Supervia vai reduzir o número de viagens diárias dos trens

Segundo a empresa, essa foi a maneira encontrada para minimizar o prejuízo gerado pela pandemia da Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Segundo publicou o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna do jornal O Globo, a Supervia, concessionária que administra os trens que circulam no Rio de Janeiro, vai reduzir o número de viagens diárias de suas linhas.

Segundo a publicação, essa foi forma que a empresa encontrou para sobreviver à espera prometida de ajuda financeira do governo. Em função da pandemia da Covid-19, a empresa amarga uma perda de uns 40% no fluxo de passageiros.

Ao DIÁRIO DO RIO, a Supervia enviou a seguinte nota:

“A SuperVia adequará, a partir do próximo dia 05/11, sua grade horária à atual demanda de passageiros, reduzida em 40% em relação ao que era observado antes da pandemia do novo coronavírus. A pandemia alterou o hábito de muitos clientes, que têm mantido suas atividades em casa, mesmo após o fim das medidas de restrição ao deslocamento. Esse “novo normal” afetou sobremaneira as empresas de transporte público.   

Advertisement

A nova grade de horários, com ajuste em todos os ramais, manterá a taxa de ocupação das composições abaixo de 60%, limite máximo estipulado pelo Estado e fiscalizado pela Agetransp. A empresa continuará cumprindo todos os decretos estaduais e a legislação vigentes.   

A adequação da grade busca manter a sobrevivência da Concessionária, fundamental para garantir o transporte público à Região Metropolitana do Rio de Janeiro e os 11 municípios da Baixada Fluminense.  A concessionária vive quase que exclusivamente da venda de passagens e não conta com subsídios do Poder Público. Desde o início da pandemia, a SuperVia registra uma redução de mais de 56 milhões de passageiros, o que resulta, até o momento, em uma perda financeira de mais de R$ 247 milhões”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Supervia vai reduzir o número de viagens diárias dos trens
Advertisement

59 COMENTÁRIOS

  1. Lixo esse transporte o pior que tem ,
    Somos assaltados dentro da plataforma e os agentes ficam escondidos no celular o tempo todo sem contar que , qualquer coisa é motivo para atraso nos horários horrível tomem vergonha

  2. Absurdo total!!!! Não podemos ficar em local aglomerados e a super via por questão de faturamento quer reduzir a frota para andar com os trens mais cheios ainda, cadê a fiscalização desse país….estamos largados as traças. Lamentável!

  3. A Agetransp não fiscaliza nada, a Supervia faz o que quer, e os trens sempre lotados, só se a diminuição de passageiros foi por conta deles, pq em qualquer horário os trens são lotados.

  4. Pelo amor de Deus!! Isso só irá gerar mais aglomeração urbana, ninguém fiscaliza nada. Já tem pessoas viajando sem máscaras, piorar mais… impossível!!

  5. Absurdo por nós que usamos esse meio de transporte é quem vamos sofrer mais uma vez, trens sucateados aparadores levo 1h e 50 mini para chegar em casa ou no trabalho sou obrigada a sair mais cedo de casa, isso é uma vergonha porq quem gera a economia do país somos nós trabalhadores.

  6. Pelo amor de Deus era só o que faltava, é impressionante desde que me conheço por gente nunca vi os trens do RJ serem referência em alguma coisa ,a desculpa agora é que não tem passageiros suficiente pra funcionar, me poupe !!!
    E quando estava tudo normal sem pandemia não vejo diferença nenhuma, o trabalhador embarca no trem pra fugir dos engarrafamentos não é por que é o melhor transporte, na vdd nunca foi o melhor ,a culpa é do Governo e da supervia das coisas estarem da forma que está .parem de arrumar desculpas e façam as coisas acontecer como tem que ser para com com a merda da politicagem e de ao povo o que é merecido.

  7. Pelo amor de Deus! A supervia quer ajuda financeira do governo por conta da covid? Isso e um absurdo. Aí vai reduzir em 40 por cento a frota de trens? Isso é Sul real e mais uma vez quem paga são os miseráveis do trabalhador. Ajuda financeira é brincadeira isso. Só queria que os usuário se juntassem para o a decisão da supervia

  8. Ramal de Belford Roxo só tem trem velho, vive quebrando, um atraso absurdo, tempo de intervalo muito grande principalmente aos domingos. Sem contar que não tem segurança, vive tendo assalto.

  9. Isso e um absurdo!!! no o ramal santa cruz foi retirado o trem expresso, o parador demora uma eternidade p chegar na central do Brasil e o intervalo de um trem p outro e 20 minutos , ninguém toma uma providência contra os abusos da supwrvia, trena lotado, passageiros 80% sem máscara e ninguém fiscaliza isso um absurdo, mais como sempre Brasil e sinônimo de bagunça não tem jeito

  10. PIORAR MAIS DO QUE JA ESTÁ?
    IMPOSSIVEL,MELHOR CESSAR OS SERVICOS SURPERVIA,GANHARA MUITO MAIS.
    SERVIÇO DE PESSIMA QUALIDADE SEM CONTAR OS ASSALTOS CONSTANTES…..

  11. Nós já ficamos no prejuízo, quando foram retirados vários trens chineses que estavam com problemas,e o Ramal Saracuruna/Gramacho,e o passageiro tinha que ficar esperando 35 minutos pra embarcar no tem lotado, indo e voltando do trabalho!!!!!

  12. Cadê a tal MITSUI, empresa que adquiriu o direito de concessão da SUPERVIA,e que prometeu melhor qualidade de serviço,e também prometeu modernizar a frota de trens, a única coisa que existe, são trens lotados,e múltiplos problemas nos trilhos,e tem certos trechos onde o trem é obrigado a trafegar em baixa velocidade,pra não descarrilhar,e sem contar com os atrasos repentinos que acontecem sempre que comeca a chover. Cadê os nossos direitos, porque suportar grandes intervalos de horários nós dias normais e ser massacrados nós finais de semana e feriados ninguém merece!!! Cadê os nossos direitos de exercer os nossos direitos hein MITSUI/SUPERVIA?????

  13. Melhorem o serviço que é horrível (viagens morosas, excesso de áudio-informação, passagem cara, ar condicionado gelando quando está frio) e os passageiros vão voltar.

  14. Estão de sacanagem né ,os trens andam cheios todos os dias da semana no ramal de Japeri ,aí vem com essa desculpa isso é porque o nosso governo estão cagando e andando pra classe trabalhadora , estão esse lixo de sistema da Super via faz oque quer são muitos cara de pau mesmo são bostas.

  15. Quem mora em caxias está sem alternativa. As empresas do centro de Caxias estão rodando 100% mas as de Saracuruna e Piabetá estão parando cedo! O fica em casa . Quem está pagando a conta é o pobre. O pior é que o Estado do Rio tem um sina de masoquista. Só tem político ruim! Sérgio Cabral e sua turma nos renderam!

  16. Mentira, o tren continua lotado todos os dias, passagem caríssima… Se preocupem em colocar segurança para esses 40% pagarem ao invés de pular e andar de graça..

  17. Moro em Saracuruna e é um absurdo todos os dias temos que fazer transferência em Gramacho, um corre corre para trocar de trem, são idosos como minha vó que usar os trens todos os dias as 4h da manhã. Infelizmente no Brasil as pessoas quem tem dinheiro só pensam neles, esquecem quem é que deixar eles podres de ricos assim

  18. Não entendi, vai perder o que ? É a empresa que mais ganha dinheiro,absurdo, os trens lotados,velhos e os assaltos!!! Meu Deus, estão nos exterminando.indignada,irei pegar ônibus partir do dia 05, é isso que vcs querem né super via, Acordaaaaaa RJ

  19. Vão reduzir o fluxo? Misericórdia ? os trens já estão em atrasos por 17 minutos, eles querem mais???!! Ramal de Japeri está um caos. Vive lotado e a pandemia? Acabou? Vergonha!!!!
    Detesto trem? Prefiro acordar mais cedo e ir trabalhar de ônibus.

  20. A rede ferroviária é pública, construída com dinheiro do povo, a supervia não compra trem e tampouco reforma, tudo e pago pelo governo ( povo) inclusive reforma e modernização das estações e até a conta de energia elétrica somos nós que pagamos. A função da empresa é somente recolher o dinheiro e encher a conta bancária dos donos. Onde está o prejuízo? Por isso o Sérgio Cabral e os que vieram antes dele ficou rico, dando nossa ferrovia e pedágios da cidade em troca de muita grana!

  21. Infelizmente o serviço da Supervia que já é muito precário ficará ainda pior, especificamente o ramal de Belford Roxo é péssimo, atrasados, composições lotadas e arrastão. Sem contar os trens velhos circulando sem ar condicionado.

  22. A supervia nunca se farta de ganhar dinheiro espero que o governo concele o contrato com vcs e faça outra licitação para alguma empresa que realmente quer imverttir no trasporte ferroviário perder mais de três horas pera trabalhar todos os dias e um absurdo e ainda querem piorar mais nossa viagem ?!

  23. Fala sério, Supervia já é uma porcaria agora então, será difícil chegar no trabalho! Não está ganhando dinheiro? Os trens só vivem cheio só não peguei o vírus pq Deus não permitiu.

  24. o serviço já uma porcaria do jeito que está ramal de gramacho demora muito o de Belford roxo é uma bosta Japeri e Santa Cruz não é grande coisa!

  25. O serviço que já é ruim ficará ainda pior, dias de sábado os intervalos chegam a 50 min. como se ninguém trabalhasse no final de semana ou não dependesse do trem. Infelizmente esse é o retrato do RJ empresas mal administradas e o carioca é quem paga a conta.. arrastão dentro das composições, assaltos nas plataformas, superlotação.. esses problemas infelizmente são invisíveis. O problema maior pra eles é o dinheiro que na teoria não está entrando mas na prática o problema é a má qualidade do serviço

  26. Absurdo total: A empresa já é uma porcaria, ficará ainda pior. E ainda tem a cara de pau de colocar a culpa no governo federal. Tá querendo é dinheiro! Mas a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco: os usuários como sempre.

  27. Porcaria de serviço, pena que moramos no Brasil aqui funciona assim ninguém se junta pra reclamar um fala aqui outro ali, deveria ter união o povo se juntar contra essa merda de Supervia, que nós dá trem lotado sem ar condicionado trem velho bancos molhado quando chove, isso é só algumas coisas que passamos.

  28. Acho que depois de todos os relatos dos usuários do transporte e leitores do Diário do Rio, poderia a equipe do DDR, como utilidade pública, fazer contato com o órgão regulador AGETRANS além do Governo do Estado…

  29. Traduzindo: o serviço prestado pela Supervia que já é uma porcaria, ficará pior ainda!! Um absurdo após outro. Entram gestões, saem gestões, e o serviço continua péssimo. Não há solução que de jeito. E nós, usuários ficamos nas mãos dessa gente! Basta! Precisamos fazer algo!!

  30. A Supervisora esta cada dia pior dsd início da pandemia,só vejo aglomeraçãos,além de vendedores sem máscaras muitos passageiros também estão desrespeitando essa regra.
    Sem contar que o vagão feminino é o vagão mais cheio por não funcionar como se deve em horário nenhum.

  31. Pego o ramal santa cruz ,sempre lotado demorando muito e parador ainda! Vendedores sem mascara gritando colocando nossa vida em risco! E a super via vem de palhaçada que vai diminuir sempre que os trens o dia todo está lotado se eu pegar covid levo a super via na justiça sou pasciente de risco e sou obrigada a andar em trens cheios com vendedores gritando sem mascara!

  32. Um absurdo, desrespeito total com a população. Trens sempre lotados, atrasos, horários irregulares, ambulantes gritando e vendendo de tudo, insegurança. Serviço da pior qualidade e ainda querem piorar? Onde estão as autoridades competentes? E a Agestran?

  33. Cléber Machado

    Deixa ver se eu entendi.

    Em 2009 governo do Rio compra 30 novos trens para renovação da Frota.

    Em 2012 governo do Rio compra 60 novos trens para SuperVia.

    Em 2015 governo Pezão entra com 39 milhões para ajudar a SuperVia a quitar dívida com a light.

    É um excelente negócio comprar empresas do governo nas próximas privatizações.

    Já estou aguardando as próximas para comprar baratinho alguma empresa que me interessar .Caso tenha dificuldades financeiras ao longo dos anos, faço uma chantagem como essa para o mesmo governo que me vendeu se não for atendido nas minhas reivindicações.

    Pelos investimentos do governo desde 2009 já somos sócios majoritários da SuperVia sendo assim, é chegado o momento de enquadrar essa diretoria e assumir o comando da empresa alegando incompetência gerencial em favor nos usuários, que sempre pagam o pato.
    Vamos exigir da justiça os nossos direitos. Caso contrário, nós da baixada Fluminense continuaremos a ser as próximas vítimas da covid-19.

    Em 2012

  34. Não existe e nunca existiu fiscalização, trens sempre estiveram circulando cheios. Serviço muito ruim . Chega de mentiras. Atraso virou intervalo irregular, a supervia e demagoga mesmo.

  35. Para tudo!!!
    Que loucura é essa?
    Vcs estão dizendo que a SuperVia que presta um serviço porcaria de trem amargou uma perda R$247.000.000,00 na pandemia (sou da saúde e tenho amigos que pegaram trem todos os dias e, não houve essa redução em nenhum horário), alguém poderia confirmar quanto ela lucra em dias mais doces?
    Na renovação da concessão vou criar uma empresa e participar da licitação. Para comprar trens novos o dinheiro ainda saí do governo, vou receber só para manter a linha e pagar funcionário, toda e qualquer decisão terei que passar pela reguladora ou seja não defino nada. TÔ RICA. Obaaaaaa

  36. Não entendi,se estamos em pandemia e o #covid ainda está no mundo todo.
    Pq vai diminuir os números de viagens?
    Os trens sempre lotados todos os dias.
    Pra ficar gente pendurada na porta ?
    Pra ter mais acidentes?
    Pra todo mundo pegar covid ao caminho do trabalho?
    Eu pego o ramal japeri
    Vou tirar uma selfie dentro do trem lotado e processar a supervia se eu pegar covid por causa de aglomeração.
    Que eu saiba tem que ter uma certa distância entre passageiros.

  37. Espero que os órgãos competentes não permitam tal desrespeito ao cidadão. Utilizo o ramal Santa Cruz de segunda a sexta, indo em direção a Central do Brasil entre 05:00 e 06:00 da manhã, sempre em trens lotados, e regresso entre 14:00 e 15:00, também em trens lotados. Hoje a população da Zona Oeste está obrigada a enfrentar um ramal parador, com intervalos sempre próximos há 20 minutos e ainda temos que conviver com as ameaças da Empresa em piorar o que já esta ruim. Enfim, alguém precisa deixar claro a empresa que ela não está em condições favoráveis de reclamar.

  38. Isso pra mim é pura babaquice da Supervia! Há anos ela a teve a concessão dos trens metropolitanos e só foi pouco tempo para cá que ela melhorou os trens colocando ar condicionados neles. Mas as estações são péssimos principalmente as da baixada fluminense. Um exemplo disso é a estação de Queimados: não tem acesso para cadeirante a não ser utilizar as rampas de acesso para atravessar do outro lado da estação. Mas acesso dentro da estação para embarcar no trem não existe. A Supervia sempre foi mesquinha nas prestações de serviços e agora vem com esse papo de crise financeira é uma mentira e pura, pura babaquice e incompetência.

  39. Pego trem de segunda a sexta, os ramais Japeri e Santa Cruz só vivem lotados, inclusive vários trens do ramal Japeri operam com ar condicionado precário. Deveriam melhorar o serviço e voltar com o ramal Deodoro.

  40. Esse o problema de sair privatizando tudo.
    35 anos para a Supervia tomar conta do transporte e na primeira dificuldade já querem fuder o pobre entupindo os trens para não ter prejuízo..

  41. Conversa fiada,pego o Santa Cruz e só anda cheio aliás deveria voltar com o Deodoro pois é muito ruim esperar mais de 25 minutos e o trem ser parador

  42. Que mentira (!!) Pequei trem duas vezes em dias diferentes, sábado e domingo, e, embora não fosse horário de rush, estava com quase todos os todos os assentos lotados, às vezes com um ou outro passageiro em pé, no primeiro dia, e todos lotados e muitos em pé no domingo. Ou seja, penso que durante a semana o movimento ainda seja maior.

    Ocorre que a Supervia quer reparação do custo pelo tempo que ficou com menos passageiross nos piores meses da pandemia, agora querendo diminuir os intervalos, para compensar…

    Ter ganhos e perdas não é característico do risco empresarial(???)
    Onde está o lucro de antes quando a Supervia andava com vagões lotados(??)

    • Isso é um absurdo, os trens mesmo na pandemia estavam sempre Lotados, até por que tiraram as linhas de ônibus q iam para a Central do Brasil e só ficaram os trem como meio de transporte. A super via está querendo super faturar em cima dos trabalhadores. Os empresários não estão jogando pra perder só querem ganhar no almento das passagem alegando falta de cliente. O ramal gramacho e saracuruna só vive lotado, hj msm vim amassada no vagão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui