, é dono de quase todos os imóveis comerciais: logo, extorquem como bem entendem dos comerciantes; e se a loja fica desalugada, basta distribuir o prejuízo com todos os cotistas, que, nesse caso, nem sentem as perdas. Conclusão: a sociedade inteira fica refem desse mercado financeiro asqueroso que não produz, não trabalha e, como se não bastasse, ainda não deixa ninguém trabalhar. Aí vem a pandemia, os funcionários públicos têm que se desdobrar pra consertar o país enquanto que a iniciativa privada se esconde. Vejam que os financistas e os planos de saúde nada auxiliaram para o combate às sequelas da pandemia!

  8. Vou resumir: O HELL DE JANEIRO É BANCARROTA!!
    Nada levanta este estado!
    Todas as ações de revitalização são mentirosas! Pura falácia dos políticos que acham que empresários são otários.
    A situação me lembra a cidade de Detroit, que virou uma cidade fantasma.
    A orla também está destruída e virou uma tremenda Zona! É o lugar mais poluído do mundo a níveis de decibéis. Os camelôs tomaram conta, e os ladrões estão que nem pinto no lixo.
    Não é a toa que os imóveis da zona sul caíram de preço de 30 a 40 por cento.
    A cidade está caótica em todas as regiões.
    Se não erradicar as favelas, o Rio será um desastre, mais do que já é!

    • A luz dispara, a agua nas nuvens, o gas sobe, o IPTU tambem 11% esse ano. Mas só se reclama do aluguel.. Conheço proprietário de imovel no centro oferecendo 1 ano de aluguel sem pagar e nem assim aluga. Mas a culpa é do aluguel…

  9. Para termos um “Reviver Centro ” teríamos que ter ser um ” Reviver País “…simples assim.
    Que os “novos” Administradores Públicos tivessem medo da cadeia e seus bens familiares confiscados.
    Quando no fim dos mandatos voltassem para suas vidas normais e suas profissões de origem…

  10. Zona Sul eh apenas mais uma vitima do home office. Nao ha circulacaonde pessoas nas ruas, destruiram o Rio de ajaneiro. Esse municipio vai quebrar com essa modinha de fingir que trabalham de casa. Ou os governantes e empresarios se unem e voltam a colocar as pessoas pra trabalhar efetivamente em seus locais de trabalho ou isso vai continuar em efeito cascata. Esse pessoal hpje que ta rezando pra continuar em casa cocando s@co e recebendo final de mes, podem ter certeza que vai chegar em voces tambem. O efeito na economia é em cascata.

  11. Zona Sul é apenas a ponta do Iceberg. Com certeza nao eh o aluguel que esta caro, pois se a loja funcionava anos ali, o prpblema nao era o aluguel. O problema que vai se redletir na quebra da economia no Brasil.inteiro é esse modelo estudpido, essa modinha que criaram chamada hone office. As pessoas nao querem mais trabalhar, querem trabalhar pouco e ganhar muito. Ficarvem casa sem trabalhar igual funcionarios publicos. O proprio sistema de transportes do Rio de Janeiro sera o proximo a colapsar, é nitido voce ver os onibus vazios em horario de pico, metrô funcipnando com metade da capacidade. E o que os governantes tem que ter em mente, é que se não estimular os empresarios a botar os empregadps pra trabalhar novamente em seus escritorios…o que vai acobtecer vai ser efeito cascata, todo comercio, setor de transportes vao atrofiar e vai se refletir em multiplas falencias e desemprego em massa. Nao demora muito isso vai se refletir na arrecadacao de impostos. O governador e prefeito que estao acharcando o povo com aumento de imppstos pra aumemtar salarios de funcionarios publicos, vao quebrar. Essa conta nao vai fechar e vai acabar mal. Voce liga pra prefeitura, procura saver quantos estao em casa e quantos estao em seu local fisico de trabalho? Esta tudo assim agora… as pessoas ficam em casa fingindo que estao trabalhando, e toda cadeia de servicos e comercio que depende daquele deslocamento desses funxionarios esta quebrando. Isso nao vai terminar bem. So vejo mais e mais lojas fechando, desemprego pra todo lado e governantes e empresarios mandando os funcipnarios trabalharem de casa. Vai quebrar tudo e vai chegar neles tambem. Pandemia ja passpu, estao todos vacinados no rio de janeiro, acabem com hpme offoce enquanto é tempo. Ademais, esse negocio de reviver centro é tapar sol com peneira.

  12. Graças a lula , Cabral e pães. Acabaram com
    Centro do Rio. Estive
    Lá hoje contínua a
    Desmoralização.
    Os empresários,não
    Vão botar dinheiro!

  13. Duas coisas: o empresário é medroso, está com medo da situação e não sabe como agir ou o aluguel é muito caro.
    Para uma cidade que presa o turismo, o Rio é caro. O Rio de Janeiro é a cidade ou uma das cidades mais caras do Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui