Na manhã desta terça-feira, 20/10, o Ministério Público do Rio e a Polícia Civil cumprem quatro mandados de busca e apreensão em um inquérito que apura a prática de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O ex-deputado estadual e atual suplente da deputada federal Flordelis, Pedro Augusto, do PSD, é alvo da ação.
A operação é um desdobramento da Furna da Onça, realizada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, em 2018, contra deputados estaduais acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada em órgãos do Governo do Estado.
De acordo com a denúncia, a suspeita da Força Tarefa montada pela Polícia Civil e o MP é que o esquema de rachadinha tenha sido praticado no gabinete de Pedro, enquanto ele era deputado na Alerj.
As investigações tiveram início a partir do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras em 2018, que apontou uma movimentação atípica de R$ 4,1 milhões, de ex-assessores de Pedro Augusto em um ano, entre 2016 e 2017.
[…] Em 20 de outubro, Pedro Augusto foi alvo de mandado de busca e apreensão em um inquérito que apura a prática de rachadinha na Alerj. De acordo com a denúncia, a suspeita da Força Tarefa montada pela Polícia Civil e o MP é que o esquema de rachadinha tenha sido praticado no gabinete de Pedro, enquanto ele era deputado na Alerj. […]