Suvaco do Cristo anuncia despedida do Carnaval de rua

Após o Imprensa Que Eu Gamo, tradicional bloco do Jardim Botânico também decide encerrar suas atividades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Suvaco de Cristo - Foto: Fernando Maia | Riotur

O Carnaval carioca se despede de mais um bloco tradicional. Após o anúncio do fim do Imprensa Que Eu Gamo, agora é a vez do Suvaco do Cristo, do Jardim Botânico, comunicar que 2026 será seu último ano desfilando pelas ruas da cidade.

A notícia se soma à aposentadoria de outros blocos históricos, como o Escravos da Mauá, da Zona Portuária, em 2022, e o Bloco de Segunda, do Humaitá, em 2023.

Fundado em 1985, o Suvaco do Cristo tem seu nome inspirado em uma frase de Tom Jobim, que dizia morar “no sovaco do Cristo”, em referência à vista privilegiada da estátua do Cristo Redentor a partir do bairro. Em 2024, o bloco reuniu cerca de 20 mil foliões em seu desfile.

Mudança de formato:

Uma característica em comum entre os blocos que se despediram do Carnaval nos últimos anos é o formato tradicional, com carros de som e samba-enredo próprio. Atualmente, o Carnaval de rua no Centro e na Zona Sul é dominado por fanfarras, com repertório eclético e estrutura mais enxuta.

“É um Carnaval mais livre, não burocrático, que serpenteia as ruas da cidade como faz o Cordão do Boitatá desde a sua fundação. Ou o Céu Na Terra, outro veterano que abriu portas para Orquestra Voadora, Boi Tolo e outros mais”, comentou Rita Fernandes, presidente da associação de blocos Sebastiana e uma das fundadoras do Imprensa Que Eu Gamo.

Novos tempos:

Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

A mudança no perfil dos foliões, o aumento dos custos e a burocracia são apontados como fatores que contribuem para o fim dos blocos tradicionais. “Deixou de ser brincadeira, de ser alegria, para ser chateação. E chateação cara, ainda por cima, com preços astronômicos de fornecedores nessa bolha que se formou depois que a pandemia terminou”, argumenta Rita Fernandes.

O fim dos blocos tradicionais marca o encerramento de um ciclo no Carnaval carioca. No entanto, a festa se renova com novos formatos e energias, garantindo a alegria e a tradição da folia nas ruas do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Suvaco do Cristo anuncia despedida do Carnaval de rua

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui