Supermercados deverão receber o descarte de óleo usado em fritura

Medida sancionada por Thiago Pampolha, governador em exercício, garante destinação adequada do resíduo pelos estabelecimentos comerciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Ron Lach : https://www.pexels.com/pt-br/foto/cozinhando-cozimento-culinaria-comida-rapida-8879636/

A Lei 9.994/23, sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada nesta terça-feira (19/04) no Diário Oficial determina que supermercados e hipermercados terão que receber o descarte de óleo usado em fritura. O texto, que ainda será regulamentado, determina que os estabelecimentos comerciais e a indústria responsável pela produção e distribuição do óleo passem a destinar adequadamente o resíduo, além de divulgar informações sobre a necessidade da coleta.

Também deverão ser feitas campanhas a fim de esclarecer sobre os riscos ambientais para os casos de destinação inadequada dos resíduos. O produto coletado deverá ser encaminhado a pequenos fabricantes dos derivados.

Óleos descartados incorretamente podem contaminar a flora, a fauna, os mananciais e também os solos, prejudicando a biodiversidade e o equilíbrio ambiental, além de contribuir para o efeito estufa. Um litro de óleo de cozinha, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água se não receber a devida destinação. Por isso é fundamental promover iniciativas para o descarte correto desse material“, afirmou Thiago Pampolha.

Em caso de descumprimento das regras, serão aplicadas penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A multa será revertida para o Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Supermercados deverão receber o descarte de óleo usado em fritura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui